Rapadura Tech
  • Home
  • Notícias
  • Empreendedorismo
    quais tecnologias s o indispens veis para empreend

    Quais tecnologias são indispensáveis para empreender em 2025?

    as startups mais inovadoras do brasil min

    As 10 Startups mais inovadoras do Brasil em 2024, segundo a KPMG

    Ai dr 10000 patients hoz 002 v1

    Médico IA Trata 10.000 Pacientes em Questão de Dias

    capa empreendedorismo digital min

    Como o empreendedorismo digital contribui para o surgimento de novas startups?

    capa homenagem rapadura tech criatividade inovacao min

    Rapadura Tech será homenageado no dia mundial da Criatividade e Inovação

    Ilustração minimalista de uma mulher concentrada utilizando um notebook em um ambiente tranquilo e isolado, simbolizando a abordagem low profile no trabalho e na vida pessoal

    O que é low profile e qual sua relação com o empreendedorismo

    Mulheres na tecnologia

    Mulheres na Tecnologia: Rompendo Barreiras e Construindo o Futuro

    capa tempo de qualidade scaled e1705531331426

    Como ter tempo de qualidade mesmo empreendendo?

    Uma televisão com a frase "SHARK TANK BRASIL" e sombras de tubarões em volta da TV.

    7 episódios de Shark Tank Brasil que todo empreendedor precisa ver

  • Tecnologia
    capa recursos humanos

    Tecnologia e recursos humanos: experiência do funcionário na era digital

    um ambiente futurista e surreal onde um fone de ou min

    Como funciona o cancelamento de ruído ativo em fones de ouvido​?

    capa tecnologia arte

    Como a tecnologia na arte está revolucionando o mundo?

    capa jota 1

    Empresário cearense revoluciona gestão de PMEs com IA e WhatsApp

    generate an ethereal cyberpunk scene depicting a v min

    O que é M2M e como usar essa tecnologia?

    a hyper realistic 3d printed heart emerging from a min

    Impressão 3D de órgãos humanos: avanços e desafios para o futuro da medicina

    capa nanotecnologia min

    Nanotecnologia: aplicações e impactos em diversos setores

    capa earbuds samsung 1

    Conheça as tecnologias dos modelos de earbuds da Samsung

    DALL·E 2024 12 17 19.05.20 An educational and visually engaging image illustrating Pesquisa de imagens Image Search showcasing its process and advantages. The image include

    Pesquisa de imagens: entenda o que é, como funciona e suas principais vantagens

  • Startup
    cofundadores fire banking 1 e1740490415854

    Do Ceará para o Brasil: Como a API PIX da Fire Banking revolucionou pagamentos digitais em apenas 2 anos

    socios healthtech soffia 1

    Healthtech Soffia disputa Prêmio Otimista de Inovação 2024 em duas categorias

    image

    Startup cristã cearense revoluciona mercado de recomendações

    capa startup falhar

    10 erros comuns que podem levar uma startup ao fracasso

    capa 704apps

    704 Apps é destaque no Google Cloud Summit em São Paulo como palestrante convidada

    as startups mais inovadoras do brasil min

    As 10 Startups mais inovadoras do Brasil em 2024, segundo a KPMG

    704 Apps SP

    Diretoria da 704 Apps se reúne com executivos da Google Brasil e Amazon durante agenda em São Paulo

    capa icc biolabs

    ICC Biolabs abre seleção para novas startups até o dia 17 de maio

    capa crowdsourcing startup

    Como o crowdsourcing ajuda no crescimento de uma startup?

  • Podcast
  • Ofertas
No Result
View All Result
Rapadura Tech
  • Home
  • Notícias
  • Empreendedorismo
    quais tecnologias s o indispens veis para empreend

    Quais tecnologias são indispensáveis para empreender em 2025?

    as startups mais inovadoras do brasil min

    As 10 Startups mais inovadoras do Brasil em 2024, segundo a KPMG

    Ai dr 10000 patients hoz 002 v1

    Médico IA Trata 10.000 Pacientes em Questão de Dias

    capa empreendedorismo digital min

    Como o empreendedorismo digital contribui para o surgimento de novas startups?

    capa homenagem rapadura tech criatividade inovacao min

    Rapadura Tech será homenageado no dia mundial da Criatividade e Inovação

    Ilustração minimalista de uma mulher concentrada utilizando um notebook em um ambiente tranquilo e isolado, simbolizando a abordagem low profile no trabalho e na vida pessoal

    O que é low profile e qual sua relação com o empreendedorismo

    Mulheres na tecnologia

    Mulheres na Tecnologia: Rompendo Barreiras e Construindo o Futuro

    capa tempo de qualidade scaled e1705531331426

    Como ter tempo de qualidade mesmo empreendendo?

