Os recursos hídricos do planeta Terra enfrentam desafios crescentes por conta das mudanças no clima, urbanização e poluição. Por isso, a Aquaai criou um robô peixe-palhaço que oferece uma solução eficaz para essa problemática global.
Como surgiram os robôs peixes-palhaço para monitoramento dos recursos hídricos?
O controle dos recursos hídricos por meio de peixes-palhaço surgiram como uma resposta aos desafios gradativos enfrentados por oceanos, bem como, lagos e rios em todo o mundo por conta das:
- mudanças climáticas;
- crescimento urbano;
- poluição.
A empresa Aquaai, criada na Califórnia e com uma subsidiária na Noruega, foi pioneira na criação desses drones aquáticos. A ideia, aliás, era criar um aparelho que analisasse os ecossistemas subaquáticos de forma eficiente e precisa.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Inspirados na aparência colorida do peixe-palhaço, famoso pelo filme “Procurando Nemo”, os engenheiros da marca fizeram drones submarinos que se assemelham a esses animais, tanto em aparência quanto em ações.
Tecnologias usadas
A versão padrão desse robô tem cerca de 1,3 metros de comprimento, pesa 30 kg e possui câmeras e sensores capazes de medir índices como, por exemplo:
- níveis de oxigênio;
- salinidade;
- pH da água.
Esses drones são feitos para nadar ao lado dos peixes, ao passo que coletam os dados em várias condições aquáticas, desde barragens até portos e pisciculturas.
Primeiras implementações
A Aquaai iniciou os testes em águas tanto doces quanto salgadas, monitorando a qualidade das mesmas e a saúde dos peixes. Diferente dos sensores fixos que se limitam a locais específicos, aliás, esses robôs seguem os peixes e coletam dados em tempo real.
Desafios e financiamento
Embora a Aquaai tenha arrecadado cerca de 1,6 milhões de dólares em financiamento, ela ainda depende de investidores privados para implementar esses drones.
Além disso, outras empresas e agências também têm criado robôs subaquáticos para os mais variados usos, como controle de qualidade da água, inspeção de instalações de petróleo e gás, e até aplicações na área militar.
Papel da automação
A automação tem um papel crucial no futuro da gestão de água, pois ela eleva a eficiência, reduz o desperdício e fornece dados mais precisos, de grande valia para a tomada de decisões embasadas e para lidar com os desafios ambientais a nível global.
Como os robôs peixes-palhaço coletam dados sobre recursos hídricos?
Os dados sobre os recursos hídricos são coletados por meio de câmeras e sensores de alto padrão, bem como, por uma cobertura ampla.
O design que lembra um peixe-palhaço não é só estético, mas também funcional, isso porque, permite que o robô se mova de forma natural na água.
Como os robôs peixes-palhaço impactam os recursos hídricos e o meio ambiente?
Os impactos nos recursos hídricos e no meio ambiente por meio dos robôs peixes-palhaço podem medir a qualidade de vida, além da eficiência do processo. Entenda abaixo.
Melhor qualidade da água
Ao nadar ao longo dos corpos d’água, esses robôs podem notar se há poluentes que põem em risco a vida aquática. Isso é vital para tomar medidas rápidas e eficazes para, de fato, acabar com a poluição e restaurar a qualidade da água.
Conservação e sustentabilidade
Com dados mais precisos, dá para reduzir o impacto das ações humanas no espaço aquático. Isso inclui a gestão de resíduos, bem como, o controle da poluição e de tarefas industriais que afetam a qualidade da água.
Benefícios para a vida aquática
Em locais como onde os peixes habitam, os robôs peixes-palhaço avaliam a sua saúde e podem definir se a água está propícia para o seu bem-estar. Sendo assim, reduz o risco de doenças e aumenta o nível de produtividade.
Eficiência
A automação reduz o uso de operações manuais, que são lentas e trabalhosas. Isso resulta não só em economia de custos, mas também em uma maior eficiência na coleta de dados.
Desafios e futuro
A evolução dos robôs peixes-palhaço inclui a criação de uma tecnologia sustentável e uma aplicação em larga escala. Isso pode gerar um impacto ainda maior na gestão dos recursos hídricos no mundo, bem como, na preservação ambiental.
Por que os robôs peixes-palhaço são cruciais para monitorar os recursos hídricos?
No controle dos recursos hídricos, os robôs peixes-palhaço oferecem dados precisos e a longo prazo não só sobre a qualidade da água, como também sobre a saúde dos ecossistemas.
Diferente dos métodos comuns, eles podem acessar áreas difíceis e seguir os peixes, assim, garante uma visão completa dos espaços aquáticos. Isso é vital para tomar decisões com base em dados e manter os corpos d’água em níveis saudáveis.