O uso de IA generativa no setor industrial tem um novo capítulo e promete causar uma revolução na forma de atuar das empresas. Saiba do que se trata essa novidade que a Siemens trará em parceria com a Microsoft e entenda qual é o impacto disso.
A Siemens e Microsoft vão revolucionar o setor industrial com IA generativa?
O setor industrial ganhou uma nova aliada em seus processos com a parceria da Siemens e Microsoft com a sua IA generativa. Em suma, essa colaboração, que teve o seu anúncio em 2023, tem o objetivo de tornar a interação entre homem e máquina mais eficaz.
Essa cooperação traz para o mercado o Siemens Industrial Copilot, que se trata de um assistente virtual com alimentação em inteligência artificial. A ideia das duas empresas é fazer com que a tecnologia atenda áreas como:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- infraestrutura;
- produção;
- transporte;
- saúde.
A grande promessa desse projeto é agilizar os processos que antes demoravam semanas para resolver. No entanto, com o Copilot, isso pode levar apenas alguns poucos minutos, ou seja, é uma economia de tempo considerável que as empresas terão.
Reduz o tempo das tarefas
Em uma tradução mais prática, os utilizadores do assistente irão criar, otimizar, bem como, depurar códigos complexos de automação de uma forma rápida. Ao passo que, tal ação irá reduzir a duração de uma tarefa e tornar os processos eficientes e acelerar a produção.
A promessa de revolucionar os setores da indústria
O CEO da Siemens cita em uma nota oficial que a parceria com a Microsoft empresa tem potencial para trazer uma revolução na indústria. Ao passo que o projeto de assistente virtual, o Copilot, gera códigos de uma forma muito mais rápida e otimiza os serviços.
Isso significa que a maneira como as empresas atuam, criam, desenvolvem, fabricam e operam pode mudar e assim, se tornar mais eficiente. Em suma, a ideia é fazer com que a colaboração entre homem e máquina ajude a suprir lacunas no processo de produção.
É uma inovação para o setor, visto que resolve o problema de mão de obra qualificada e ainda acelera as operações industriais. Além disso, os engenheiros irão criar códigos mais rápidos, bem como, dar instruções com detalhes para as equipes de manutenção.
Como funciona a IA generativa da Siemens e Microsoft para o setor industrial?
A IA generativa para o setor industrial da Siemens e Microsoft funciona graças ao combo entre três elementos principais das duas empresas, são eles:
- a expertise da Siemens na indústria, bem como, em engenharia e manufatura;
- o conhecimento e ferramentas da Microsoft em IA para criar soluções;
- a coleta de dados por sensores, sistemas e máquinas para treinar a IA.
Para resumir isso, a primeira etapa é coletar os dados dos sources, sejam de máquinas, sensores e outros tipos de dispositivos. Após isso, se usa tais informações para treinar os modelos de IA generativa.
A próxima etapa é gerar novos dados com o Siemens Industrial Copilot. Em síntese, essas informações podem ser de vários tipos, como imagens, textos, vídeos e códigos. Ao passo que, a equipe da empresa irá analisá-los para agilizar os processos.
O uso dos dados
Com a geração dos novos dados pela IA, a equipe irá usá-los para aplicar cada um em seu destino ideal. Por exemplo, para agilizar as tarefas da empresa, além de criar novos produtos, realizar melhorias e até mesmo fazer manutenções.
Quais são os benefícios da IA generativa para o setor industrial?
O setor industrial terá uma série de benefícios com o uso da IA, sendo um deles a redução de custos na empresa. Em síntese, isso se dá pelo fato de que ao agilizar as tarefas, haverá menos desperdício, logo, um menor gasto com materiais.
Sem contar com a melhoria no acerto de decisão que os líderes, bem como, a equipe, terão em relação às operações. Afinal, a IA dará insights precisos sobre os dados que irão coletar dos sources, o que vai permitir ações de maior efeito.
Maior produtividade
O ganho de produtividade é um alto benefício que as empresas terão com o uso da IA da Siemens e Microsoft. Visto que ela irá agilizar processos repetitivos, além de automatizar as tarefas que são mais complexas.
Isso vai resultar na eficácia geral de todo o ciclo de produção, além de fazer com que a equipe tenha mais tempo. Dessa forma, irá focar nas tarefas que precisam de uma atenção maior.
Qual é o impacto social e econômico da IA generativa no setor industrial?
A IA generativa impacta o setor industrial ao gerar novos tipos de empregos, afinal, lidar com esse tipo de tecnologia requer técnica na área. Em síntese, há muitos deles que vão depender do que cada área precisa, como:
- ciência de dados;
- engenharia de software;
- design.
Sem contar que o uso de um assistente virtual, como o Copilot da Siemens e Microsoft, vai exigir novos recursos do time. Além disso, torna a empresa mais produtiva, o que resulta em menos custos, bem como, na melhoria dos seus produtos.