A Salesforce é uma empresa que oferece soluções em CRM, marketing e atendimento ao cliente para o mercado B2B. Entre os diferenciais de seus serviços estão, por exemplo, a personalização conforme a necessidade de cada negócio e o suporte para iniciar o uso.
O que é a Salesforce?
A Salesforce é uma empresa que oferece serviços de software para gerenciar e automatizar processos, que dispõe de soluções como:
- CRM, para gestão de leads;
- criação de aplicativos;
- ferramentas de atendimento ao cliente;
- análise de dados;
- criação de e-mail marketing e fidelização.
Com essas facilidades, os clientes podem integrar diversas áreas dentro da organização, o que facilita a comunicação nas empresas. Dessa forma, traz agilidade para várias tarefas, como análise de dados e geração de relatórios para definição de metas do negócio.
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Quando surgiu a empresa?
A empresa surgiu em 1999 na Califórnia e foi idealizada por Marc Benioff, hoje CEO da mesma. À época, ele trabalhava na Oracle e viu a oportunidade de criar uma plataforma de gestão CRM que fosse simples e acessível para atender outros negócios.
O grande diferencial da empresa foi a criação do sistema hospedado em nuvem, ou seja, não precisa ocupar espaço nos servidores internos. Além disso, têm a facilidade de permitir o acesso de qualquer lugar, inclusive, pelo celular.
Desde então, a empresa expandiu a sua atuação para diversos países, criando novas frentes, como a Salesforce Brasil, por exemplo, e conquistou clientes em vários ramos, de médias a grandes corporações.
Como a Salesforce funciona?
A Salesforce atua com uma variedade de serviços hospedados em nuvem, sendo o principal deles o CRM. Dessa forma, ao buscar esse tipo de solução, a empresa faz um trabalho de consultoria, para saber aquilo que cada cliente precisa.
A partir disso, é possível escolher o mix de serviços que o cliente deseja, bem como, ajustar cada etapa conforme à realidade. Além disso, a empresa ainda treina o time interno para que todos saibam como usar as ferramentas.
Quais são os valores dos serviços?
Os valores dos serviços variam de acordo com alguns aspectos, como o número de usuários e a quantidade de recursos que cada cliente demanda. No caso do Sales Cloud, voltado para a área de vendas, por exemplo, existem opções como:
- ferramentas de venda e atendimento ao cliente em um app, a partir de U$ 25;
- solução de vendas completas, para equipes de qualquer tamanho, por U$ 80;
- Salesforce CRM personalizável, a partir de U$ 165;
- plataforma completa para gestão, com valores a partir de U$ 330.
Os valores acima são calculados com base no número de usuários da plataforma, assim, serão maiores conforme o tamanho da empresa. Os planos mais avançados incluem recursos extras, como pontuação de leads e automação do fluxo de trabalho.
Quais são as vantagens de usar a Salesforce?
Entre as vantagens que a Salesforce oferece estão o ganho de tempo, com a automação de tarefas, bem como, a reunião dos dados em um único local. Com isso, fica mais fácil cruzar informações e avaliar os resultados de vários setores.
Outro ponto muito importante é o fato do sistema que a empresa oferece ser flexível. Ou seja, em qualquer ramo de negócio do cliente, é possível ajustar as funções e processos dentro do software para atender aquilo que precisa.
Acessibilidade
Com o uso do software em nuvem, os clientes também têm acesso fácil aos dados de qualquer lugar, com uso do celular. Isso é muito útil, aliás, para empresas que têm times de vendas externos.
Com isso, cada membro da equipe pode atualizar os dados sobre visitas a potenciais clientes em tempo real e garantir que tudo fique sempre atualizado.
Segurança das informações
A empresa também mantém um alto nível de proteção para que os dados hospedados em nuvem não sofram ataques de fontes externas. Dessa forma, é uma plataforma segura para utilizar e manter as informações críticas do negócio sempre protegidas.
Opções de integração dentro da plataforma
Além do CRM, a empresa oferece ainda uma ampla variedade de recursos adicionais que podem ser agregados. Por exemplo, as ferramentas de marketing, que podem aproveitar a base de leads já existente para a criação de campanhas.
Ainda, é possível usar recursos para automação de funções, como o atendimento ao cliente, com ganho de tempo e redução de custos operacionais.
Quais empresas usam a Salesforce?
A Salesforce conta com clientes de diversos ramos, tais como, indústria, prestação de serviços e varejo. Entre as empresas que ela atende, estão algumas companhias de alcance internacional, tais como:
- Embraer;
- Itaú;
- Audi;
- Gympass;
- Caixa Seguradora;
- Copagaz.
Case Ebanx
O Ebanx, uma plataforma de gestão de pagamentos, é um dos cases de sucesso com uso da plataforma de gestão. A empresa, que entrou para a lista de startups unicórnio (com valor acima de U$ 1 bilhão), usa os serviços de sales cloud e service cloud.
Nesse contexto, ela integrou as informações desde a entrada pelo time de pré-venda até o pós-venda, além de utilizar as soluções de atendimento ao cliente. Dessa forma, conseguiu reduzir em 20% o ciclo de vendas, com aumento nas conversões.
Brooks e a experiência no e-commerce
Outra empresa que usou os recursos da Salesforce com bons resultados foi a marca de tênis esportivos Brooks. Em resumo, ela aderiu ao Commerce Cloud, com a criação de um novo site de vendas, focado em gerar uma melhor experiência para o usuário.
Nesse contexto, ela lançou uma ferramenta dentro do site, o Shoes Advisor, que ajuda o cliente a identificar o melhor tênis de acordo com suas condições. Assim, com pequenas mudanças, pôde crescer as receitas de vendas em dois dígitos.
Vale a pena usar a Salesforce?
A Salesforce é a marca mais famosa no ramo de CRM, em razão do portfólio de soluções completo que oferece aos clientes. Além disso, ela permite adaptar as funções conforme aquilo que cada empresa necessita, de forma simples e acessível para usar.
Logo, com base nos ganhos em produtividade e conversão, é um investimento que vale a pena, para negócios que visam melhorar a relação com os clientes e com isso, aumentar suas receitas.