Copywriting é uma estratégia de marketing digital para usar na sua empresa que visa trazer mais conversões e tráfego para os seus serviços ou produtos. Aliás, ter um copywriter na equipe pode ser a peça-chave que faltava para que as suas vendas cresçam.
O que é Copywriting?
É criar uma comunicação que faça as pessoas agirem, sendo assim, é a arte e a ciência de criar um fala que produz ação. Essa primeira porque envolve a escrita, uma criação de texto que inspire pessoas. Já a segunda, pois usa materiais que já funcionaram antes.
O anunciante pega as palavras, frases, estruturas e argumentos que funcionam melhor e coloca tudo em uma ordem que faça o público comprar. Aliás, essa técnica possui cinco passos principais, que são usados, já que no passado a usaram e deu certo:
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- Atenção;
- Conexão;
- Problema;
- Solução;
- Oferta.
Por ser uma forma de se comunicar com os consumidores e fazer com que eles ajam, o copywriter deve escrever de uma forma específica. Dessa forma, usa-se gatilhos em textos persuasivos para que o interesse do leitor seja despertado.
Como o Copywriting funciona na prática?
Quando se trata do marketing, a escrita tem como papel principal convencer o público-alvo de algo, que pode ser um serviço, ideia ou compra. Nesse sentido, na prática ele funciona com a escrita de um texto persuasivo, que pode estar em:
- Sites;
- Posts;
- eBooks;
- Slogans;
- Emails.
A empresa Uber é um exemplo prático de uma marca que tem um bom copywriting. Afinal, antes quando existiam apenas os táxis, era algo sem conexão com o cliente. Mas, essa corporação não quis criar apenas um aplicativo de transportes comuns.
O banco Nubank também é um grande exemplo, pois o mesmo conquista os seus usuários por meio de uma linguagem descontraída e intimista. Assim, o público-alvo dele acaba por se interessar, pois são pessoas que buscam algo simples e sem burocracias.
Uma técnica potente de persuasão
A persuasão é o ato de convencer alguém a executar uma ação ou pensar de uma certa maneira. Por exemplo, a Coca-Cola quer que o cliente sempre pense nela em momentos de alegria com família e amigos. Não é à toa que o slogan da mesma é “Abra a Felicidade”.
Qual a importância do copy para uma startup?
Essa é uma estratégia que não pode faltar em uma startup que quer decolar no mercado. Afinal, é ela que traz a autoridade para a marca, pois essa técnica visa encantar os leitores. Ainda mais, a qualidade dos textos será melhor com o uso das métricas.
Vale lembrar que isso também gera leads e aumenta a sua taxa de conversão, pois passa a existir uma conexão com o público. Por isso, para aplicar em sua empresa comece aos poucos, por exemplo:
- Encontre um tom de voz adequado;
- Crie bons títulos;
- Use CTA‘s estratégicas, que são frases que incentivam ações;
- Conheça o público;
- Use gatilhos mentais;
- Conte boas histórias.
Saber usar as palavras é de suma importância para que uma startup possa crescer. Ainda mais, essa técnica pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, o que a torna muito versátil. Por isso, nunca deixe de ter essa estratégia sempre ativa.
Copywriting e marketing de conteúdo
Saiba que a sua startup deve investir em marketing de conteúdo, a fim de atrair, encantar e educar a persona por meio de materiais valiosos e relevantes para uma audiência.
A partir disso, se constrói uma relação de longo prazo, visto que a pessoa passa a querer consumir mais informação. Com essa estratégia, aumenta-se a quantidade de leads qualificados, com grandes chances de conversão.
Com isso, a empresa se torna uma grande educadora no seu nicho. O copywriting chega para complementar a experiência do usuário. Assim, ele conduz as pessoas passo a passo até chegar no final do funil, onde acontece a compra.
Estratégias essenciais para o sucesso de uma empresa
Para criar uma estratégia eficiente tenha em mente os três mandamentos básicos. O primeiro é que deve-se inspirar o leitor. Em seguida, crie uma conexão entre a marca e ele. Por fim, o motive a tomar uma decisão ou fazer uma ação em relação ao produto.
O Copywriting é manipulação?
No ato de manipular, a vontade do indivíduo é ignorada, já no convencimento a pessoa tem a liberdade respeitada e pode escolher diante dos argumentos feitos. Nesse sentido, o copywriting não é manipulação.
Principais gatilhos mentais usados no Copywriting
Gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe e que influenciam de forma inconsciente na tomada de decisão. Aliás, isso não é uma invenção do marketing, afinal, em todo tempo os seres humanos estão fazendo escolhas despercebidas.
O neuromarketing estuda esse conceito ao fazer pesquisas de qual é o comportamento do consumidor. Isso é de extrema importância para que as lojas criem abordagem de vendas. Dessa forma, eles passam a conhecer:
- Preferências;
- Dúvidas;
- Gostos;
- Padrões.
