O plano de governo é um dos documentos vitais e de envio obrigatório ao TSE por candidatos a cargos do poder Executivo, como os presidenciáveis. Pois, é onde irá constar as propostas e intenções de mandato.
Um outro ponto interessante, esse é o principal meio de conhecer os candidatos que se elegem. Apesar disso, poucos sabem que podem ter acesso e ver como os seus interesses estão representados.
O que é um plano de governo?
O documento fala sobre as propostas políticas de cada candidato a cargos do poder executivo, ou seja, prefeito, governador e presidente. Assim, possui em seu conteúdo informações sobre como a pessoa visa governar.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
A lei 9.504/97 torna obrigatório o envio desse documento ao Tribunal Superior do Estado (TSE). Pois, somente desse modo, a inscrição será habilitada.
Apesar disso, não é obrigado seguir um modelo específico. Então, as pessoas inserem as informações de governo que desejarem. Por esse motivo, há planos de governo mais extensos que outros.
Outro ponto vital é que a pessoa candidata não é obrigada a cumprir suas promessas ou os planos de governo informados. Assim, o documento é como um norteador das ações que serão feitas.
Esse documento, então, fica nas mãos do TSE. Mas, a divulgação é feita para toda a população. Assim, as pessoas podem conhecer as propostas de cada candidato e acompanhar o cumprimento ou não ao longo do seu mandato.
Quais informações devem conter em um plano de governo?
No documento deve conter, em especial, as intenções de como a pessoa pretende governar. Além disso, também pode mostrar as ideias e visões dos candidatos sobre o país. Portanto, ele torna mais fácil o processo de saber quem são os escolhidos.
É viável que as propostas no plano de governo se baseiem em evidências. Além disso, também é interessante mostrar as questões que terão maior prioridade no mandato. Pois, é por meio disso que as ações serão feitas.
Candidatos à presidência do Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) e o atual presidente Jair Messias Bolsonaro disputam as eleições presidenciais. Assim, são fortes concorrentes no segundo turno. Os vice-presidentes são, de modo respectivo, Geraldo Alckmin e Braga Netto.
No primeiro turno, foram 11 pessoas de partidos diferentes na disputa pela presidência da república. Com isso, os projetos de campanha feitos por cada um foram muito discutidos.
Mesmo assim, os votos ficaram entre os dois candidatos, Lula e Bolsonaro. Assim, algumas pessoas veem esse cenário como uma divisão política. Pois, a esquerda e a direita estão presentes em cada lado.
Os planos de governos dos concorrentes tratam de alguns pontos em comum, como educação, tecnologia e inovação. Além disso, qualquer pessoa pode consultar por meio do site do TSE.
Lula
Lula governou o Brasil entre os anos de 2003 e 2010. Assim, se tornou o primeiro ex-operário a assumir a presidência. No momento atual, com seus 76 anos de vida, é visto como um dos principais representantes da esquerda política e um forte candidato.
É também muito conhecido pelo povo por sua experiência e visão de governo. Além disso, esteve por muito tempo presente em comícios e lutas da classe trabalhadora nas fábricas.
Bolsonaro
Bolsonaro atuou no Exército Brasileiro entre os anos de 1979 e 1981. Por esse motivo, ainda é chamado por algumas pessoas de Capitão. Assim, iniciou na vida política em 1989 com o cargo de Vereador e segue até o momento. O seu lema é “Deus, Pátria, Família”.
No atual contexto, o candidato é considerado um dos principais membros da direita política. Além disso, as propostas presentes em seu plano de governo são bem vistas por alguns. O que o leva, então, a ser um forte concorrente para a presidência de 2023.
Quais as propostas do plano de governo Lula para Inovação?
No documento de Lula, a ciência aliada à tecnologia e inovação (CTI) é critério vital para que haja grandes avanços. Ou seja, ela tem o papel de gerar benefícios a diversas esferas, como por exemplo:
- Educação universal de qualidade;
- Pesquisa científica básica e tecnológica;
- Inovação e inclusão social.
Esses são alguns pontos em que serão destinados recursos para que sejam feitas melhorias, de acordo com o seu plano de governo. Além disso, também é o caminho apontado como possibilidade de que o Brasil cresça cada vez mais.
A inovação então é uma das diretrizes que são base para o seu mandato. Assim, é vital para que a população possa ter acesso a melhores meios de vida e garantia de direitos. Será, inclusive, a força motriz para o desenvolvimento industrial do país.
Em seu plano de governo, Lula afirma ainda que para que as regiões prosperem, é também vital que se faça investimentos. Assim, a inovação, o conhecimento e a articulação entre políticas é o caminho.
Educação universal de qualidade
O ensino e a aprendizagem são uma das bases vitais dos objetivos presidenciais de Lula. Por isso, a sua proposta é estimular e unir educação universal de qualidade e pesquisa com inovação e inclusão social.
É possível notar o seu interesse nessa área a partir dos seus mandatos anteriores , no qual houve a destinação de recursos para escolas e universidades. Então, esse é um dos seus principais pilares de investimento.
