Conheça a ferramenta de análise SWOT ou FOFA, uma aliada ao abrir uma startup ou evoluir a sua. Assim, você entende sua importância, aprende como utilizá-la e vê porque é indispensável para crescer no mercado.
O que é análise SWOT?
É uma ferramenta de planejamento muito comum no ramo da administração. Assim, é conhecida e se trata de uma sigla em inglês, que traduzido para o português fica FOFA, que significa:
- Forças;
- Oportunidades;
- Fraquezas;
- Ameaças.
Este método de gestão permite medir os ambientes internos e externos de uma empresa. Contudo, a matriz SWOT é usada para traçar rumos e objetivos para o futuro de uma organização.
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Porque ela é importante?
A análise SWOT permite que a sua empresa se antecipe às ameaças do mercado. Entretanto, também serve para estar à frente dos concorrentes, além das seguintes vantagens:
- Prioridades de atuação;
- Previsão de vendas e mercado;
- Mapear riscos.
Este tipo de matriz de análise para sua startup permite traçar uma posição estratégica e um plano de ações. Assim, com a análise baseada em pontos fortes e fracos, fica mais fácil ter insights.
Elementos do ambiente interno
Esta etapa da análise SWOT é a responsável pelo estudo dos elementos da sua empresa. Contudo, significa dizer que é uma ferramenta que mede o que está sob o seu controle, como:
- Dados da equipe;
- Networking de investidores;
- Portfólio de clientes.
Deste modo, a gestão consegue analisar os dados de dentro pra fora, antes de estudar o mercado. Assim, é possível se adiantar a possíveis situações, sempre com apoio desses dados e outros inerentes à empresa.
Forças
Neste ponto da análise SWOT é feito um levantamento do que a empresa oferece como diferencial. Mas, é preciso um bom senso crítico por parte dos gestores para se iniciar este estudo.
Ao usar a ferramenta, o gestor deve se abster da emoção em sua análise. Portanto, agir com a razão e saber identificar estes pontos é crucial para um bom resultado com o uso desta matriz.
Fraquezas na análise SWOT
Esta etapa serve para destacar e elencar pontos internos que estão em baixa na startup. Contudo, uma dica é analisar primeiro suas forças para criar um parâmetro de comparação viável.
A ideia deste tópico da análise SWOT é melhorar estes pontos e levá-los para o lado das forças. Portanto, ajuda a traçar um plano com metas até completar este processo de melhoria.
Elementos do ambiente externo
Este é um tópico de prevenção de possíveis impactos que o mercado pode causar, além de benefícios que pode trazer. Assim, é possível traçar um plano e se antecipar ao futuro, por exemplo.
Oportunidades
Na análise SWOT, este tópico analisa influências externas que impactam o negócio de forma positiva. Mas, é preciso destacar que são coisas que fogem do seu alcance, mas você pode se beneficiar delas, como:
- Modas passageiras, mas que ajudam a vender;
- Leis e planos do governo;
- Possíveis parcerias.
Caso seja bem estudado, este ponto te ajuda a identificar boas oportunidades a qualquer momento. Afinal, estas aparecem de modo geral de forma repentina, então, é preciso se antever.
Ameaças na análise SWOT
Este tópico na análise SWOT te ajuda a prever riscos para o futuro da sua startup. Portanto, são o oposto do ponto anterior e você deve traçar planos de ação frente a alguns casos, como:
- Roubo de dados, um dos maiores erros de cibersegurança;
- Falta de mão de obra;
- Concorrentes.
Nesta matriz, você pode incluir alguns outros pontos que podem ser comuns apenas para a sua região. Assim, causas naturais podem trazer problemas para seu negócio, em caso de desastres.
Como montar uma boa análise SWOT?
Para que a gestão tenha sucesso no uso desta ferramenta é preciso fazer correlações com outras empresas do mesmo segmento. Mas, desenhar um quadro em uma folha de papel é uma boa dica para sua análise ser fluida.
Você deve enumerar todos os tópicos da análise SWOT e é bom iniciar pelos prós da empresa. Portanto, siga esta sequência de planejamento, porque ela foi feita para obter o melhor resultado.
Pense no seu elemento de estudo
É ideal que seja bem pensado todos os dados na sua matriz SWOT. Assim, você diminui os riscos de traçar um plano de forma errada, além de garantir um melhor desempenho a partir do estudo.
Invista em pesquisa e brainstorming
Procure investir em pesquisas de mercado e análise e proteção de dados feitas por especialistas. Mas, procure marcas com uma boa presença, para que o resultado seja o melhor possível.
Fazer reuniões para brainstorming ajuda muito na sua análise SWOT. Afinal, isso permite que a gestão acumule o máximo de ideias possíveis, além de vários cenários que uma só pessoa não pode pensar.
A análise SWOT pode ser uma aliada no crescimento da sua startup
Usar esta matriz te leva a insights baseados em dados sólidos e exatos, ou pelo menos mais próximos disto. Assim, use a análise SWOT para traçar planos para sua startup, porque ela te induz a uma ação mais racional.