Entenda como empresas e Influenciadores Digitais podem usar o Telegram para alavancarem seus resultados

 Entenda como empresas e Influenciadores Digitais podem usar o Telegram para alavancarem seus resultados

Atualmente, ter uma presença digital sólida é imprescindível para todas as empresas. Até porque, independentemente do segmento e do tamanho, é na internet onde está a maior concentração de potenciais clientes de qualquer negócio (com raríssimas exceções). Da mesma forma, os influenciadores digitais monetizam exatamente a sua “imagem” online.

Ou seja, para ambos, fazer com que os seus conteúdos cheguem até o público e consigam engajar cada vez mais pessoas é um dos pilares do sucesso.

Inclusive, para muitas empresas, especialmente aquelas que atuam de maneira focada em determinado nicho, realizar ações de marketing com influenciadores digitais é uma estratégia que, se bem executada, pode gerar excelentes resultados.

Contudo, nos últimos meses, como foi destacado no nosso artigo que mostrou porque cada vez mais empresas e influencers se decepcionam com as grandes plataformas de conteúdo, os resultados obtidos nas redes sociais e em outras plataformas de conteúdo têm sido cada vez piores.

Diante disso, tanto as empresas como os influenciadores devem buscar outras plataformas onde possam construir uma audiência e monetizá-la. Nesse sentido, publicamos recentemente um artigo mostrando alguns motivos pelos quais o Telegram está virando o queridinho dos influenciadores digitais. Sendo que, entre os aspectos que explicam isso estão: 

    • O fato de todos os conteúdos serem efetivamente entregues a 100% da audiência (diferentemente do que ocorre nas redes sociais, nas quais a entrega dos conteúdos é limitada pelos algoritmos); 
    • A possibilidade de criar canais com participantes ilimitados e grupos com até 200 mil integrantes; 
    • A utilização da API de pagamentos via bot do Telegram; e 
    • A viabilidade de adotar processos de automação.

Obviamente, todos esses fatores também podem ser explorados pelas empresas no sentido de alavancarem os seus resultados. Mas, na prática, como isso pode acontecer?

O intuito do nosso conteúdo de hoje é exatamente explicar isso, inclusive usando exemplos bastante objetivos!

Transferência da audiência – de empresas e influenciadores digitais – de outras plataformas para o Telegram

Uma das maiores dificuldades que empresas e influenciadores enfrentam atualmente é o baixo percentual de consumo dos seus conteúdos. Isso acontece porque plataformas como o Instagram e o Facebook não chegam a entregar as publicações das páginas para sequer 10% dos seguidores. 

Dessa forma, por mais que sejam produzidos conteúdos de alta relevância, como eles não são entregues ao público em um volume minimamente razoável, é praticamente impossível obter – de forma orgânica – benefícios como o crescimento da audiência e o aumento das vendas.

Diante disso, é fundamental que empresas e influenciadores digitais que querem alavancar seus resultados transfiram suas audiências para plataformas mais “amigáveis”. Na prática, isso representa 2 coisas:

    1. Fugir de plataformas nas quais existe a limitação da entrega dos conteúdos (via algoritmos); e 
    2. Buscar um “terreno” sobre o qual seja possível ter total controle e uma entrega integral dos conteúdos à audiência.

E, em relação ao segundo aspecto, o Telegram é uma excelente alternativa. Até porque, nos canais, por exemplo, é possível, além de construir uma audiência ilimitada, usufruir da vantagem de não haver restrições na entrega dos conteúdos. Ou seja, todos os inscritos efetivamente recebem as publicações.

É claro que nem sempre é simples fazer a transferência da audiência. Porém, levar certa porcentagem para o canal do Telegram já vale muito a pena.

(Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Para entender isso melhor, considere que determinada empresa tem 40 mil seguidores no Instagram. De acordo com as médias relativas ao alcance orgânico, menos de 4 mil desses seguidores visualizam as publicações dessa empresa.

Dessa forma, transferir apenas 20% da audiência do Instagram para o Telegram já dobraria o alcance dos conteúdos, pois eles passariam a ser entregues a 8 mil pessoas.

Por isso, fazer essa transferência é um ótimo caminho para empresas e influenciadores alavancarem seus resultados. 