Pesquisa científica básica e tecnológica
Outro ponto vital, é que Lula também visa fortalecer de novo o sistema nacional de desenvolvimento científico do país. Para isso, tem como objetivo fazer o uso de agências públicas, como:
- FNDCT;
- CNPq;
- CAPES.
O seu plano de governo cita a necessidade de garantir a liberdade de pesquisa. Bem como, utilizar a CTI para políticas públicas e todos os níveis de gestão. Então, a ciência é vista como prioridade para que o país cresça de modo integral.
Reafirma ainda o dever do governo com o papel estratégico que a pesquisa possui. Além disso, destaca a importância da sua função na produção de direitos da sociedade.
Inovação e inclusão social
O plano de governo de Lula afirma o seu compromisso com o lema que se volta às pessoas com deficiência “nada sobre nós, sem nós”. A partir disso, visa tornar o Brasil um lugar inclusivo e acessível, de modo a garantir direitos, como:
- Saúde;
- Educação;
- Cultura;
- Esporte.
Esses pontos são vitais para o objetivo principal de romper com o capacitismo. Assim, os meios utilizados para isso serão a comunicação acessível e inclusiva, bem como o investimento em pesquisa e inovação.
O que o Lula pretende para a Tecnologia no seu plano de governo?
Como um dos pilares do plano de governo do candidato Lula, a Tecnologia aparece em todas as dimensões de investimentos. Ou seja, será feito o seu uso como um dos meios de melhorias em questões, como:
- Educação;
- Segurança pública;
- Combate ao desemprego;
- Redução;
- Políticas públicas e sociais
A partir da relevância dada a essa esfera, o objetivo principal é investir em seu crescimento. Então, visa também contribuir para que o Brasil entre na Era do conhecimento por meio de uma economia que valorize a CTI.
Em seu plano de governo, Lula também diz que irá investir na tecnologia e inovação junto com a sociedade. Pois, por meio disso, será possível seguir também o seu projeto de transição ecológica para reduzir os danos ao meio ambiente.
Projeto Brasil Conectado
Gerar a transformação digital do país é, então, uma das premissas do Governo Lula em 2023. Nesse sentido, o projeto Brasil conectado visa garantir internet de qualidade no território nacional para todos e todas.
Esse é mais um ponto que reafirma o compromisso do governo com o investimento intenso em tecnologia. Assim, esse é visto como um dos possíveis avanços que serão feitos em seu mandato.
Como o Empreendedorismo será beneficiado no plano de governo Lula?
O plano de governo do candidato Lula coloca o empreendedorismo e cooperativismo como um dos pontos base para a economia. Pois, são vitais para gerar empregos e movimentar os negócios. Desse modo, visa investir para:
- Fortalecer redes e cadeias produtivas;
- Facilitar o acesso a mercados e créditos
- Estimular a inovação
Esses são alguns dos benefícios presentes em seus objetivos. Além disso, também faz parte das suas propostas presidenciais para 2023, a representação política de mulheres nessa área.
Em seu plano de governo, Lula diz ainda que irá estimular o empreendedorismo social. Isso porque, o mesmo possui também um grande poder de inclusão produtiva, além de gerar renda e inovação.
Economia criativa e cooperativas
A economia criativa e as cooperativas têm grande poder para gerar boas mudanças no país, de acordo com Lula. Então, serão feitos investimentos para que esse tipo de negócio cresça e ganhe cada vez mais força.
Outro ponto é que se acredita que esse estímulo será muito útil para criar boas chances de trabalho para todos. Além disso, cada vez mais pessoas poderão ter acesso a essas iniciativas.
Linhas de crédito do BNDES e BB para micro e pequenas empresas
O candidato do PT defende que os bancos públicos, como o BNDES e o BB, prestem o apoio necessário a micro e pequenas empresas. Pois, isso evita fechamentos, em especial das que contraíram dívidas durante a pandemia do COVID-19.
O candidato à presidência conhece e afirma, então, o poder que esse tipo de negócio possui para movimentar a economia do país. Além disso, também é visto como vital para gerar trabalho e renda.
O que Bolsonaro reserva para a Inovação no seu plano de governo?
A inovação faz parte dos eixos que compõem os planos de governo de Jair Bolsonaro. Além disso, conta ainda com a tecnologia e inovação. Assim, está presente na maior parte das esferas como um recurso essencial.
Na área de pesquisa científica, é vista como vital para que o país ganhe notoriedade interna e externa. Então, também tem o potencial de gerar resultados econômicos. Pois, com as novas alternativas, em especial na área tecnológica, é possível gerar o crescimento em:
- Agricultura;
- Empreendedorismo;
- Sistemas produtivos
Para o seu 2º mandato, o atual presidente diz que vai continuar a investir na área. Além disso, visa atuar para que empresas privadas destinem recursos para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Outro ponto é o uso de inovações para gerar o crescimento da economia do país. Desse modo, visa focar em levar recursos para cadeias produtivas locais. Pois, assim será possível explorar de modo sustentável os benefícios de cada região
Em complemento a isso, é possível citar o plano de expansão da agropecuária no Brasil presente no plano de governo de Bolsonaro. Dessa maneira, ele visa promover a competitividade e mudança do agronegócio.