São vários os meios que existem para que a mente do usuário se sinta especial, pressionado ou sedento por tomar tal atitude. Por isso, conheça a seguir os sete principais gatilhos que são usados no copywriting.
1- Conexão
Usar o elemento da conexão pode fisgar os leitores que se sentem distantes dos produtores. Assim, ele muda a percepção que tem de que está apenas vendendo um serviço ou produto e entende que você é um aliado.
O amor também é um exemplo disso, a relação está presente no dia a dia das pessoas. Afinal, a quem adora esportes, animais, cidades ou filmes. Dessa forma, elas também podem amar e se conectar com uma marca.
Criação de relação poderosa com seu público
Para que seja bem-sucedido nisso, a marca precisa entender quem é a sua persona, bem como, quais são as dores e desejos que ela têm. Então, ela pode aplicar em uma frase, por exemplo, “Saiba como uma pessoa comum pode ser um empresário de sucesso”.
Apesar de ser algo simples, uma pessoa pode se identificar com essa chance que a expressão aborda. Por isso, invista em criar uma relação e saiba tudo sobre o seu público.
2- Copywriting e o gatilho da urgência
É comum que muitos consumidores deixem para depois as suas compras, alguns até mesmo nem voltam mais, pois perdem o desejo. Por isso, esse gatilho ativa o sentido de urgência da pessoa, onde ela irá se apressar para fazer a aquisição. Alguns exemplos são:
- Black Friday;
- Relógio de promoção;
- Horário limite para descontos.
Basicamente é dizer para o cliente “compre agora, porque depois não será possível”. Dessa forma, ele terá em mente que aquela pode ser a sua única chance e tomar atitudes rápidas para concluir a ação.
3- Exclusividade
Quando o cliente se sente único e especial, ele acaba por querer comprar um produto ou serviço. Aliás, é semelhante quando você vai a uma loja e é tratado como um rei. Acaba que o desejo de adquirir algo fica muito maior.
Maior atração de clientes
Atrair os clientes é essencial, por isso, não coloque apenas o básico, como “Como criar uma conta no Instagram”. Assim, deixe mais atrativo, por exemplo “Veja em 5 passos como criar uma conta no Instagram e tenha muitos seguidores”.
4- Qual o papel do gatilho da especificidade?
Esse passo se resume a simplificar a vida do leitor, mostrando com antecedência quais os passos ou o prazo que ele deve ter. Um exemplo disso são os títulos de “Aprenda em 3 passos…” ou até mesmo “Emagreça fácil em 4 semanas”.
5- Como funciona o gatilho da Autoridade?
As pessoas dão mais crédito aqueles em que ela confia e vê como uma referência. Vale lembrar que isso precisa ser conquistado, afinal, não adianta chegar mostrando que sabe tudo. Aliás, o marketing de conteúdo também ajudará nisso.
Seja referência no seu nicho de mercado
Estude muito sobre o seu nicho de mercado, a ponto de ser um especialista na área e ter qualidade em sua redação. Ainda mais, você pode publicar os seus textos em um blog, por exemplo. Assim, quando as pessoas pesquisarem por algo, elas entrarão no seu site.
6- Aprovação social
No caso deste, é preciso conquistar uma boa quantidade de pessoas que aprovem o seu conteúdo, serviço ou trabalho. Assim, outros serão influenciados pela opinião pública positiva e por isso, ficarão tentados a seguir o mesmo rumo deles.
Como funciona?
É preciso que a marca seja coerente naquilo que fala e faz. Além disso, ela tem que ter qualidade e trazer confiança para os consumidores. Então, eles serão fidelizados e no fim irão fazer propaganda gratuita da empresa.
7- Transformação
No gatilho da transformação, o copywriter deve mostrar ao leitor logo de cara que haverá uma mudança em sua vida após a leitura do artigo. Nesse sentido, ele pode usar de frases e títulos como:
- “Aprenda a criar um site do zero”;
- “6 passos para mudar a sua vida de empregado agora mesmo”;
- “Descubra como se tornar o melhor profissional da sua empresa”.
Vale também mostrar ao cliente casos de pessoas que mudaram de vida. Assim, ele pode usar a trajetória dela até o encontro com o serviço ou produto, além do impacto ou superação que houve no rumo de sua trajetória.
Quais os benefícios do copy para as empresas?
Fazer uma estratégia de copywriting em sua empresa irá gerar mais leads qualificados e como consequência, mais conversão. Além disso, a marca será mais notada caso os textos sejam montados com base no SEO, visto que eles ficaram melhor ranqueados.
Muitas possibilidades de sucesso
Uma copy de sucesso pode trazer muitos clientes e vendas para uma empresa. Sendo assim, muitas vezes um pequeno detalhe de uma frase é o suficiente para gerar bons lucros em muitas corporações.
O Copywriting pode ajudar no crescimento da sua startup
A estratégia de copywriting é essencial para que a sua startup possa crescer. Dessa forma, agora que você já sabe tudo sobre essa técnica, comece a pôr em ação em sua empresa e veja na prática os benefícios que ela causa.