Após Bitcoin e Ethereum, várias criptomoedas promissoras surgiram nos últimos anos, com expectativas de ganhos altos. Em meio a milhares de opções de ativos, pode ser difícil definir qual é o melhor para investir, por isso, vale a pena conhecer algumas em alta.
Quais são as criptomoedas promissoras para investir em 2024?
Entre as criptomoedas promissoras para investir, estão aquelas como a Solana, que investem em uma tecnologia blockchain mais rápida. Dessa forma, conseguem ganhar escalabilidade. Além dela, outras opções que merecem atenção são:
- DogeMiyagi;
- Binance Coin;
- ChainLink;
- Avalanche;
- Arbitrum;
- Cardano.
A seguir, conheça um pouco mais sobre como surgiram essas novas criptomoedas promissoras, quais são os diferenciais e o que se pode esperar desse mercado.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Solana
A Solana é uma rede de blockchain, utilizada para criação de contratos e NFTs, por exemplo, que usa o criptoativo SOL. Essa criptomoeda surgiu em 2017, sendo o criador Anatoly Yakovenko, engenheiro que já trabalhou na Qualcomm.
Com uma operação que valida as operações com um mecanismo de prova de história, ou seja, a partir de uma sequência temporal, a rede é capaz de processar várias transações em um tempo mínimo.
Por conta disso, a SOL cresceu de forma exponencial desde o lançamento. Embora tenha passado por uma crise em 2022 com a falência da FTX, uma de suas principais investidoras, ela conseguiu se reerguer.
Alguns projetos preveem o uso da Solana para validação de dados em sistemas do Google. Portanto, há boas perspectivas para que ela valorize no curto e médio prazo.
DogeMiyagi
A DogeMiyagi é uma moeda meme, que usa a blockchain da Ethereum, o que garante sua estabilidade. Ela surgiu no mercado em 2022 com uma proposta inovadora, uma vez que oferece recompensas em NFTs aos membros da comunidade.
Outro diferencial é o viés sustentável desse ativo, porque tem um projeto para redução das emissões de carbono.
Binance Coin
Entre as criptomoedas promissoras 2024, a Binance Coin surgiu em 2017 como um token na rede Ethereum, mas migrou para a sua própria blockchain, a Binace Chain. Essa moeda tem como principal vantagem servir, de fato, para pagar por produtos e serviços, como:
- viagens;
- hotéis;
- trade de ações.
Outro ponto que vale destacar é que a BNC está em um processo de queima, ou seja, elimina um quinto dos ativos em circulação de forma periódica. De acordo com a Binance, a meta é reduzir o montante para 100.000.000 BNB.
Essa prática pretende dar mais previsibilidade aos usuários, e usa um cálculo próprio que define o volume a ser queimado com base no valor de mercado e blocos gerados no período.
ChainLink
A ChainLink foi criada por Sergey Nazarov e Steve Ellis, fundadores da Smart Contracts, uma plataforma de contratos inteligentes. Nesse sentido, eles sentiam a ausência de uma tecnologia blockchain confiável para o registro desses documentos.
Como ela funciona de forma descentralizada, é capaz de validar dados vindos de outras redes blockchain. Ou seja, pode interagir com contratos de outros sistemas, como a Ethereum, por exemplo.
Esse ativo teve uma alta de cerca de 5000% em 2021, e desde então se manteve volátil, sujeita a variações de mercado.
Avalanche
A AVAX, criptomoeda lançada em 2020, se destaca como uma opção promissora, porque oferece transações mais rápidas do que a blockchain da Ethereum.
Isso, aliás, atraiu a atenção de bancos como JP Morgan e Citibank, que vão tokenizar seus ativos com uso dessa tecnologia. Como resultado, ela deve atrair ainda mais usuários, o que deve aumentar o valor do ativo e ainda contribuir para melhorias no sistema.
