China vs Taiwan: quais impactos no mercado de semicondutores caso haja uma guerra

 China vs Taiwan: quais impactos no mercado de semicondutores caso haja uma guerra

(Imagem: Thiago Pontes)

China vs Taiwan pode virar um conflito diante dos eventos recentes, como a visita de Pelosi à ilha. Mas, é preciso saber alguns detalhes sobre as condições atuais. Aliás, vale entender como isso pode afetar o mercado de aparelhos tecnológicos.

Um pouco de contexto sobre o tema

Caso não saiba, a visita de Nancy Pelosi gerou uma certa tensão na China. A princípio, o governo chinês vê a ação da Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA como uma provocação.

Essa reação se dá pelo fato do país não reconhecer a ilha como independente. Além disso, a nação chinesa é contra o contato de Taiwan com outros países. Dessa forma, só o Vaticano, junto com 13 nações, a reconhecem como Estado. Então, recapitulando:

  • A relação dos Estados Unidos é de ambiguidade estratégica;
  • Nancy Pelosi se mostra crítica ao modelo de governo da China;
  • A visita da política não é aprovada por todas as autoridades dos EUA.

São esses os elementos principais que ajudam a dar contexto para essa situação no mundo. Dessa maneira, há uma preocupação quanto à resposta dos chineses sobre a visita.

Foto: Uma guerra entre China vs Taiwan pode afetar além do setor de semicondutores

China vs Taiwan, a segurança da presidente da câmara

Esse é um ponto crucial e há um cuidado extra com a segurança de Pelosi. Afinal, é ela quem está na linha de sucessão para o cargo de presidente. Portanto, cada viagem que ela faz ao exterior requer uma atenção maior.

Itinerário

A visita da presidente da câmara não estava no itinerário público e a atitude se deu por sugestão de um membro do governo taiwanês. Por fim, o ato ocorreu em um momento delicado entre EUA e China.

A resposta da China

O porta-voz da embaixada chinesa disse que a posição do país está clara nesse caso. Além disso, ele reforçou que o órgão busca fazer tudo para não prejudicar a paz. Do mesmo modo, espera que consequências sérias não ocorram.

China vs Taiwan e o mercado de semicondutores

Um conflito, antes de mais nada, pode afetar esse setor, segundo Mark Liu. Ele é o presidente da fábrica de semicondutores que fica em Taiwan. Assim, destacou que as empresas ficariam inoperantes em caso de uma invasão chinesa.

A TSMC é hoje uma das principais empresas que fabricam microchips de alta tecnologia no mundo. Aliás, esses componentes podem compor todo tipo de eletrônico, como por exemplo:

  • Mísseis;
  • Smartphones;
  • Carros.

Não para por aí, já que ela possui grandes clientes como Sony e Apple. Então, não é surpresa que ela tenha boa parte do mercado sob seu domínio. Por fim, suas fábricas cumprem um papel crucial diante do problema atual de falta de chips.

Quais os impactos caso haja uma guerra?

Uma guerra China vs Taiwan pode gerar uma turbulência econômica acima do comum na região. Como resultado, todo o mercado global desse setor sofreria com os efeitos dessa guerra.

De acordo com Liu, esse conflito iria muito além do mercado de semicondutores. Portanto, seria algo que chegaria a mudar por completo no aspecto geopolítico que se apresenta hoje.

China vs Taiwan: e então, o que esperar disso?

Sem dúvida, essa é uma questão que vale observar com atenção devido ao momento delicado. Afinal, a China não reconhece Taiwan como país e é contra autoridades que dêem legitimidade ao estreito.

De fato, há a possibilidade de um conflito, já que a visita de Nancy aumentou essa tensão. Dessa forma, até mesmo o governo dos EUA se preocupa com o que os chineses podem fazer.

Isso não quer dizer que há a certeza de uma guerra entre as nações. Isso porque, ainda há quem acredite que a paz seja preservada. Assim, a postura de cautela diante desse problema é necessária para evitar algum conflito.

Diego Dias

Diego Dias é escritor há 22 anos e especialista em SEO há 7 anos, possui mais de 10 mil criações no mundo da redação online e é um apaixonado por produzir conteúdos que levam conhecimento ao público.

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.