    Uma televisão com a frase "SHARK TANK BRASIL" e sombras de tubarões em volta da TV.

    7 episódios de Shark Tank Brasil que todo empreendedor precisa ver

  • Tecnologia
    capa recursos humanos

    Tecnologia e recursos humanos: experiência do funcionário na era digital

    um ambiente futurista e surreal onde um fone de ou min

    Como funciona o cancelamento de ruído ativo em fones de ouvido​?

    capa tecnologia arte

    Como a tecnologia na arte está revolucionando o mundo?

    capa jota 1

    Empresário cearense revoluciona gestão de PMEs com IA e WhatsApp

    generate an ethereal cyberpunk scene depicting a v min

    O que é M2M e como usar essa tecnologia?

    a hyper realistic 3d printed heart emerging from a min

    Impressão 3D de órgãos humanos: avanços e desafios para o futuro da medicina

    capa nanotecnologia min

    Nanotecnologia: aplicações e impactos em diversos setores

    capa earbuds samsung 1

    Conheça as tecnologias dos modelos de earbuds da Samsung

    DALL·E 2024 12 17 19.05.20 An educational and visually engaging image illustrating Pesquisa de imagens Image Search showcasing its process and advantages. The image include

    Pesquisa de imagens: entenda o que é, como funciona e suas principais vantagens

  • Startup
    cofundadores fire banking 1 e1740490415854

    Do Ceará para o Brasil: Como a API PIX da Fire Banking revolucionou pagamentos digitais em apenas 2 anos

    socios healthtech soffia 1

    Healthtech Soffia disputa Prêmio Otimista de Inovação 2024 em duas categorias

    image

    Startup cristã cearense revoluciona mercado de recomendações

    capa startup falhar

    10 erros comuns que podem levar uma startup ao fracasso

    capa 704apps

    704 Apps é destaque no Google Cloud Summit em São Paulo como palestrante convidada

    as startups mais inovadoras do brasil min

    As 10 Startups mais inovadoras do Brasil em 2024, segundo a KPMG

    704 Apps SP

    Diretoria da 704 Apps se reúne com executivos da Google Brasil e Amazon durante agenda em São Paulo

    capa icc biolabs

    ICC Biolabs abre seleção para novas startups até o dia 17 de maio

    capa crowdsourcing startup

    Como o crowdsourcing ajuda no crescimento de uma startup?

  • Podcast
  • Ofertas
No Result
View All Result
Rapadura Tech
No Result
View All Result

Copywriting: como sua startup pode se beneficiar dessa técnica?

Diego Dias by Diego Dias
7 de outubro de 2022
in Marketing
Reading Time: 7 mins read
copywriting

(Imagem: Thiago Pontes)

Faça parte da nossa Comunidade

WhatsApp
Telegram

Copywriting é uma estratégia de marketing digital para usar na sua empresa que visa trazer mais conversões e tráfego para os seus serviços ou produtos. Aliás, ter um copywriter na equipe pode ser a peça-chave que faltava para que as suas vendas cresçam.

O que é Copywriting?

É criar uma comunicação que faça as pessoas agirem, sendo assim, é a arte e a ciência de criar um fala que produz ação. Essa primeira porque envolve a escrita, uma criação de texto que inspire pessoas. Já a segunda, pois usa materiais que já funcionaram antes.

O anunciante pega as palavras, frases, estruturas e argumentos que funcionam melhor e coloca tudo em uma ordem que faça o público comprar. Aliás, essa técnica possui cinco passos principais, que são usados, já que no passado a usaram e deu certo:

Continua depois da publicidade

🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!

Garantir vaga agora

  • Atenção;
  • Conexão;
  • Problema;
  • Solução;
  • Oferta.