Conectividade com Tecnologia 5G
De modo a continuar o projeto iniciado em seu atual mandato, no seu novo período como presidente, visa investir no 5G. O seu objetivo é alcançar todos os 5.570 municípios brasileiros.
Essa cobertura também irá incluir o seu projeto “Wi-Fi Brasil” que visa levar conexão de internet gratuita para locais em situação vulnerável. Assim, tem como objetivo que até o fim de 2022, haja a sua ampliação.
Quais as propostas para Tecnologia no plano de governo Bolsonaro?
De acordo com o plano de governo de Bolsonaro, o investimento em tecnologia irá continuar. Pois, é um meio vital para que o Brasil se torne referência. Assim, além de ser visto como exemplo para outros países, ainda gera benefícios em diversas áreas, como:
- Saúde;
- Educação;
- Segurança pública;
Outro ponto é que irá ocorrer ainda a criação de inovações que gerem competitividade nacional e qualidade de vida à população. Assim, a proposta principal é de um trabalho com a união da CT&I.
Esse é visto como o meio para que o Brasil se torne modelo tecnológico a nível de se tornar exemplo para outros locais. Além disso, essa transformação irá gerar bons resultados para áreas como saúde, educação, e outros
Energia limpa para a redução da emissão do carbono
De acordo com o seu plano de governo, o investimento em novas energias limpas serão muito úteis para criar um lugar mais sustentável. Assim, entre as propostas, está o investimento em:
- Hidrogênio verde;
- Veículos elétricos e híbridos
O uso de tecnologias que levem menos danos ao meio ambiente é, então, um dos seus objetivos vitais. Dessa forma, as soluções regionais que contribuam para isso, também terão reconhecimento.
Com os recursos disponíveis por meio digital, Bolsonaro acredita que terá uma redução na emissão de carbono. Além disso, o uso de aplicativos também deve levar as pessoas a terem mais rapidez no acesso de direitos junto ao governo.
Outro ponto vital em seus interesses para a presidência de 2023 é conseguir tornar o Brasil um país verde desenvolvido. Desse modo, as questões ambientais serão também a base para a tomada de decisões.
Atuar no mercado de créditos de carbono
Preservar o meio ambiente é uma das bases do plano de governo. Desse modo, o uso de créditos de carbono é visto como uma boa alternativa. Pois, ajudam a reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
Os Green Bonds ou títulos verdes, também são um meio de gerar investimento em opções sustentáveis. Com isso, haverá a valorização de projetos para reduzir o consumo de água, energia e matérias-primas.
Como Bolsonaro pretende lidar com o Empreendedorismo na sua proposta de governo?
Bolsonaro traz, em seu plano de governo, o estímulo ao empreendedorismo como meio vital para criar emprego e renda. Por isso, tem como objetivo investir cada vez mais em ações para:
- Políticas públicas;
- Ações de financiamento;
- Assistência técnica
O Estado irá fazer a capacitação das pessoas que desejam empreender. Para isso, fará a definição das áreas que poderão ser boas opções de ingresso. Dessa forma, será feito o uso de práticas modernas e, ainda, tecnologia intensa para crescer a capacidade produtiva.
A redução em gargalos de logística também visa gerar um retorno de investimento em curto prazo. Com isso, os recursos ganham a possibilidade de irem para outras áreas vitais, caso preciso.
Outro objetivo de Bolsonaro, é reduzir processos demorados e normas para que a criação de empresas e do empreendedorismo cresçam. Logo, esse modelo de negócio tem um lugar vital em seu plano de governo.
Políticas de geração de emprego e renda
De acordo com Bolsonaro, para 2023, o Brasil deve criar meios para gerar emprego e renda para a população. Além disso, devem ser flexíveis com a dinâmica do cenário mundial. Então, a nação poderá lidar com diversos fatos históricos.
Com isso, o país estará mais apto para passar por períodos que geram impactos na vida de todos, como guerras e pandemias. Ainda, será vital para que o indivíduo possa suprir as suas necessidades básicas e viva de modo digno.
Liberdade econômica para o empreendedorismo
Ainda em seu plano de governo, há o incentivo à criatividade, capacidade gerencial, visão empresarial e liberdade de escolha como vitais.
Esses são vistos como pontos vitais para que os indivíduos possam gerar seus próprios meios de existência. Com isso, poderá ser feliz ao fazer o que gosta de modo legal.
Que dia acontece a votação do segundo turno para presidente do Brasil?
A votação do segundo turno para presidente no Brasil será no dia 30 de Outubro de 2022. Desse modo, mais de 156 milhões de eleitores que estão aptos a votar devem retornar às urnas entre às 08h e 18h.
É viável ter atenção para levar um documento de identificação para que possa votar. Além disso, dessa vez, terão menos opções de escolha, mas pode ser muito útil anotar e levar o número do seu candidato com você.
Em alguns locais terá a votação só para optar por um presidente, enquanto em outros 12, será feita a escolha também do governador. Além disso, 8 unidades irão eleger novos prefeitos e vice-prefeitos.