Arbitrum
Entre as criptomoedas promissoras para 2024, a Arbitrum (ARB) também usa o blockchain da Ethereum. Em resumo, a tecnologia se aplica à verificação de contratos inteligentes, com um sistema de validação que tende a ser mais rápido.
Uma das inovações da Arbitrum é o fato de ser uma organização descentralizada, ou seja, não está sujeita a um controlador. Dessa forma, os detentores do ativo ARB também têm poder de decisão sobre o negócio.
Cardano
Sob a sigla ADA, a cripto do blockchain Cardano foi criada por Charles Hoskinson, co-fundador da Ethereum. Aliás, um dos objetivos dela é corrigir alguns problemas comuns do outro ativo e assim conseguir:
- ampliar o uso por pessoas físicas;
- ser utilizada em serviços financeiros variados.
Um dos diferenciais que a colocou em posição de destaque no mercado é a pesquisa constante em busca de melhorias. Além disso, o sistema possui duas camadas, uma dedicada às transações com a moeda e outro para a validação de contratos.
A Cardano também possui um viés social e investe parte do capital em projetos para desenvolver regiões carentes, como comunidades na Etiópia e Tanzânia.
Ethereum e Bitcoin continuam como criptomoedas promissoras?
A Ethereum e o Bitcoin se mantém como criptomoedas promissoras para investir em 2024. Afinal, são opções já conhecidas no mercado, bem como, elas devem passar por atualizações que têm potencial para aumentar o preço.
No caso do Bitcoin, há a previsão de mais um halving para 2024, ou seja, um processo que visa controlar a emissão de novos blocos do ativo. Em resumo, ele reduz as recompensas pela mineração, chegando a um valor próximo a zero.
Com base no histórico da criptomoeda, o preço desse ativo após o halving tende a subir, uma vez que a oferta fica limitada.
Projeções para a Ethereum
A Ethereum tem boas perspectivas de alta, uma vez que o halving do Bitcoin também pode impulsionar esse ativo. Isso ocorre porque uma alta nos preços de um criptoativo pode aumentar o interesse do mercado em outras opções.
Fora isso, o aumento no número de usuários na rede da blockchain também pode ajudar a valorizar a ETH. E, como se sabe, cada vez mais empresas usam o recurso para validação de documentos digitais, bem como, a emissão de tokens.
Novas soluções na rede também são esperados, conforme divulgou o criador da Ethereum, Vitalik Buterin. Assim, o blockchain deve se tornar mais ágil, para operar um número maior de transações, o que pode reduzir as taxas que ainda são altas.
Quais são os cuidados ao investir em criptomoedas promissoras?
Ao investir em criptomoedas promissoras, é preciso estar ciente de que esse é um mercado muito volátil. Dessa forma, ainda que haja expectativas de que um ativo tenha alta, vários aspectos podem impactar e levar a uma queda repentina.
Nesse contexto, vale lembrar que as criptomoedas, assim como as ações, não são as melhores opções para quem busca um rendimento seguro. Ao contrário, podem ser uma forma de diversificar a carteira de investimentos.
Uma boa maneira de evitar grandes prejuízos, é destinar uma parte menor dos investimentos pessoais a esse mercado, bem como, ter mais de uma criptomoeda na carteira.
Como evitar prejuízos no mercado de cripto?
Antes de tomar a decisão sobre a compra de um ativo, o ideal é pesquisar sobre o histórico, além de buscar indicações de especialistas do mercado.
Ainda, é preciso ter cuidado ao efetuar compra por intermédio de exchanges, as quais são pessoas jurídicas que realizam as operações. Assim, observe se a empresa tem uma boa reputação no mercado antes de aplicar valores.
Outra dica é não tomar decisões por impulso, ou o popular FOMO (Fear of Missing Out), ou seja, o medo de perder a oportunidade. Afinal, é comum ter acesso a promessas de ganhos altos em um ativo, com um apelo forte, mas analisar com cautela pode evitar perdas.