O iFood é um dos principais serviços de entrega do Brasil, ao passo que iniciou com delivery de refeições até expandir o seu negócio. Veja mais sobre essa startup para conhecê-la bem, entender a sua história e como ela se tornou uma das maiores do país.
O que é o iFood?
iFood é uma empresa que atua com o serviço de entrega de refeições. Em síntese, a startup se destaca por ser um intermediário entre o cliente e o restaurante que visa vender mais e melhor.
Quando o consumidor deseja algo para comer, é muito comum sair para locais físicos e comprar, no entanto, há quem prefira ficar em casa. Nesse sentido, os fundadores da plataforma inovaram ao criar uma forma de facilitar o processo.
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Isso significa que, ao invés de ir até os lugares e depois retornar à sua residência, você pode pedir sua refeição por aplicativo. Em suma, tal revolução fez com que a empresa se tornasse uma referência no ramo no Brasil e uma das maiores da América Latina.
A startup beneficia a todos, desde os restaurantes, entregadores e clientes. Visto que, o processo de solicitar um almoço, lanche da tarde ou outra refeição ficou bem mais simples e prático.
Como funciona a plataforma?
O iFood funciona de três formas, em síntese, a primeira delas é para o restaurante que deseja fazer uma parceria com a startup. Dessa forma, inclui o cardápio, preços e taxas extras, além disso, há a opção de usar seus entregadores ou terceirizados da plataforma.
Para os usuários, basta baixar o aplicativo e fazer um cadastro simples. Ao passo que, nele terá toda a rede de restaurantes próximos, bem como campos de pesquisa para buscar por uma refeição específica.
Quem busca atuar de forma autônoma com o transporte das refeições também pode se beneficiar. Em síntese, o entregador deve instalar o app da empresa no seu celular, preencher os seus dados, definir o veículo que irá usar e aguardar o retorno da marca.
Qual é a história do iFood?
O iFood foi fundado em 15 de maio do ano de 2011 pelos sócios Eduardo Baer, Patrick Sigrist, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante. A princípio, a sua ascensão no mercado de entregas de refeições tem uma das mais belas histórias de sucesso do Brasil.
No início, a startup atendia apenas algumas cidades do país e era como um guia de pedidos feitos por uma central de telefone. Mas, em 2012, conseguiu expandir para outros estados com uma base maior de clientes.
Este mesmo ano se destacou por outra inovação, de modo que a empresa criou seu site, bem como, o app para celulares Android e iOS. Dessa forma, se destacou ainda mais no mercado e obteve uma base maior de clientes, o que permitiu a sua expansão nacional.
O crescimento da marca
Em 2014, a startup recebeu investimentos do grupo Movile, que investe em tecnologia, cujo fundador é Fabrício Bloisi, CEO da empresa. Contudo, isso deu ainda mais poder para o empreendimento buscar a sua expansão.
No ano de 2015, a marca já estava presente em vários países da América Latina. Por exemplo, México, Colômbia, Chile e Argentina com a compra da Hellofood, como parte de uma estratégia de crescimento global.
Em 2018, ela se tornou um dos unicórnios brasileiros, empresas cuja avaliação de mercado chega a 1 bilhão de dólares. Além disso, em 2022, já era a startup de maior valor do país e a segunda do continente, atrás apenas da Kavak, do México.
Como o iFood se consolidou no mercado?
O iFood se firmou no mercado graças às suas estratégias de expansão. Ao passo que, os investimentos que ela recebeu tornaram as ideias, qualidade de serviço e demais aspectos possíveis, assim, vale o destaque para:
- fusão e compra de outras empresas, como a SpoonRocket e HelloFood;
- expandiu a sua atuação em todo o Brasil;
- investiu de forma estratégica;
- fez parcerias com empresas de alimentos e restaurantes;
- criou opções diversas de pagamento para os clientes.
A empresa também se adaptou a toda e qualquer mudança de mercado. Desse modo, buscou entender qual é a maneira ideal de auxiliar o cliente e atender as suas demandas.
Investiu em tecnologia
Hoje, a tecnologia tem um papel crucial para uma empresa. Para essa foodtech não seria diferente, visto que, para ser destaque no mercado, é vital buscar sempre inovar para ter bons serviços.
