O Nubank é uma fintech criada no Brasil que se tornou uma das empresas mais valiosas do país e do mundo. Além disso, é um dos unicórnios brasileiros. Por isso, saiba detalhes sobre a história da startup, como surgiu e quem são os criadores deste banco.
Como surgiu o Nubank?
O Nubank surgiu no ano de 2013, quando seus criadores resolveram fundar uma empresa de cartão de crédito que fosse diferente de tudo o que já existia no mercado.
Nesse sentido, a startup surgiu para eliminar problemas comuns de bancos tradicionais, como:
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- excesso de burocracias;
- taxas altas;
- serviços de baixa qualidade.
Com essa visão, a equipe começou a criar o seu primeiro produto, um cartão de crédito sem anuidade, com a chance de gerenciar tudo por meio de um app no seu celular.
No começo, isso foi um grande desafio, uma vez que o sistema financeiro é altamente restrito e regulamentado no Brasil.
Porém, eles estavam determinados a criarem uma solução que trouxesse mais transparência e fosse muito mais simples para o público consumidor, em geral.
O trio criador enfrentou fortes obstáculos no início, desde a obtenção de financiamento até a superação das regulamentações complexas do setor financeiro do Brasil. No entanto, sua paixão e visão os impulsionaram para superarem essas barreiras.
Primeiro produto da fintech
Em 2014, o Nubank lançou seu primeiro cartão de crédito roxo, que não demorou muito para se tornar um ícone da marca. Afinal, o design inovador e a facilidade de usar cativaram o público, com isso, a empresa começou a ganhar tração muito rápido.
Com suas campanhas e táticas de marketing, além de um produto robusto, a startup conseguiu não só seu lugar no mercado, mas também construiu uma legião de fãs.
Quem são os fundadores do Nubank?
O banco Nubank foi criado por três sócios, que inclui apenas uma brasileira entre os nomes da lista. Desse modo, as mentes por trás do banco digital “roxinho” são:
- David Vélez, da Colômbia.
- Cristina Junqueira, brasileira;
- Edward Wible, dos Estados Unidos.
Veléz foi o primeiro CEO da empresa, com Cristina Junqueira como VP de Marketing e Relações Públicas. Já Edward Wible foi o Gerente ou Diretor de Tecnologia da marca.
Valor de mercado em 2023
A startup segue a quebrar recordes e no ano de 2023, atingiu o valor de mercado de mais de 32 bilhões de dólares. Desse modo, suas marcas já superam grandes bancos que atuam no Brasil, como:
- Bradesco
- Santander;
- Banco do Brasil.
Contudo, o valor de mercado da fintech segue atrás do banco Itaú, que chega a quase US$ 50 bilhões, atualmente.
Por que o Nubank é inovador?
A empresa Nubank é inovadora, porque introduziu uma série de produtos no segmento financeiro no país sem burocracia, ou pelo menos com um pouco menos. Desse modo, ela trouxe ao mercado opções como:
- conta 100% digital;
- investimento em renda fixa e variável;
- total controle das finanças pelo celular.
O banco também lançou o “Nubank Rewards”, um programa de recompensas que permite que os clientes ganhem pontos por cada compra e troque-os por descontos em faturas ou produtos.
Ainda assim, a marca abriu para alguns clientes a opção de comprar ações do banco direto pelo app. Dessa forma, a campanha quis promover uma interação ainda maior, a fim de que os usuários façam parte de uma ideia que revolucionou o mercado financeiro no Brasil.
Como o Nubank revolucionou os serviços bancários?
A revolução completa do Nubank ocorreu depois da criação da NuConta, sua conta digital que oferece diversas facilidades. Entre elas, os clientes podem fazer transferências, mesmo antes do recurso PIX, pagar contas e até mesmo ver seu dinheiro render.
Da mesma forma, as taxas são competitivas e bem mais atrativas do que as de outros bancos e instituições. Além disso, lançaram também um seguro de vida totalmente digital e um serviço de entrega de comida.
Por fim, mais recentemente integraram sua conta digital com o WhatsApp, onde ambos apps atuam em conjunto para os usuários realizarem pagamentos para outras pessoas sem sair do aplicativo de mensagens.
Um avanço exponencial
O banco conseguiu atingir um crescimento exponencial até hoje. Afinal, a startup atraiu investimentos altos de empresas de capital de risco e se tornou um “unicórnio”, termo usado para descrever startups avaliadas em mais de um bilhão de dólares.
Por isso, a marca se tornou uma das maiores fintechs. Sua proposta de valor simples, atendimento ao cliente excepcional e foco na satisfação do usuários, foram peças-chave para o seu sucesso.
Em 2020, o banco atingiu e superou a marca de 30 milhões de clientes, quando veio a se tornar a maior instituição financeira independente do Brasil. Com isso, sua presença também se expandiu para outros países da América Latina.
Onde a empresa atua?
A empresa oferece seus serviços no Brasil, onde tem seu maior público consumidor e em outros países da América Latina, como:
- Colômbia;
- Argentina;
- México.
Mais recentemente, a marca também expandiu seus serviços para outros continentes e começou a atuar também na Índia.
Dessa forma, isso é reflexo de um projeto que deu certo, já que foca desde o início no cliente, desde a experiência como a cobrança justa por serviços do segmento financeiro.
Como é a cultura do Nubank?
Uma das razões para o sucesso do Nubank é sua cultura corporativa única, já que a empresa valoriza a diversidade e a inclusão, bem como, a colaboração mútua.
Dessa forma, isso se reflete em sua equipe e nas políticas de contratação de novas pessoas para o quadro de pessoal. Eles têm uma abordagem transparente com os usuários e uma comunicação direta, que gera uma base de fãs leais.
Investimentos constantes
O banco investe fortemente em inovação. Por isso, eles têm um centro de engenharia em Berlim e estão sempre em busca das mais recentes tendências do mercado de tecnologia para melhorar seus produtos e serviços ao redor do mundo.
Progresso da marca
De modo geral, o futuro do Nubank não gera preocupações. Isso porque, a empresa continua a expandir sua linha de produtos e serviços, com foco em oferecer uma experiência financeira mais completa e conveniente para seus clientes.
A marca também abriu o seu capital e continua até hoje na bolsa de Nova York, com os BDRs listados na Bolsa do Brasil.