O Uber anunciou em outubro de 2022 uma divisão voltada para a mídia de mobilidade. Além disso, criou o Journey Ads para viabilizar o uso de anúncios. Então, saiba como funcionarão os anúncios Uber e como eles podem impactar na rotina dos usuários.
O que é mídia de mobilidade?
Uma mídia é um canal, espaço ou veículo onde uma mensagem é transmitida, segundo seu conceito. Nesse sentido, ela tem o papel de mediar o saber e tem grande influência na sociedade, o que transmite comportamentos, atitudes e tendências.
A mídia de mobilidade é um meio de promover anúncios de marcas parceiras em aplicações de carona e delivery. Nesse sentido, a Uber Technologies criou uma divisão exclusiva a fim de gerar novas formas de receita para a empresa com este tipo de publicidade.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Como esse conceito funciona no dia a dia?
Os anúncios serão mostrados aos usuários via aplicativo enquanto aguardam o motorista para a sua próxima corrida, bem como, durante o percurso da viagem. Seja no próprio dispositivo móvel ou em tablets disponíveis para os clientes nos veículos.
Qual o impacto da mídia de mobilidade no mercado atual?
Em 2020 a empresa começou a investir em anúncios sobre os carros que prestam serviço na plataforma. Já em 2021, essa publicidade passou a ser veiculada no próprio aplicativo. Dessa forma, aumenta o contato dos usuários com suas marcas e possíveis conversões.
Mark Grether, Chefe de Publicidade da Uber, disse em uma entrevista ao The Wall Street Journal, que os usuários terão liberdade para decidir se querem visualizar, ou não, os anúncios direcionados com a mídia de mobilidade.
Outro ponto é sobre a divulgação dos dados individuais dos usuários como sexo, raça ou orientação sexual, por exemplo. A marca afirma que não fará o compartilhamento deste tipo de dado para manter a integridade do passageiro e evitar anúncios abusivos.
A Uber monetiza seu aplicativo por meio da mídia de mobilidade
Hoje a Uber conta com mais de 122 milhões de usuários em todo o mundo. Por isso, desenhou estratégias para monetizar este público como a mídia de mobilidade.
Em um evento no mês de fevereiro deste ano, Mark Gretchen, cogitou uma receita de US$ 1 bilhão até 2024 com essa nova ferramenta. Vale ressaltar, que a iniciativa é apenas para o passageiro do Uber, de forma que o motorista não sofrerá mudanças com a iniciativa.
Como será esse processo?
Os anúncios no Uber serão distribuídos em forma de listas patrocinadas, destaque, links para páginas de checkout e itens de menu. Dessa forma, os anunciantes poderão escolher qual o melhor modo de anunciar a sua marca para os usuários.
Vale lembrar que antes de fazer qualquer tipo de anúncio você deve levar em conta:
- O seu público-alvo;
- Tipos de canais para anunciar;
- Objetivos da campanha.
Um tipo de anúncio pode performar muito bem com uma determinada empresa, mas pode ser que não funcione para você. Então, faça um planejamento estratégico personalizado para a sua audiência. Além disso, crie um tipo de anúncio para cada etapa da jornada.
Pessoas que estejam no topo do funil vão conhecer a sua marca. Já as que estão no meio, tem interesse na compra, mas ainda não concretizaram. Por fim, os que estão no fundo do funil já consomem seu produto ou serviço. Faça um plano de anúncios personalizado.
Uber lança o Journey Ads para trabalhar a mídia de mobilidade
O Journey Ads ou anúncios de viagem serão personalizados ao usuário com base em 3 pontos:
- Histórico de viagens;
- Destinos geográficos;
- Bem como, lugares de origem da viagem.
Vale ressaltar que itinerários que envolvam prédios públicos, centros de saúde reprodutiva e hospitais não serão usados para este tipo de publicidade direcionada na mídia de mobilidade.
Um serviço de anúncios
O serviço pode ser contratado por empresas parceiras. Dessa forma, ao firmar o plano de publicidade, pode escolher entre as seguintes opções de anúncios:
- Listagens patrocinadas;
- E-mails patrocinados;
- Homepage Outdoors;
- Anúncios pós-finalização de compras;
- Anúncios de vitrine;
- Menu de anúncios;
- Anúncios digitais;
- Piloto de publicidade.
As listagens patrocinadas colocam a marca em destaque no Uber Eats para atrair usuários que já estão prontos para a compra. Os e-mails patrocinados, são ofertas exclusivas que os parceiros enviam direto para usuários Uber e Uber Eats.
Homepage Outdoors dão a visibilidade em destaque na página inicial do Uber Eats para os anunciantes. Ainda assim, os de pós-finalização permitem que as marcas promovam seus produtos ao final do pedido, durante as suas atualizações de status até a entrega.
O menu de anúncios permite exibir ofertas sazonais do anunciante com preços especiais e que duram por tempo limitado. Por fim, os pilotos de publicidade são tablets que ficam disponíveis no veículo com anúncios de parceiros estratégicos na mídia de mobilidade.
Qual o grande objetivo da Uber com o Journey Ads?
O principal objetivo do Journey Ads é promover marcas, movimentar a economia e aumentar a renda da Uber que conta com milhões de usuários em todo o mundo. Além disso, promover soluções aos passageiros durante o tempo que gastam em suas viagens.
Hoje em dia, o usuário não tem tempo a perder. Então, como a mídia de mobilidade tem base na origem e destino do usuário nas suas corridas, ele pode consumir produtos e serviços da sua rota, o que reduz o seu deslocamento e promove soluções.
De quanto será o custo para os anunciantes?
A Uber ainda não divulgou o valor para este tipo de serviço nas mídias, mas já conta com alguns parceiros no projeto. A empresa ainda não especificou se a iniciativa será em nível global ou se será feita de forma gradual nos países que atua como o Brasil, por exemplo.
O orçamento é um ponto sensível do Marketing e deve ser seguido à risca. Por isso, você deve destinar uma parte da verba para este objetivo e procurar não ultrapassá-la para evitar possíveis problemas de gestão no decorrer da sua campanha com mídia de mobilidade.
Quem são os atuais parceiros do Journey Ads
São 40 grandes marcas em parceria com o projeto como a United Artists Releasing, Heineken e NBCUniversal. Mas, o plano é que essa lista se torne cada vez maior com a implantação de novas tendências e tecnologias com o passar do tempo.
O uso da mídia de mobilidade pode revolucionar empresas como a Uber
A Uber vai enfrentar grandes concorrentes como a Lyft, DoorDash e Instacart. Já que a Lyft comprou uma fábrica de monitores para carros em 2019 e a DoorDash faz a venda de listagens patrocinadas. Afinal, elas já atuam há mais tempo com a mídia de mobilidade.
Vale ressaltar que a era digital mudou o jeito das empresas fazerem publicidade. Hoje em dia, é possível comercializar produtos e serviços em tempo integral por meio dos canais digitais. Por isso, as empresas precisam adaptar suas estratégias de Marketing Digital.
Com a mídia de mobilidade os negócios terão mais uma forma de se manter conectado com o seu público e assim, usufruir dos benefícios que ela proporciona:
- Atendimento ao cliente full time;
- Maior vantagem competitiva;
- Investimento em publicidade mais acessível;
- Alternativa à mídia tradicional.
Outro ponto, é que para haters de anúncios eles não podem se parecer um. Por isso, seu negócio deve ser criativo e abordar soluções aos usuários a ponto de trazê-los para perto da sua marca. Assim, aumenta o relacionamento e o torna um multiplicador.