A construção sustentável é um dos conceitos mais importantes em debate nos últimos anos, pois visa reduzir os impactos ambientais nas obras civis. Enfim, entenda mais sobre o que isso significa, bem como, exemplos práticos de sua aplicação.
O que é construção sustentável?
A construção sustentável, ou arquitetura verde, como também é conhecida, é um modelo de edificação de prédios e casas com um menor impacto ao meio ambiente. Em suma, todas as suas etapas de produção buscam causar menos danos na natureza, o que envolve:
- escolha dos materiais da construção;
- local da construção;
- minimizar o uso de água;
- redução de resíduos;
- uso eficiente dos bens naturais e materiais;
- destino correto dos resíduos ao final da obra.
A ideia é focar em cada um desses aspectos, a fim de alinhar a construção com tudo aquilo que seja sustentável. Do mesmo modo que é vital o uso de materiais recicláveis, como a madeira.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Há 3 pilares que fomentam a aplicação desse conceito, ao passo que o primeiro deles é a redução do impacto ambiental. Contudo, o segundo tem a ver com a questão de oferecer uma maior qualidade de vida para as pessoas que vão morar no local.
Isso se baseia em criar ambientes confortáveis, bem como, saudáveis ao cotidiano. Por fim, o terceiro é a viabilidade econômica, cuja ideia é aplicar soluções com menos custos, como reduzir energia, água e manutenções.
O que é necessário para uma construção sustentável?
Para uma construção sustentável, o primeiro ponto a se considerar é o local. Ou seja, todo o ambiente que irá envolver a obra, ao passo que o engenheiro chefe e o arquiteto, devem respeitá-lo, do mesmo modo que:
- a comunidade;
- os recursos naturais do local.
A ideia vai além de simplesmente usar materiais ecológicos e tecnologia sustentável. Em suma, o projeto gira em torno dos impactos ambientais que a edificação pode trazer para o meio ambiente de modo geral.
Energia eficiente
Nessa etapa, a ideia é criar um projeto que foque na redução de energia, bem como, no seu consumo eficiente. Em síntese, isso vai desde optar por um sistema de iluminação ideal, do mesmo modo que utilizar equipamentos com alto nível de eficiência energética.
Sistema de água
A água é outro ponto vital de uma edificação sustentável, visto que o projeto deve contar com sistemas de captação e reuso da chuva. Do mesmo modo, usar torneiras e sanitários com baixo nível de consumo.
Optar por materiais recicláveis
Um dos grandes desafios desse tipo de construção é usar materiais recicláveis, no entanto, é vital optar por eles para reduzir o impacto no local. O objetivo é focar na matéria-prima do ambiente, bem como, na sua certificação de sustentabilidade.
Isso também envolve ter uma boa gestão dos resíduos durante a obra. Ao passo que é de vital importância criar um plano de redução, reutilização e reciclagem deles, a fim de minimizar os danos à natureza.
Mão de obra qualificada
A mão de obra é parte vital do processo, ao passo que são eles que irão colocar em prática todas as ações do conceito. Então, opte por profissionais na área de alto nível, bem como, adote medidas que ajudem a reduzir o impacto da obra, algumas delas são:
- controle de poeira;
- redução de ruído;
- proteger a vegetação do local.
Quais são os exemplos de construção sustentável?
Quando se fala em exemplo de construção sustentável, vale citar o Eldorado Business Tower, que fica em São Paulo. Em suma, ele se destaca por ser o primeiro da América Latina a ganhar a certificação do USGBC, além disso, vale citar:
- as casas de bambu, que ficam na Indonésia;
- Escola Estadual Ilha da Juventude, em SP, com uso inteligente de água e energia;
- Arena Castelão, em Fortaleza, com baixo impacto ambiental e inovações;
- Escola SESI Senai, em Manaus, com sistema para captar água da chuva;
- Museu Oscar Niemeyer, cujo destaque está por conta da eficiência energética.
Qual é a importância da construção sustentável?
A construção sustentável é vital para o futuro do planeta, uma vez que os seus princípios focam na eficiência de uso dos materiais ecológicos. Do mesmo modo que visa um uso de água e energia de forma inteligente, ao passo que ajuda a reduzir o impacto ambiental.
O conceito também é crucial para que, durante as obras, se pense em um melhor destino para os resíduos ao considerar reutilizá-los ou fazer o descarte ideal. Por fim, a ideia gira em torno de dar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que irão morar no local.