Saiba o que são as big techs e seus principais objetivos e a corrida para alcançar o topo do metaverso. Além disso, veja também os impactos que trazem para o setor de automóveis. Conheça mais a respeito do que pretendem essas empresas de tecnologia.
O que são as chamadas big techs?
São grandes empresas do setor de tecnologia que atuam no mundo todo e oferecem solução tecnológica com seus serviços. Além disso, lideram os setores do ramo como as de maior valor. Então, veja alguns exemplos.
- Apple;
- Google;
- Facebook;
- Amazon.
Elas são algumas que estão presentes no dia a dia das pessoas. Afinal, essas empresas mundiais querem expandir ainda mais suas formas de serviço. Assim, atuam em vários setores com a intenção de obter domínio no mercado.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Uma tendência que veio para ficar
Com a inovação e expansão que essas empresas mundiais trazem, é cada vez mais normal vê-las em várias áreas do mercado. Assim, no setor automotivo não seria diferente, e agora, querem estar no seu carro também.
Quais impactos as big techs têm dentro desse cenário?
Com o avanço da tecnologia, as empresas buscam aprimorar cada vez mais os seus serviços. Dessa forma, os veículos são um dos principais alvos de grandes marcas tecnológicas. Veja alguns dos impactos que já podem ser vistos nos novos carros.
- Piloto automático: alguns carros já consegue estacionar e dirigir sozinhos;
- Entretenimento: com a central multimídia, o motorista assiste o que quiser.
Essas são alguns entre muitos outros detalhes que tem os carros com tecnologia. Afinal, as pesquisas apontam que cada vez menos os motoristas irão se preocupar em dirigir. Então, com o passar dos anos, os carros terão total autonomia na direção.
Mais possibilidades e recursos
Com a presença dessas empresas do setor de tecnologia no mercado de carros, também vem as melhorias. Porque, além de estarem cada vez mais modernos, contam com mais segurança. Assim, reduz as chances de acidentes, com veículos mais inteligentes.
As big techs no setor automotivo
Com o passar dos anos, os veículos ficam cada vez mais modernos e seguros. Então, as empresas de tecnologia trabalham ainda mais para otimizar as funções dos carros, afinal, essa é uma forma para aumentar suas formas de serviço.
As funções que antes só existiam nos celulares, estão cada vez mais comuns nas centrais de multimídia dos veículos. Isso porque, é interesse das grandes empresas fazer com que seus serviços estejam presentes nos carros para otimizar suas funções. Veja exemplos.
- Alexa (Amazon): é a assistente pessoal que já está presente em alguns veículos;
- Sistema de chamada de emergência (e-call), obrigatório nos carros da Europa.
- AWS (Amazon Web Service): plataforma de computador em nuvem, mas não existe uma divisão dela apenas para o mercado automotivo.
São algumas das funções que as big techs já implementam nos automóveis do mundo todo. Assim, a tendência é aumentar cada vez mais e tornar os veículos ainda mais autônomos. Afinal, as vantagens são também para quem produz também.
Um mercado capaz de movimentar trilhões de dólares
Com os novos investimentos em tecnologias e segurança, esse mercado promete movimentar muito dinheiro. Isso porque, as empresas têm muito interesse em otimizar os gadgets e direção automática. Assim, projetam valer 2 trilhões de dólares em 10 anos.
Exemplos de big techs
As chamadas grandes empresas do setor de tecnologia atuam em diversos setores. Dessa forma, surge o interesse de também estar presente em outras áreas. Então, veja quais são os destaques que cada uma delas traz.
Apple
Um dos seus grandes projetos é o Apple Car Play. Esse sistema permite que os usuários conectem seu iPhone com o rádio do carro. Além disso, faz da central de mídia um monitor que controla as funções do celular.
Essa empresa conta com o Google Automotive Service, um Android Auto, para central multimídia dos veículos. Dessa forma, com ele, os usuários fazem tarefas por comando de voz. Além da interface já conhecida por aqueles que usam o sistema operacional.
Amazon
Um de seus projetos é ter subsidiárias, dessa forma, inovam seus serviços. Por exemplo, a Zoox, que traz um “robô taxi”, sem nenhum motorista ao volante. Assim, em forma de carruagem, os passageiros ficam de frente um para o outro.
O que ainda se pode esperar desse mercado?
Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, as big techs trabalham ainda mais. Dessa forma, a projeção é para carros autônomos, que possam estar 100% mais conectados. Ou seja, que consigam se mover sem a necessidade de um motorista.