Isso inclui o uso de algoritmos que auxiliam os entregadores em rotas que os façam economizar tempo, bem como combustível. Além disso, a startup também sempre visa aprimorar o seu app, tanto para quem quer fazer um pedido quanto para os parceiros.
Uma marca forte e promoções
O marketing foi outro ponto onde a marca investiu para construir um nome forte no mercado, no qual as pessoas podem confiar. Dessa forma, com o passar dos anos, a startup cresceu ao atingir uma base de clientes crescente com suas estratégias, como:
- cupons de desconto;
- promoções;
- códigos promocionais;
- descontos em datas especiais.
As campanhas nas redes sociais de maior destaque, bem como na TV, fez com que o nome da marca se tornasse mais evidente. Aliás, todo novo cliente que baixava o app, poderia ter um desconto no seu primeiro pedido, o que atraiu um grande público.
Como o iFood se adaptou na pandemia?
O iFood se destacou ainda mais na pandemia com a entrega de comida, visto que a maioria das pessoas tinha que ficar em casa. Em suma, o serviço de delivery teve uma das maiores altas da história.
Isso, no entanto, foi um desafio para todos, pois o cuidado era crucial para evitar o contágio de Covid-19. O serviço de entrega foi um dos essenciais nesse período, por isso, a empresa teve que adaptar as forma de trabalho para os entregadores, como:
- uso obrigatório de máscaras;
- entrega sem contato;
- novas formas de retirar o pedido;
- promoções especiais.
A ideia era fazer com que todos tivessem segurança ao receber a sua refeição, além de proteger o entregador, cliente e restaurante da Covid-19. Ou seja, a startup tomou todas as medidas para que o serviço de entrega de comida por app fosse um sucesso na pandemia.
Qual é o diferencial do iFood para os seus concorrentes?
O iFood se destaca dos demais por ter uma cobertura ampla de atendimento. Em síntese, isso permite que o entregador atue em uma área maior e o cliente tenha mais opções de restaurantes parceiros para fazer os seus pedidos.
A startup é simplesmente o maior aplicativo de serviço de delivery do continente, o que significa dizer que está presente em várias cidades do Brasil. Nesse sentido, em qualquer lugar do país em que esteja, é possível pedir uma refeição por entrega.
Por falar nisso, há uma gama de estabelecimentos que contam com a marca para ganhar espaço no mercado de refeições por entrega. A princípio, as alternativas para os usuários vão desde redes locais quanto para aqueles mais populares, para quem tem preferência.
Sem contar também que o iFood investe cada vez mais em tecnologia no seu app. Ao passo que, isso ajuda tanto os parceiros, como entregadores, tal qual restaurantes e clientes a terem uma boa experiência de uso.
Opções empresariais com o iFood
Com o delivery dessa startup, os restaurantes que buscam uma oportunidade de negócio podem ter uma chance de aumentar o seu público. Uma vez que ele irá aparecer como opção para uma gama de clientes, além disso, os estabelecimentos terão um app:
- de fácil uso;
- com suporte;
- agilidade na hora do pagamento.
Tudo isso para que você possa dar não só uma refeição de qualidade para o consumidor, mas tornar o serviço prático de se usar. Por isso, a startup é uma das maiores do Brasil e da América Latina.
Quais são os planos de inovação e futuro do iFood?
O iFood visa investir cada vez mais em tecnologia para otimizar os seus serviços. Ainda mais agora que o uso de IA está cada vez mais comum, então, a empresa inclui essa ideia em seu plano de inovação.
A startup incluiu a inteligência artificial no seu app para o usuário inovar no momento de fazer compras no supermercado ou para pedir comida. Do mesmo modo, vale citar outros planos da empresa, como, por exemplo:
- expandir o nome da marca para o mundo todo;
- ter cada vez mais parcerias;
- aprimorar o seu serviço de logística.
Como você pode ver, a empresa tem muita ambição, o que a torna uma potência no serviço de entrega. Por fim, atualmente, a startup vai além do delivery de refeições e conta com a opção de entrega também para o transporte de produtos.