Por ser uma forma de se comunicar com os consumidores e fazer com que eles ajam, o copywriter deve escrever de uma forma específica. Dessa forma, usa-se gatilhos em textos persuasivos para que o interesse do leitor seja despertado.

pessoa sentada usando o laptop no colo
Legenda: Apesar de muitos acharem, o copywriting não é manipulação. Imagem de pvproductions no Freepik.

Como o Copywriting funciona na prática?

Quando se trata do marketing, a escrita tem como papel principal convencer o público-alvo de algo, que pode ser um serviço, ideia ou compra. Nesse sentido, na prática ele funciona com a escrita de um texto persuasivo, que pode estar em:

  • Sites;
  • Posts;
  • eBooks;
  • Slogans;
  • Emails.

A empresa Uber é um exemplo prático de uma marca que tem um bom copywriting. Afinal, antes quando existiam apenas os táxis, era algo sem conexão com o cliente. Mas, essa corporação não quis criar apenas um aplicativo de transportes comuns.

Continua depois da publicidade

O banco Nubank também é um grande exemplo, pois o mesmo conquista os seus usuários por meio de uma linguagem descontraída e intimista. Assim, o público-alvo dele acaba por se interessar, pois são pessoas que buscam algo simples e sem burocracias.

Uma técnica potente de persuasão

A persuasão é o ato de convencer alguém a executar uma ação ou pensar de uma certa maneira. Por exemplo, a Coca-Cola quer que o cliente sempre pense nela em momentos de alegria com família e amigos. Não é à toa que o slogan da mesma é “Abra a Felicidade”.

VEJATAMBÉM

O papel da tecnologia em marketing de conteúdo

Líderes cearenses participam da Edição Especial do Programa Marketing do Futuro no Porto Digital, em Recife (PE)

Dicas e truques de marketing de conteúdo para um crescimento explosivo dos negócios

Qual a importância do copy para uma startup?

Essa é uma estratégia que não pode faltar em uma startup que quer decolar no mercado. Afinal, é ela que traz a autoridade para a marca, pois essa técnica visa encantar os leitores. Ainda mais, a qualidade dos textos será melhor com o uso das métricas.

Vale lembrar que isso também gera leads e aumenta a sua taxa de conversão, pois passa a existir uma conexão com o público. Por isso, para aplicar em sua empresa comece aos poucos, por exemplo:

  • Encontre um tom de voz adequado;
  • Crie bons títulos;
  • Use CTA‘s estratégicas, que são frases que incentivam ações;
  • Conheça o público;
  • Use gatilhos mentais;
  • Conte boas histórias.

Saber usar as palavras é de suma importância para que uma startup possa crescer. Ainda mais, essa técnica pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, o que a torna muito versátil. Por isso, nunca deixe de ter essa estratégia sempre ativa.

Copywriting e marketing de conteúdo

Saiba que a sua startup deve investir em marketing de conteúdo, a fim de atrair, encantar e educar a persona por meio de materiais valiosos e relevantes para uma audiência.

Continua depois da publicidade

A partir disso, se constrói uma relação de longo prazo, visto que a pessoa passa a querer consumir mais informação. Com essa estratégia, aumenta-se a quantidade de leads qualificados, com grandes chances de conversão.

Com isso, a empresa se torna uma grande educadora no seu nicho. O copywriting chega para complementar a experiência do usuário. Assim, ele conduz as pessoas passo a passo até chegar no final do funil, onde acontece a compra.

Estratégias essenciais para o sucesso de uma empresa

Para criar uma estratégia eficiente tenha em mente os três mandamentos básicos. O primeiro é que deve-se inspirar o leitor. Em seguida, crie uma conexão entre a marca e ele. Por fim, o motive a tomar uma decisão ou fazer uma ação em relação ao produto.

O Copywriting é manipulação?

No ato de manipular, a vontade do indivíduo é ignorada, já no convencimento a pessoa tem a liberdade respeitada e pode escolher diante dos argumentos feitos. Nesse sentido, o copywriting não é manipulação.

Principais gatilhos mentais usados no Copywriting

Gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe e que influenciam de forma inconsciente na tomada de decisão. Aliás, isso não é uma invenção do marketing, afinal, em todo tempo os seres humanos estão fazendo escolhas despercebidas.

