A prototipagem é essencial para a hora de criar um produto, porque funciona como breves amostras dele. Assim, é um período para se fazer testes antes com os protótipos antes de chegar até o mercado. Dessa forma, reduz as chances de conter falhas e muitos gastos.
O que é a prototipagem?
Trata-se de um termo com relação ao significado de prototipar. Por exemplo, os protótipos são como uma réplica ou apenas uma versão inicial de algo. Então, pode ter a ver com algumas explicações bem simples:
- Criar um protótipo;
- Transferir as ideias de um âmbito mais conceitual para a realidade.
Um exemplo bem fácil de entender, são os protótipos que criam sobre os softwares. Assim, o objetivo é produzir um item que possa ser colocado no mercado mais tarde. Dessa forma, é uma maneira de validar suas ideias e mostrar as funções delas antes de chegar para vendas. Ou seja, é apenas um modelo de algum produto final, sem usar toda a qualidade técnica e robusta que deveria ter para ser vendido.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Existem alguns tipos diferentes e ainda tem as variações de fidelidade do produto. Então, pode ser feito desde esboços simples até com um produto ou dispositivo bem próximo ao real, o que auxilia na tomada de decisão.
Qual a importância de criar um protótipo para seu negócio?
A prototipagem é uma boa maneira de tirar as incertezas sobre os seus projetos. Portanto, durante todo o processo, vários modelos são feitos para que chegue a um final com bom desempenho. Além disso, também funciona como um rascunho e ajuda a amadurecer as ideias nos momentos de criação, ainda mais com softwares.
Criar soluções que sejam rápidas para evitar usar todas as outras opções de uso, não são bem vistas pelo público. Por isso, muitas vezes, fazer um investimento mais pesado nos produtos pode ser uma vantagem maior.
Quais os benefícios da prototipagem?
Fazer o uso dos protótipos pode trazer grandes vantagens para ajudar nos testes dos modelos. Mas, também conseguem ser úteis em vários momentos diferentes, como fazer com que o produto chegue ao mercado mais cedo.
Testar a funcionalidade
Um ótimo efeito da prototipagem é que precisam ser feitos vários testes para aprovar um produto. Por isso, é o jeito de saber se funciona, quais ajustes devem ser feitos e a forma que essas manutenções precisam ser aplicadas. Contudo, serve tanto para um item que é criado de forma virtual ou física.
Avaliar a usabilidade
Outro lado positivo, é que dá para testar a ideia com a interação entre os usuários e o protótipo. Portanto, dá para ver se o produto funciona e ainda mais se ele é user-friendly, assim, é possível criar melhorias.
A prototipagem ajuda a reduzir riscos?
Com a prototipagem dá para evitar que produtos com falhas sejam postos para vender. Então, é uma vantagem para testar qualquer problema que possa aparecer.
Oferecer feedbacks
Quando os modelos são testados, é possível ouvir os comentários dos usuários a respeito. Dessa forma, são feedbacks críticos e que podem ser úteis para trazer as melhorias.
Reduzir custos
Fazer o investimento na prototipagem é essencial para que se possa investigar qualquer falha. Assim, é mais barato do que gastar dinheiro com um produto que tenha problemas no uso. Tudo o que é testado tem mais chances de vendas e reduz os custos e ainda trouxe economia de tempo.
Os tipos de prototipagem
Por mais que vários modelos sejam simples e eficazes, eles variam em relação às finalidades e contextos. Por isso, existem alguns tipos diferentes de protótipos, que podem ser básicos ou não.
Encenação é um tipo de prototipagem?
A encenação da prototipagem funciona como uma simulação feita no improviso. Dessa forma, representa as ações que os usuários podem ter com o produto. Contudo, dá para fazer de maneiras bem simples de botar em prática:
- Interação de uma pessoa com máquinas;
- Diálogos encenados que mostram a jornada do usuário.
Serve para ver quais serão os possíveis pontos de falhas e até mesmo as lacunas do processo. Portanto, não há grandes restrições para essas cenas, apenas deve ser natural.
Prototipagem em papel, como funciona?
Essas são algumas representações de interfaces com níveis de fidelidade bem variados. Então, dá para ser feito a mão com desenhos, wireframes e embalagens com alguns detalhes finais. A prototipagem de papel costuma ser útil em esquemas de telas de apps e ainda ajuda a avaliar o fluxo de informação.
Como funciona o modelo de volume?
Os modelos de volume são os que mais se aproximam da aparência final de algum produto. No entanto, não são funcionais, apesar de mostrarem vários detalhes essenciais. Contudo, é ótimo para ter a visão tridimensional, como por exemplo, no uso da impressão 3D. As tecnologias atuais são ótimas para criar os protótipos de volume e ainda tem um custo reduzido. Assim, tem grande fidelidade e utilidade total para entendê-lo.
Protótipo de serviços
Funciona como uma simulação de artefatos materiais, bem como, ambientes ou relações interpessoais. Então, pode ser a representação de um ou mais aspectos de algum serviço. Assim, tem um objetivo claro, que é mostrar quais são as funcionalidades daquela proposta no modelo. Dessa forma, dá para validar a predisposição dos usuários para usá-los também.
Storyboard, um dos tipos de prototipagem
O storyboard também é um tipo de protótipo e funciona com a parte visual de uma história. Assim, ela pode ser feita com o uso de quadros estáticos e eles tendem a ser compostos por desenhos, colagens ou alguma imagem.
Tem um objetivo bem simples, que é deixar a visualização do produto mais fácil de entender, com a amostra de todos os acontecimentos. Contudo, é um processo muito usados dentro do audiovisual e é bem parecido com a história em quadrinhos. Além disso, indica eventos que acontecem dentro da ordem cronológica, como uma amostra de cada etapa para seguir.
Protótipos são importantes para qualquer empresa?
Lançar produtos no mercado que não sejam testados, é um grande risco. Por isso, todas as empresas que pensam em criar algum item para vender, precisam experimentá-lo antes. Dessa forma, precisa focar nos pontos principais da prototipagem para aplicar algo para as vendas mais tarde:
- Testar todas as fases dos projetos;
- Procurar melhorias a serem feitas.
Existem várias maneiras de criar um protótipo e depois adaptá-lo para chegar ao resultado desejado. Mas, o objetivo é aproveitar os seus benefícios para evitar que as empresas tenham grandes custos. Assim, é uma solução essencial para as marcas que desejam lançar seus produtos. É possível utilizar algumas estratégias eficazes para que traga mais vantagens.