Descubra a importância do ecossistema de inovação israelense como referência mundial a ponto desta nação ser chamada de país das startups. Assim, saiba o que a levou a atingir o nível de ser uma das melhores em todo o mundo e capaz de moldar o futuro das fintechs
Conheça o ecossistema de inovação israelense
Embora seja um país pequeno, com um tamanho parecido com o estado de Sergipe, Israel é uma potência mundial no ramo de tecnologia. Isso porque, é um lugar onde inovar é uma cultura do seu povo.
Um potencial imenso
Saiba que uma fração das empresas em todo o mundo chegam a faturar bilhões ou mais por ano no país. Então, essa nação se tornou um exemplo no que diz respeito à ações privadas de avanços em várias áreas.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Parte do ecossistema inovador de Israel se dá por conta de suas mais de quatro mil startups. Da mesma forma, estas são referência em muitos campos, como você pode ver abaixo:
- Inteligência artificial;
- Saúde;
- Cyber.
O país ainda é referência em estudos na geração de energia limpa. Além disso, a agricultura, bem como, a área de Segurança e Proteção crescem e tornam o território alvo de grandes empresas a cada dia que passa.
Israel, um lugar com muitas oportunidades de negócio
As empresas em Israel não têm medo de correr riscos diante do mercado. Do mesmo modo, grande parte delas estudam novas soluções por conta própria e o país possui algumas peculiaridades como:
- É um grande exportador;
- Abre uma startup a cada seis horas;
- Investe bilhões em parceiros.
Mesmo que haja muito incentivo, a inovação israelense não cresce apenas em seu solo. Em suma, apenas no Brasil, já foram investidos bilhões por parte de empresas da nação parceira.
Principais fatos sobre o ecossistema de inovação israelense
O ecossistema de inovação israelense se dá muito por conta da boa ação do Estado. Desse modo, veja alguns fatos sobre o país para entender um pouco melhor sobre o ambiente:
- Alto número de pessoas formadas;
- Colaboração faz parte da cultura deles.
Em Israel, há centenas de empresas de atuação mundial. Logo, há grande incentivo por parte do governo e todas as academias possuem núcleos, além de centros de inovação, pois isso é uma cultura de todos.
1- A inovação israelense e a criação de startups
A inovação israelense ajuda o país a ter o maior número de startups por m² em todo o mundo. No entanto, estas já surgem com grande foco no mercado fora do país, por falta de um setor mais aquecido.
O povo de Israel recebe estímulos desde cedo para tentar inovar de qualquer forma. Então, isso é fomentado por alguns pontos como:
- O país pensa grande, em expansão global;
- Mercado nacional pequeno;
- Integração de startups a grandes empresas.
A tecnologia é destaque em vários campos e eles são muito avançados até na área de Nanowire. Dessa forma, eles buscam se expandir junto de outras nações dispostas a grandes avanços.
2- Israel é autossuficiente?
O país conseguiu atingir um nível de desenvolvimento que o torna autossuficiente devido ao grande empenho do Estado. Com isso, no meio do deserto foi criado um núcleo que estuda formas de tornar a água salgada em potável.
Capacidade de enfrentar desafios
Este estudo ajuda o país a exportar tal tecnologia e o torna uma grande potência no ramo. Mas, Israel ainda criou formas incríveis de gerar zonas de plantio até mesmo em locais do deserto. No mais, ele consegue enfrentar desafios com poucos recursos.
3- O exército contribui para o processo de inovação israelense?
No país, todos são obrigados a se alistar, seja homem ou mulher. Mas, durante o período que você está a serviço do exército, lhe é passado um ensino inclusivo e eles fomentam o trabalho em equipe.
Incentivo na área tecnológica
O ecossistema inovador recebe grande incentivo por parte do exército e do Estado. Assim, há um bom número de ex-militares que abriram empresas para investir em avanços tecnológicos.
Há também um programa desde os anos 90 que cobre 85% dos custos das empresas nos dois primeiros anos. Em suma, existe muito incentivo por parte das forças armadas em segurança nacional.
https://www.youtube.com/watch?v=0ulD5PfdcKo
4- A capacidade de assumir riscos faz parte do sistema de inovação israelense?
Os estudos não são pausados no país mesmo que estes não rendam frutos no início. Então, a postura social diante de uma falha é aprender com isso e tentar corrigir este problema.
Uma característica cultural
A cultura local é de não se abalar com erros Por isso, eles têm uma grande capacidade de enfrentar desafios. Desse modo, na tentativa e erro é que aqueles alcançam o sucesso.
5- A inovação israelense e a capacidade de visão das pessoas
Muitos trabalhadores do país atuam no ramo tecnológico. Então, as empresas em Israel avançam a passos largos e há alguns fatos curiosos que ajudam a explicar isso:
- Cerca de 5% do PIB vão para incentivos;
- Inovação israelense é imitada em todo o mundo.
Devido à troca de experiências entre si e com outros povos, ajuda a nação a ampliar suas capacidades. Por outro lado, há ainda incentivos fiscais para quem deseja abrir uma startup para estudar novas tecnologias.
6- Inovação é uma prioridade para Israel?
Boa parte do PIB vai para pesquisas e avanços em Israel. Desse modo, é clara a prioridade do país em desenvolver novas formas de se tornar o mais autossuficiente possível.
No país, a capital Tel Aviv é destaque por conta da inovação e por ser a cidade mais cara do mundo. Dessa forma, há uma startup na cidade a cada 150 residentes em média, maior proporção já vista no planeta.
Um país que pensa no presente e no futuro
A nação também é destaque ao importar e exportar novas tecnologias. Então, o país pensa no presente e futuro, já que investe até mesmo em formas de enfrentar dificuldades de maneira autônoma.
O que o Brasil pode aprender com o ecossistema de inovação israelense?
Há alguns pontos que merecem destaque no ambiente de inovação israelense. Em suma, veja a seguir o que o Brasil e outras nações podem aprender com este pequeno país do Oriente Médio:
- Investir mais em tecnologia;
- Fomentar pesquisas e criação de startups;
- Reservar uma parte do PIB para a inovação.
Empreender no Brasil não é fácil e essa área carece de incentivo por parte do Governo Federal. Com isso, este é outro ponto que poderia ser imitado para elevar o nível do país diante do mundo todo, a fim de se tornar uma grande potência.