O neuromarketing estuda esse conceito ao fazer pesquisas de qual é o comportamento do consumidor. Isso é de extrema importância para que as lojas criem abordagem de vendas. Dessa forma, eles passam a conhecer:

Continua depois da publicidade
  • Preferências;
  • Dúvidas;
  • Gostos;
  • Padrões.

São vários os meios que existem para que a mente do usuário se sinta especial, pressionado ou sedento por tomar tal atitude. Por isso, conheça a seguir os sete principais gatilhos que são usados no copywriting.

1- Conexão

Usar o elemento da conexão pode fisgar os leitores que se sentem distantes dos produtores. Assim, ele muda a percepção que tem de que está apenas vendendo um serviço ou produto e entende que você é um aliado.

O amor também é um exemplo disso, a relação está presente no dia a dia das pessoas. Afinal, a quem adora esportes, animais, cidades ou filmes. Dessa forma, elas também podem amar e se conectar com uma marca.

Criação de relação poderosa com seu público

Para que seja bem-sucedido nisso, a marca precisa entender quem é a sua persona, bem como, quais são as dores e desejos que ela têm. Então, ela pode aplicar em uma frase, por exemplo, “Saiba como uma pessoa comum pode ser um empresário de sucesso”.

Apesar de ser algo simples, uma pessoa pode se identificar com essa chance que a expressão aborda. Por isso, invista em criar uma relação e saiba tudo sobre o seu público.

2- Copywriting e o gatilho da urgência

É comum que muitos consumidores deixem para depois as suas compras, alguns até mesmo nem voltam mais, pois perdem o desejo. Por isso, esse gatilho ativa o sentido de urgência da pessoa, onde ela irá se apressar para fazer a aquisição. Alguns exemplos são:

Continua depois da publicidade
  • Black Friday;
  • Relógio de promoção;
  • Horário limite para descontos.

Basicamente é dizer para o cliente “compre agora, porque depois não será possível”. Dessa forma, ele terá em mente que aquela pode ser a sua única chance e tomar atitudes rápidas para concluir a ação.

3- Exclusividade

Quando o cliente se sente único e especial, ele acaba por querer comprar um produto ou serviço. Aliás, é semelhante quando você vai a uma loja e é tratado como um rei. Acaba que o desejo de adquirir algo fica muito maior.

Maior atração de clientes

Atrair os clientes é essencial, por isso, não coloque apenas o básico, como “Como criar uma conta no Instagram”. Assim, deixe mais atrativo, por exemplo “Veja em 5 passos como criar uma conta no Instagram e tenha muitos seguidores”.

4- Qual o papel do gatilho da especificidade?

Esse passo se resume a simplificar a vida do leitor, mostrando com antecedência quais os passos ou o prazo que ele deve ter. Um exemplo disso são os títulos de “Aprenda em 3 passos…” ou até mesmo “Emagreça fácil em 4 semanas”.

mulher negra sentada, trabalhando no seu laptop
Legenda: Ter uma boa reputação faz o gatilho mental de aprovação ajudar o copywriting. Imagem de jcomp no Freepik.

5- Como funciona o gatilho da Autoridade?

As pessoas dão mais crédito aqueles em que ela confia e vê como uma referência. Vale lembrar que isso precisa ser conquistado, afinal, não adianta chegar mostrando que sabe tudo. Aliás, o marketing de conteúdo também ajudará nisso.

Seja referência no seu nicho de mercado

Estude muito sobre o seu nicho de mercado, a ponto de ser um especialista na área e ter qualidade em sua redação. Ainda mais, você pode publicar os seus textos em um blog, por exemplo. Assim, quando as pessoas pesquisarem por algo, elas entrarão no seu site.

Continua depois da publicidade

6- Aprovação social

No caso deste, é preciso conquistar uma boa quantidade de pessoas que aprovem o seu conteúdo, serviço ou trabalho. Assim, outros serão influenciados pela opinião pública positiva e por isso, ficarão tentados a seguir o mesmo rumo deles.

Como funciona?

É preciso que a marca seja coerente naquilo que fala e faz. Além disso, ela tem que ter qualidade e trazer confiança para os consumidores. Então, eles serão fidelizados e no fim irão fazer propaganda gratuita da empresa.

