O E-mail Marketing certamente é uma das ferramentas de marketing mais relevantes que já existiram. Tanto que, mesmo com o surgimento de inúmeros outros recursos nos últimos anos, ele continua tendo grande valor para empresas e profissionais que desenvolvem estratégias digitais. Então, por que usar os Canais do Telegram como alternativa ao E-mail Marketing?
Na verdade, o intuito é ter uma ferramenta que, além de poder ser complementar (utilizada paralelamente) ao e-mail, também possa, eventualmente, substituí-lo diante de situações específicas, como a inexistência de verba para investir em um bom serviço de automação ou o desejo de focar em uma estratégia que permita interações mais práticas.
Por isso, mostraremos abaixo por que e como os Canais do Telegram podem ser uma alternativa ao E-mail Marketing. Confira!
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Por que os Canais do Telegram são uma boa alternativa ao E-mail Marketing?
De fato, continua sendo muito elevado o número de pessoas que utilizam o e-mail. Além disso, ele ainda é capaz de gerar ótimos resultados. Todavia, a criação de uma campanha de E-mail Marketing praticamente exige a utilização de uma ferramenta de automação. E nem sempre as opções gratuitas são capazes de dar conta do recado.
Assim, principalmente no caso de listas grandes, é necessário investir em uma ferramenta paga. Do contrário, são grandes as chances de ocorrerem problemas no envio de e-mails em massa.
No entanto, principalmente no caso de empresas e profissionais autônomos que estão dando seus primeiros passos em se tratando de estratégias digitais, nem sempre é viável ter um orçamento dedicado a isso.
Além disso, pode existir também o desejo de utilizar uma plataforma que viabilize interações mais práticas. Sendo que, nesse sentido, os Canais do Telegram são a ferramenta perfeita. Basicamente, por meio deles, é possível realizar todas as ações que o e-mail possibilita. E ainda existem algumas vantagens, tais como:
- Maior praticidade na criação de conteúdo;
- Mais agilidade nas interações;
- Maior potencial de escalabilidade; e
- Alcance para além da lista de inscritos.
Abaixo, cada uma dessas vantagens está explicada de forma mais ampla.
Maior praticidade na criação/compartilhamento de conteúdo
Além daquilo que é efetivamente dito no corpo da mensagem, o principal tipo de conteúdo presente nos e-mails são os links, quase sempre, direcionando para outras plataformas (blog, site…). É claro que também é possível enviar diferentes tipos de arquivos e mídias. Porém, isso não é tão usual em se tratando do e-mail.
Por outro lado, no caso dos Canais do Telegram, pelo fato de eles estarem inseridos em uma plataforma que é, por natureza, utilizada para a troca de mídias e arquivos diversos, torna-se muito mais prático o compartilhamento de conteúdos em diferentes formatos. Sendo que isso tem uma vantagem também em relação à criação dos materiais e à frequência de envio.
Isso porque, convenhamos, é bem mais simples gravar um áudio (mesmo que seja mais longo) do que escrever um e-mail. Da mesma forma, faz muito mais sentido publicar 1 ou 2 conteúdos (em vídeo ou áudio) diários em um canal do Telegram do que enviar um e-mail todo dia.
Inclusive, por motivos óbvios, a receptividade da audiência é melhor no caso dos conteúdos em vídeo e áudio.
Mais agilidade nas interações
Você certamente já deixou de responder algum e-mail pelo fato de não querer escrever uma mensagem. E essa dificuldade nas interações é um dos problemas relacionados ao E-mail Marketing.
Contudo, no caso dos Canais do Telegram, embora eles sejam uma plataforma de “mão única”, além dos comentários nas publicações, é possível criar grupos associados a eles para permitir que todos os participantes tenham liberdade para interagir.
E o melhor é que isso pode ser feito de forma extremamente ágil, por exemplo, por meio de mensagens de áudios.
Maior potencial de escalabilidade e alcance para além da lista de inscritos
Pelo fato de as publicações serem “compartilháveis”, o potencial de escalabilidade de um canal do Telegram é infinitamente superior ao de uma lista de e-mail. Sendo que isso acontece especialmente pela facilidade de os conteúdos serem compartilhados por quem já é inscrito no canal e também por quem não é.
E é exatamente por isso que o alcance das publicações vai muito além da lista de inscritos. Na verdade, muitas vezes, além de os conteúdos chegarem a pessoas que sequer conhecem o canal, eles são diretamente responsáveis pelo aumento do número de inscritos.
Ou seja, essas duas vantagens (maior potencial de escalabilidade e alcance para além da lista de inscritos) estão diretamente associadas.
Vale destacar também a possibilidade de fazer a divulgação dos canais por meio de links únicos e QR Codes. Assim, torna-se muito mais fácil aumentar o número de inscritos.
Como criar uma campanha usando os Canais do Telegram?
Uma das grandes vantagens de utilizar o E-mail Marketing certamente é o fato de ser possível obter inúmeras métricas sobre o comportamento da lista de inscritos. Contudo, também é viável obter estatísticas relevantes nos Canais do Telegram, tais como:
- O número de inscritos;
- O volume de novos inscritos em determinado espaço de tempo;
- O percentual de inscritos com as notificações ativas;
- A quantidade de visualizações de cada publicação;
- Quantos compartilhamentos cada publicação obteve;
- Os horários nos quais as publicações no canal recebem mais visualizações; e
- Quantas visualizações em outros canais/grupos cada publicação obteve.
Perceba que muitas dessas métricas são equivalentes àquelas que são obtidas no caso do e-mail. Dessa forma, com tantas informações, o desenvolvimento de ações comerciais nos Canais do Telegram pode ter exatamente a mesma dinâmica que as campanhas de E-mail Marketing.
Sendo que, na prática, em decorrência de vantagens como a maior praticidade na criação de conteúdo e mais agilidade nas interações, o trabalho fica mais simples.
Porém, isso não quer dizer que não devam ser tomados os mesmos cuidados que uma campanha de E-mail Marketing demanda. Nesse sentido, vale destacar principalmente a necessidade de documentar todas as ações. Afinal, isso é essencial para que seja possível fazer análises periódicas de todo o processo e implementar ajustes.
Conclusão
Como foi destacado no começo, a utilização dos Canais do Telegram pode ser feita inclusive em paralelo à realização de uma campanha de E-mail Marketing. Fato é que, utilizando-os ou não como ferramenta principal de comunicação com a audiência, eles podem agregar muito valor.
Tanto que, especialmente no caso das grandes empresas focadas em Marketing Digital, a maioria já possui um canal no Telegram. Logo, se quem mais entende de marketing acha que vale a pena utilizar essa ferramenta nas suas estratégias de interação com público, é porque ela realmente tem muito potencial para gerar resultados.
Sendo que isso também é válido em se tratando das estratégias de profissionais autônomos das mais diversas áreas. E isso inclui os chamados influenciadores e também os donos de lojas virtuais. Inclusive, já fizemos um artigo sobre a utilização do Telegram no e-commerce.
A verdade é que, por oferecer diversas funcionalidades e recursos que podem ser explorados por quem utiliza a internet para fins comerciais, o Telegram realmente tem se mostrado uma importante ferramenta de marketing.
Curtiu o conteúdo? Então aproveite para ler também nosso artigo que mostra porque o Telegram está virando o queridinho dos Influenciadores Digitais!