Realização de conversas nas salas de áudio nos canais das empresas e dos influenciadores digitais

Já faz algum tempo que o Telegram disponibilizou o recurso de criação de salas de áudio. E essa funcionalidade representa uma excelente oportunidade para empresas e influenciadores digitais engajarem suas audiências.

(Imagem: Telegram)

Isso porque, usando as salas de áudio, é possível fazer eventos com a audiência permitindo que as pessoas interajam diretamente e levantem questionamentos e discussões a respeito dos temas do seu interesse. E esse tipo de estratégia tem um grande potencial de gerar engajamento e estreitar a relação, deixando o potencial cliente mais aberto a uma oferta.

Basicamente, embora as salas de áudios possam ter um grande número de pessoas, isso acaba criando um relacionamento mais pessoal. Até porque, é possível interagir com cada pessoa de forma específica. Sendo que essa proximidade com cada cliente é um aspecto que faz muita diferença na hora da venda.

Publicação de conteúdos altamente relevantes para a audiência

Essa é uma questão oriunda da anterior. Na prática, realizar eventos (como as salas de áudio) com a audiência é uma excelente fonte de insights. Da mesma forma, é interessante adotar estratégias como:

    • Criar um grupo no Telegram – associado ao canal – aberto para todos fazerem publicações;
    • Realizar enquetes para descobrir informações (gostos e preferências) dos potenciais clientes; e
    • Solicitar feedbacks constantes sobre os conteúdos compartilhados.

Realizando essas ações, torna-se possível criar conteúdos pontuais. Ou seja, totalmente alinhados aos temas de maior interesse por parte da audiência naquele momento. Inclusive, é viável usar isso para entender em qual estágio do funil de vendas cada cliente se encontra. Desse modo, pode-se criar conteúdos e até mesmo ofertas 100% direcionadas.

Nesse sentido, vale destacar que o Telegram entrega diversas estatísticas sobre os canais e grupos. Com isso, é possível ter um amplo entendimento sobre o comportamento da audiência. Assim, fica mais fácil adotar estratégias personalizadas e com elevado poder de engajamento.

Sendo que, no caso dos influenciadores digitais, tudo isso facilita inclusive o processo de prospecção de parcerias com empresas. Isso porque, apresentar para um possível parceiro informações claras sobre os interesses da audiência é um ótimo “argumento” para fechar negócio.

Concentração da maioria dos esforços em uma única plataforma

Focar onde o seu público está é essencial para que uma empresa ou um(a) influenciador(a) alavanque seus resultados. E, obtendo êxito na transferência da audiência para o Telegram, torna-se importante concentrar a maioria dos esforços em ações dentro do aplicativo. Sendo que isso se refere a aspectos como:

    • A produção de conteúdo;
    • O trabalho de branding;
    • A execução de estratégias de vendas;
    • A efetivação das vendas;
    • A execução de ações pós-venda; e
    • O atendimento e suporte ao cliente (com a ajuda de automações – bots).

No que se refere ao aspecto “efetivação das vendas”, vale ressaltar que, como já mostramos em outros artigos, já é possível realizar compras sem sair do Telegram. Ou seja, há muita praticidade também para o cliente.

Um detalhe importante é que focar os esforços no Telegram não quer dizer que outras plataformas devam ser abandonadas. Até porque, especialmente já havendo uma estrutura de produção de conteúdo para elas, é possível continuar utilizando-a, e direcionar os materiais para o aplicativo.

O mais relevante é que o Telegram seja um “território particular” para interagir com a audiência sem intermediários (algoritmos).

Conclusão

Naturalmente, o trabalho inicial de construir uma audiência no Telegram e/ou transferi-la de outras plataformas para o seu canal não é tão simples. Todavia, como foi explicado na primeira seção, ter no Telegram 20% da audiência existente, por exemplo, no Instagram, já aumenta consideravelmente o potencial de venda/monetização. 

Ou seja, especialmente diante da dificuldade cada vez maior de gerar valor para a audiência nas redes sociais e, consequentemente, prepará-la para uma oferta, concentrar seus esforços no Telegram é uma excelente alternativa para influenciadores digitais e empresas que querem alavancar seus resultados.

Você é empreendedor(a) ou influenciador(a) digital e gostaria de usar o Telegram para obter melhores resultados, mas não sabe por onde começar? Então deixe suas perguntas nos comentários para que possamos lhe ajudar!

Redação

Posts relacionados