A Microsoft tem sido uma figura central na história da computação pessoal, pois a jornada da empresa marcou o começo de uma revolução que moldou o futuro da tecnologia. Por isso, é válido conhecer desde os primeiros passos até as adaptações dessa gigante.
O que é a Microsoft?
A Microsoft Corporation é uma empresa multinacional de tecnologia com sede nos Estados Unidos. Foi fundada, aliás, por Bill Gates e Paul Allen em 1975, é uma das mais influentes do mundo no seu ramo de atuação. Ela opera em vários setores, como, por exemplo:
- desenvolvimento de softwares;
- hardwares;
- dispositivos eletrônicos;
- serviços em nuvem;
- produtos de consumo.
O seu sistema operacional, o Windows, é muito usado em computadores pessoais ao redor do mundo todo. Além disso, ela é conhecida por seus aplicativos de produtividade, que incluem programas como Word, Excel e PowerPoint.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Qual foi o objetivo inicial da empresa?
O objetivo inicial era criar e, assim, vender linguagens de programação para o recém-lançado Altair 8800, um dos primeiros PCs disponíveis para comércio. Na época, a ideia ainda era incipiente, mas Gates e Allen viram o potencial no mercado de software.
A visão inicial de Bill e Paul de colocar um computador em cada casa e escritório estava de acordo com a crença de que os PCs pessoais teriam um grande impacto na vida cotidiana, assim como nos negócios.
O sucesso inicial veio com o Altair BASIC, mas o ponto de virada ocorreu em 1980, quando a empresa assinou um contrato com a IBM para fornecer um sistema para o IBM PC.
Quais foram os primeiros produtos da Microsoft?
Os primeiros produtos da Microsoft tinham foco em linguagens de programação e software para computadores pessoais. Sendo assim, ela emergiu como a pioneira nesse cenário e teve um papel crucial na criação dessa tecnologia nas décadas de 1970 e 1980.
Esses recursos iniciais não só pavimentaram o caminho para o sucesso da empresa, como também moldaram a evolução da TI, ao passo que a firmou como uma das mais influentes e inovadoras na história da computação pessoal.
Veja a seguir quais são eles e como cada um contribuiu para que a marca se tornasse uma das maiores e mais famosas na sua área de atuação.
Altair BASIC (1975)
O Altair BASIC foi um marco para a empresa e para o cenário dos PCs pessoais. Pois, na época em que foi lançado, os aparelhos eram mais usados por entusiastas e profissionais de tecnologia, as linguagens eram de baixo nível e os comandos muito complexos.
Criado para o Altair 8800, ele surgiu como uma linguagem de programação de alto nível que facilitava o processo para aqueles que não eram especialistas em linguagens de baixo nível, como, por exemplo, a de máquina.
Esse acordo, então, marcou o início de uma trajetória que faria com que a empresa viesse a se tornar uma das gigantes da indústria de tecnologia.
Disk BASIC (1978)
A criação do Disk BASIC se deu como um avanço natural na jornada da empresa no campo das linguagens de programação e software para computadores pessoais.
Este produto foi gerado, aliás, como uma extensão do Altair BASIC, de modo a expandir as capacidades dos sistemas com base no uso de disquetes.
Um dos seus principais atributos foi a aptidão de salvar programas direto em disquetes. Isso representou um salto em termos de facilidade de gestão de programas e dados, ao mesmo tempo que permitiu ao usuário ordenar e acessar as suas criações de forma mais prática.
MS-DOS (1980)
O MS-DOS foi um dos maiores marcos na história da Microsoft e, portanto, teve um impacto profundo na evolução dos sistemas operacionais para PCs pessoais.
Criado por Bill Gates e sua equipe, ele se tornou, de fato, padrão para os primeiros produtos IBM PC e teve um papel crucial na consolidação da marca como uma potência na indústria da tecnologia. Logo, os seus principais atributos incluem:
- interface com linha de comando em um prompt;
- suporte a uma estrutura de arquivos e diretórios hierárquica;
- design aberto que permita uma ampla gama de hardware e software;
- parceria com a IBM, colocando-o como um padrão a ser seguido.
Windows (1985)
A chegada do Windows 1.0 em 1985 marcou a primeira incursão da empresa no campo das interfaces gráficas de usuário (GUI). Isso porque, foi uma grande mudança em relação à linha de comando do MS-DOS.
Além disso, ele trouxe a experiência de usuário para um novo patamar, uma vez que trocou os comandos de texto do MS-DOS por:
- ícones;
- janelas;
- menus.
Dessa forma, criou uma interação mais visual e intuitiva, o que abriu caminho para uma computação mais acessível a um público mais amplo.
Vale lembrar que ele vinha com uma série de aplicativos padrão, como o Paint, o Write e o Notepad. Esses apps, de fato, serviram como os blocos de construção iniciais para o ecossistema de software do Windows.
Office (1989)
A princípio disponível para o Apple Macintosh, essa suíte de apps veio como uma resposta estratégica à alta demanda de ferramentas amplas tanto para a criação quanto para gestão de documentos, planilhas e apresentações. Os seus principais componentes são:
- Word: ideal para criação, formatação e edição de textos em geral;
- Excel: usado para gestão de dados, planilhas de controle, cálculos e gráficos;
- PowerPoint: cria apresentações em slides divididos em tópicos.
Quais são os principais concorrentes da Microsoft ao longo dos anos?
Ao longo das décadas, a Microsoft teve uma miríade de concorrentes em vários setores da indústria de tecnologia, como a Apple. Isso reflete, aliás, a expansão e diversificação contínua das suas operações. Assim, veja alguns dos principais rivais:
- Apple: sistemas (Windows vs. macOS), bem como hardwares (PCs vs. Macs);
- IBM: antes da parceria, elas estiveram em lados opostos;
- Google: (Windows vs. Chrome OS), e serviços online (Office 365 vs. Workspace);
- Linux: embora não seja um concorrente direto, é uma força influente no mercado;
- Oracle: soluções de gestão de banco de dados e software corporativo;
- Amazon: na arena de computação em nuvem, compete com Amazon Web Services.
O que aconteceu na ‘Guerra dos Navegadores’?
A “Guerra dos Navegadores” foi uma batalha intensa na década de 1990 entre a Microsoft e a Netscape Communications Corporation pelo domínio do mercado de motores de busca da web.
Ao notar a crescente importância dos navegadores, Bill Gates criou o seu próprio, chamado Internet Explorer (IE). Para isso, no entanto, adotou uma tática agressiva de distribuição que era gratuito e em algumas versões, vinha pré-instalado.
Já a Netscape, embora fosse a mais popular até aquele momento, começou a perder terreno e abriu caminho para outros motores, como o Mozilla Firefox e o Google Chrome.
Como a Microsoft entrou no mercado de consoles de videogame?
A Microsoft entrou no mercado de consoles de videogame com o lançamento do Xbox em 2001. Ele foi um PC para jogos inovador, visto que trouxe os recursos avançados, como um disco rígido interno e conectividade online robusta.
Isso rendeu uma competição com a Sony (PlayStation) e a Nintendo (Nintendo Switch), ao passo que ajudou a firmar a sua presença na indústria a longo prazo.
Como a Microsoft se adaptou às mudanças na indústria da tecnologia?
A Microsoft soube se adaptar às mudanças na indústria da tecnologia ao longo do tempo e se ajustou às novas demandas para, assim, se manter firme no mercado. A computação em nuvem com o Azure, é um exemplo claro desse avanço, bem como o Surface e o Xbox.