7- Transformação

No gatilho da transformação, o copywriter deve mostrar ao leitor logo de cara que haverá uma mudança em sua vida após a leitura do artigo. Nesse sentido, ele pode usar de frases e títulos como:

  • “Aprenda a criar um site do zero”;
  • “6 passos para mudar a sua vida de empregado agora mesmo”;
  • “Descubra como se tornar o melhor profissional da sua empresa”.

Vale também mostrar ao cliente casos de pessoas que mudaram de vida. Assim, ele pode usar a trajetória dela até o encontro com o serviço ou produto, além do impacto ou superação que houve no rumo de sua trajetória.

Quais os benefícios do copy para as empresas?

Fazer uma estratégia de copywriting em sua empresa irá gerar mais leads qualificados e como consequência, mais conversão. Além disso, a marca será mais notada caso os textos sejam montados com base no SEO, visto que eles ficaram melhor ranqueados.

Muitas possibilidades de sucesso

Uma copy de sucesso pode trazer muitos clientes e vendas para uma empresa. Sendo assim, muitas vezes um pequeno detalhe de uma frase é o suficiente para gerar bons lucros em muitas corporações.

Continua depois da publicidade

O Copywriting pode ajudar no crescimento da sua startup

A estratégia de copywriting é essencial para que a sua startup possa crescer. Dessa forma, agora que você já sabe tudo sobre essa técnica, comece a pôr em ação em sua empresa e veja na prática os benefícios que ela causa.

Tags: Copywritingcopywriting não é manipulaçãocriação de textoestratégia de copywritinggatilhos mentaistaxa de conversãotexto persuasivo
Diego Dias

Diego Dias

Diego Dias é escritor há 22 anos e especialista em SEO há 7 anos, possui mais de 10 mil criações no mundo da redação online e é um apaixonado por produzir conteúdos que levam conhecimento ao público.

LEIA TAMBÉM

o papel da tecnologia em marketing de conte dono c
Marketing

O papel da tecnologia em marketing de conteúdo

3 de abril de 2025
Socorro Macedo Silvio Meira e Rosario Pompeia 1
Marketing

Líderes cearenses participam da Edição Especial do Programa Marketing do Futuro no Porto Digital, em Recife (PE)

1 de novembro de 2024
crescimento explosivo
Marketing

Dicas e truques de marketing de conteúdo para um crescimento explosivo dos negócios

17 de fevereiro de 2024
e possivel utilizar o google trends
Marketing

É possível usar o Google Trends a favor do seu negócio?

19 de janeiro de 2023
faturamento leads clientes dinheiro
Marketing

Dicas de como gerar leads e aumentar o faturamento da sua empresa

28 de novembro de 2022
aprenda a usar os gatilhos mentais de mandeira estrategica
Marketing

Gatilhos mentais: saiba como essa estratégia pode ajudar o seu negócio

3 de novembro de 2022
Load More

CANAIS EXCLUSIVOS

Banner Rapadura Ofertas Banner Artificial Valley Banner Rapadura Invest Banner Rapadura Flights Banner Google News
Adoçando seu dia com os melhores conteúdos em:
🚀 Tecnologia
🧑‍💻 Empreendedorismo
🤝 Negócios

Categorias

  • Tecnologia
  • Inovação
  • Empreendedorismo
  • Inteligência Artificial
  • Startup
  • Brasil
  • Investimentos

Links úteis

  • Quem somos
  • Aviso de privacidade
  • Política de Cookies
  • LGPD
  • Ofertas
  • Anuncie
  • Rapadura Valley
  • Contato
  • Quem somos
  • Aviso de privacidade
  • Política de Cookies
  • LGPD
  • Ofertas
  • Anuncie
  • Rapadura Valley
  • Contato

Newsletter

Receba no seu e-mail, semanalmente, as principais notícias de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios. 💌

© 2017 – 2025 Rapadura Tech. Todos os direitos reservados
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Empreendedorismo
  • Tecnologia
  • Startup
  • Podcast
  • Ofertas
Usamos rapaduras cookies próprios e de terceiros para melhorar a experiência de navegação em nosso site.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Rapadura, sim. Spam, não! Leia nosso aviso de privacidade para mais informações.