in , , ,

Do Vale do Cariri ao Vale do Silício

A força do empreendedorismo social

Chapada do Araripe - Foto Samuel Macedo

O Cariri cearense traz nas suas raízes um povo desbravador e que tem o empreendedorismo como força de impacto na sociedade. Na célebre frase do Padre Cícero “em cada sala um oratório, em cada quintal uma oficina”, mostra o mesclar religioso e econômico.

E desbravar novas oportunidades já é intrínseco a essa população. Assim, com toda essa herança é o que a jovem Fernanda Barbosa de 25 anos irá fazer no berço global da inovação, ao tocar os pés em San Jose, Califórnia, no famoso Vale do Silício.

Fernanda Barbosa – Conselheira Enactus. Foto: Arquivo Pessoal

Fundadora e primeira presidente da Enactus Leão Sampaio, a administradora busca levar o empreendedorismo para comunidades locais. E assim tem como intuito impactá-las em âmbito social, ambiental e econômico. Este é o objetivo principal da organização internacional sem fins lucrativos que está presente em 37 países.

Fernanda continua como conselheira e desenvolve atividades de mentoria para os universitários que entram nos projetos ligados a agricultura sustentável e o empoderamento feminino. Tais ações são responsáveis pelo aumento da renda da população em áreas desassistidas, promovendo qualidade de vida.

O Empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento

Com apoio de multinacionais como KPMG, Ford e Unilever essas iniciativas são reconhecidas todo ano em um encontro nacional onde os projetos são apresentados. E foi justamente neste encontro, com as atividades de avaliadora destas ações de impacto, que a caririense ganhou a oportunidade de ir ao Vale.

Entre os dias 16 e 18 de setembro (já?) ela participará do Enactus World Cup. A participação no evento fará com que ela veja de perto o time que representará o Brasil. Além disso, modelos de negócio de empresas globais, troca de experiências e fortalecimento de networking também farão parte de toda esta vivência.

Essa viagem vai agregar muito, conhecerei projetos e espero trazer novidades para poder colocar em prática na região. Afirma Fernanda.

A Enactus além de está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento da ONU, fomenta os times a buscarem metodologias inovadoras para a sociedade. Momento em que o Cariri instiga e fortalece o seu ecossistema de práticas positivas. Fernanda está ansiosa (e quem não estaria?!?!) e convicta de que terá um papel ainda mais forte no desenvolvimento regional.

Foto da matéria: Samuel Macedo

Douglas Feitosa

Escrito por Douglas Feitosa

Caririense inquieto e entusiasta do empreendedorismo e da inovação, buscando sempre fortalecer as redes de interação entre pessoas e lugares. Atua no setor público, privado e acadêmico, atualmente desenvolve estudo de Doutorado em Economia (UFF) e por meios da liderança em entidades de fomento está entre os 10 maiores mentores de negócios do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…