Em um artigo que publicamos recentemente, mencionamos que o Telegram disponibiliza uma API (Application Programming Interface) de pagamentos via bots que viabiliza a realização de compras dentro do aplicativo. Isso deixa claro que a utilização do Telegram no e-commerce pode agregar muito valor. E essa é uma excelente oportunidade para quem vende online.
Isso porque, na prática, aliando essa possibilidade com a utilização de outros recursos do Telegram, ele pode ser utilizado como uma solução de marketing e vendas bastante completa. Ou seja, é possível usar o aplicativo em diferentes etapas do processo comercial, tais como:
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- A construção de uma audiência;
- A constante publicação de conteúdos (em diferentes formatos) para engajar a audiência e prepará-la para receber ofertas;
- A obtenção de métricas sobre o comportamento e as preferências do público-alvo;
- A execução de estratégias de marketing;
- A efetivação das vendas; e
- A implementação de ações pós-venda para encantar o cliente.
Quer entender como fazer tudo isso usando o Telegram no e-commerce? É só continuar lendo para conhecer melhor esse universo de oportunidades que o aplicativo oferece para quem quer alavancar as vendas na internet!
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Audiência altamente relevante
Como já mencionamos em outros conteúdos, o Telegram é atualmente uma das melhores plataformas para a construção de uma comunidade. Sendo que isso é válido tanto para quem está começando do zero como para quem já tem uma audiência em outras redes.
Inclusive, neste último caso, transferir – para o aplicativo – seguidores de outras plataformas é uma excelente maneira de aumentar o engajamento da comunidade. Isso porque, nos canais e grupos do Telegram, o relacionamento é muito mais próximo e pessoal.
E, em se tratando do e-commerce, construir uma comunidade é essencial não apenas para fazer ofertas para esse público. Na verdade, ter uma audiência com a qual é possível se relacionar de maneira extremamente direta é uma excelente forma de estar sempre entendendo melhor o público-alvo e seus gostos e preferências.
Por isso, para empresas e profissionais autônomos que querem alavancar suas vendas pela internet, usar os canais e grupos do Telegram pode representar um grande diferencial.
Até porque, se alguém decide participar de uma comunidade na qual o contato é tão direito, é porque realmente tem interesse nos conteúdos que são compartilhados nela e nas possíveis soluções que serão ofertadas posteriormente. Ou seja, trata-se de uma audiência altamente relevante. E essa é uma ótima maneira de explorar a utilização do Telegram no e-commerce.
Conteúdo é Rei
Principalmente devido ao fato de a concorrência ser extremamente acirrada atualmente, com centenas de anúncios chegando até as pessoas quando elas estão na internet, a maneira mais eficiente de se sobressair é oferecendo conteúdos relevantes para o público. Na realidade, esse é o aspecto determinante do sucesso das empresas que mais vendem online.
Muito mais do que uma oferta irresistível, é crucial engajar o público por meio de conteúdos úteis. Ou seja, que efetivamente ajudem as pessoas nos diversos momentos do processo de compra. Isso está inclusive associado ao Funil de Vendas, pois é importante gerar conteúdos com diferentes objetivos, tais como:
- Ajudar o cliente a identificar quais são suas verdadeiras necessidades;
- Auxiliar no entendimento sobre quais soluções têm maiores chances de suprir as demandas do cliente adequadamente; e
- Gerar consciência sobre qual empresa é capaz de entregar soluções perfeitas.
Dessa forma, com a utilização do Telegram no e-commerce e todos os recursos que ele oferece para o compartilhamento de conteúdos, é possível gerar um grande engajamento. Nesse sentido, vale ressaltar possibilidades como:
- A entrega de 100% dos conteúdos para toda a audiência (diferentemente do que acontece nas redes sociais, onde o alcance orgânico das publicações não chega sequer a 10%);
- O envio de arquivos e mídias (de até 2 GB) dos mais variados formatos; e
- A utilização de bots para automatizar diversas tarefas e gerar ganho de produtividade.
Explorando todas essas possibilidades, qualquer pessoa ou empresa que quer vender mais por meio da sua loja virtual pode alimentar sua audiência com uma ótima frequência e engajá-la cada vez mais, preparando-a para receber ofertas.
Métricas para direcionar ações
Saber direcionar suas ações e estratégias é essencial no âmbito da produção de conteúdo. Sendo que, principalmente para quem deseja vender mais na internet, isso é imprescindível, afinal, não faz sentido investir tempo e dinheiro em ações aleatórias.
E, nesse sentido, a utilização do Telegram no e-commerce significa ter uma ferramenta poderosa em se tratando da geração de métricas. Isso porque, ele entrega diversas estatísticas de grande relevância sobre os canais e grupos.
Assim, com base nessas informações, é possível adotar estratégias extremamente direcionadas. Ou seja, totalmente alinhadas aos interesses e ao comportamento da audiência.
Algumas das métricas que é possível obter nos grupos e canais do Telegram são:
- Quantidade de inscritos;
- A porcentagem de inscritos que estão com as notificações ativadas;
- A quantidade de novos inscritos em determinado período;
- Quantas pessoas visualizaram cada publicação;
- Quantas pessoas compartilharam cada publicação;
- A dinâmica de inscrições (pessoas que saíram e pessoas que entraram no canal);
- Quantas pessoas visualizaram as publicações em outros canais; e
- Os horários nos quais os conteúdos publicados no canal obtêm mais visualizações.
