O teste da escova de dentes é um método de Larry Page, CEO do Google, para definir se vale a pena ou não adquirir um novo negócio. Afinal, de acordo com o presidente do maior buscador do mundo, as empresas precisam ser tão úteis quanto objetos de higiene pessoal.
O que é o teste da escova de dentes?
O teste da escova de dentes nada mais é que uma forma de analisar a compra de uma empresa e saber se ela vale a pena. Conforme Larry Page, é uma simples pergunta que deve ser respondida antes da finalização do negócio.
“Isso é algo que eu vou usar uma ou duas vezes ao dia e que vai fazer a minha vida melhor?”. Assim, por meio dessa análise é possível constatar se empreendimentos que ainda estão em estágio inicial são viáveis.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Também há uma consideração quanto às métricas tradicionais. Bem como, venda, fluxo de caixa e lucro. No entanto, o principal objetivo desse teste é observar a dependência do consumidor sobre aquele produto ou serviço, ou seja, a experiência do usuário.
A pessoa por trás do teste da escova do Google
O CEO do Google, Larry Page, foi o responsável pela criação do chamado teste da escova. Então, ele só adquire uma empresa após aplicar esse método desenvolvido por ele.
Além do mais, ele não usa os bancos como principal meio de consulta se um negócio vale a pena ou não. Aliás, para entrar no radar do presidente do Google, acima de tudo, a empresa precisa mostrar que terá utilidade a longo prazo.
Qual a principal função do teste da escova de dentes para o Google?
Uma das principais funções do teste da escova de dentes é analisar uma empresa antes de adquirir e assim, fazer parte do acervo do Google.
Graças a pergunta que já foi citada, compra-se os produtos que prendem mais a atenção do cliente. Ou seja, aqueles em que usa uma ou mais vezes ao dia.
Não é necessário que a empresa possua as métricas perfeitas. No entanto, é essencial que haja um grande potencial de crescimento a longo prazo para entrar no radar de Page.
Quais os impactos que o teste da escova de dentes gerou para o Google?
O teste da escova de dentes trouxe excelentes resultados para o Google. Desse modo, cabe citar algumas empresas que ele adquiriu usando este método e que deram certo:
- YouTube;
- Nest;
- Android;
- Waze.
A Nest, por exemplo, em que a sua compra foi por cerca de 3,2 bilhões de dólares, resultou na inserção dessa empresa em um mercado de dispositivos conectados à web, possível apenas através do Google.
Só que outras negociações não tiveram tanto sucesso. Um exemplo, aliás, é a empresa de aplicativos Slides, que fechou um pouco após sua compra. No entanto, é um fato que pode acontecer mesmo que o método seja eficiente.
Aquisições do Google ao longo dos anos
O maior buscador do mundo fez diversos investimentos aos longos dos anos e grande parte aplicando o teste da escova de dentes, nesse sentido, cabe citar outras aquisições do Google, como:
- DoubleClick;
- Nest Labs, Youtube e Waze;
- Motorola Mobility;
- HTC – Pixel Smartphone Division;
- AdMob;
- ITA Software;
- DeepMind;
- Postini;
- Apigee.
Há ainda várias outras empresas adquiridas pelo Google, a grande maioria, senão todas, através do método criado por Page. Assim como, todas elas tiveram resultados importantes e satisfatórios. Isso se deu por ferramentas de gestão aplicadas por bons profissionais.
Sua maior aquisição até o momento foi a Motorola Mobility, que custou aos caixas cerca de 12,5 bilhões de dólares. Assim, ela aconteceu em prol do Android, como um reforço para o sistema operacional.
O teste da escova de dentes pode ser aplicado por todas as empresas?
O teste da escova de dentes pode sim ser aplicada por todas as empresas. Inclusive, é muito interessante usar esse método antes de concluir uma compra e não mais precisar dos bancos.
De forma geral, estes trabalham como vendedor e comprador, além de intermediar as transações. Entretanto, a partir da criação do teste da escova de dentes, eles deixaram de ser tão usuais.
É preciso verificar e estudar o negócio em questão antes, pois podem haver falhas e alguns deles não darem certo. No entanto, a intenção é que os bons cubram a minoria que não for para frente.