Vale ressaltar que essas métricas são entregues aos administradores de canais que possuem mais de 50 inscritos e grupos que tenham mais de 500 participantes.
Isso é excelente, afinal, principalmente no caso dos canais, o número de inscritos exigido para que seja possível obter métricas é muito baixo, especialmente se comparado com plataformas como o Instagram, que libera certos recursos (arrastar para cima) apenas quando a página possui mais de 10 mil seguidores.
Além das métricas que o próprio Telegram entrega, é possível conhecer melhor a audiência e o comportamento dela realizando enquetes. Usando essa funcionalidade, os administradores de canais podem criar uma série de pesquisas que geram informações muito relevantes no sentido de nortearem o planejamento de estratégias.
Estratégias personalizadas e pontuais
Exatamente em decorrência da obtenção de métricas, é possível executar estratégias extremamente personalizadas e pontuais. Ou seja, específicas para determinado perfil de cliente e desenvolvidas no momento certo (com base no comportamento da audiência).
Dessa maneira, a utilização do Telegram no e-commerce viabiliza a realização de investimentos muito mais precisos. Isso, além de diminuir custos com marketing, tende a gerar resultados muito melhores. Afinal, saber como e quando abordar o potencial cliente com uma oferta é um aspecto determinante para que se obtenha um aumento das vendas.
Nesse sentido, vale a pena destacar que essa possibilidade de criar estratégias personalizadas e 100% direcionadas a quem realmente é um potencial cliente é uma ótima alternativa para quem está começando a sua loja virtual, pois esse tipo de negócio não tem muita margem para erros nas fases iniciais, principalmente quando o orçamento é “apertado”.
Vendas 100% dentro do Telegram com total segurança
Como destacamos na introdução deste artigo, o Telegram possui uma API (Application Programming Interface) de pagamentos via bot que possibilita a realização de compras dentro do aplicativo.
Para o e-commerce, trata-se de uma excelente funcionalidade, pois é possível integrar a loja virtual com a API do aplicativo, não havendo a necessidade de redirecionar os clientes para outras páginas. Assim, o usuário pode realizar suas compras sem sair do Telegram.
Naturalmente, esse tipo de recurso requer um nível de segurança elevado. Por isso, para garantir maior confiabilidade nesse aspecto, o pagamento não é processado pela API do aplicativo.
O que acontece é a configuração de um gateway na API do Telegram para que ele seja o responsável pelo processamento do pagamento. Sendo que, atualmente, é possível configurar gateways extremamente confiáveis, incluindo a Stripe, que, recentemente, alcançou um valor de mercado de US$ 95 bilhões e passou a ser a startup mais valiosa dos EUA.
Desse modo, realizar o pagamento de compras realizadas dentro do Telegram é realmente seguro e confiável. E isso é excelente para quem compra e também para quem vende, afinal, ter tanta praticidade na hora de vender faz a diferença e pode inclusive ser um fator explorado como um diferencial no mercado.
Até porque, levando em consideração que sempre que estamos online nossas telas são invadidas com centenas de ofertas dos mais diversos produtos e serviços, facilitar o processo de compra viabilizando que ele seja 100% realizado dentro de plataformas nas quais as pessoas estão presentes diariamente é uma excelente maneira de facilitar a vida do cliente.
E essa é uma das principais vantagens da utilização do Telegram no e-commerce. Sendo que, nesse sentido, vale lembrar que estão vindo grandes novidades por aí em relação às vendas pelo Telegram.
Pós-venda encantador com a utilização do Telegram no e-commerce
Diversas pesquisas já sugeriram que o custo de aquisição de um novo cliente pode ser até 6 vezes maior do que o investimento necessário para reter/fidelizar quem já fez pelo menos uma compra. Exatamente por isso, as ações de pós-venda são de grande relevância. Sendo que elas devem ter como objetivo principal encantar o cliente.
E utilizar o Telegram no e-commerce é uma ótima maneira de simplificar esse processo. Primeiro, porque o contato é bastante direto, permitindo que sejam adotadas estratégias personalizadas. E o melhor é que elas podem ser feitas com base exatamente naquelas métricas que entregam informações de grande valor sobre o comportamento do público.
Além disso, existe outra funcionalidade que pode ser muito bem explorada em se tratando de ações pós-venda. Trata-se do envio de mensagens autodestrutivas.
Presente anteriormente apenas nos chats secretos, esse recurso agora também está disponível nos grupos e canais e em todos os chats. Sendo que, por enquanto, existe a possibilidade de definir que uma mensagem seja destruída automaticamente 24 horas ou 7 dias após o envio.
É possível usar esta funcionalidade do Telegram no e-commerce em se tratando do processo de encantamento do cliente.
Isso pode acontecer, por exemplo, com o envio de uma mensagem (que se autodestruirá em 24 horas) com um super desconto em um produto que esteja associado (seja complementar) aquele que o cliente adquiriu no dia anterior ou que tenha sido colocado no carrinho (mas sem a efetivação da compra).
Essa estratégia de pós-venda, além de gerar encantamento por ser extremamente personalizada e pontual, explora o gatilho da urgência. Ou seja, ela tende a gerar um rápido aumento nas vendas.
Conclusão
A verdade é que não explorar a utilização do Telegram no e-commerce significa perder uma grande oportunidade de alavancar as vendas. Até porque, usando todos os recursos que o aplicativo disponibiliza, quem possui uma loja virtual pode obter ganho de valor em diferentes aspectos, seja em relação a questões de marketing ou à efetivação de vendas.
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