O PayPal é uma empresa de pagamentos, que serve como uma carteira digital, para recebimento de valores em moeda local ou estrangeira, bem como, para o pagamento de contas. Por isso, tornou-se muito popular tanto para pessoas físicas como para empresas.
O que é a PayPal?
A empresa PayPal é uma plataforma digital para envio e recebimento de pagamentos. Em resumo, ela funciona como uma carteira digital, em que o usuário cadastra um cartão de crédito ou débito para abrir mão do dinheiro físico.
Ao fazer uma compra em um site, o usuário pode escolher essa opção como forma de pagamento. Então, ela:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- atua como um intermediário;
- recebe os dados da cobrança;
- lança para pagamento com o cartão selecionado.
Esse método oferece uma segurança maior, porque não é preciso informar os dados bancários ou de cartão em plataformas externas e colocar em risco informações pessoais.
Do mesmo modo, quando a pessoa precisa receber um pagamento de uma empresa externa, por exemplo, pode informar a conta PayPal para receber. Quando o valor é creditado, pode usar tanto para fazer compras como para transferir para outro banco.
Como surgiu a empresa de pagamentos?
A empresa surgiu no ano de 1998, sob o nome de Confinity com um serviço de software de segurança para aparelhos móveis. No ano seguinte, ela lançou a plataforma de pagamentos, que ganhou o nome atual.
Os serviços se expandiram e ela se tornou uma das formas de pagamento no site Ebay, com opção para diversas moedas. Ao longo dos anos, ela atingiu o mercado global e firmou parcerias com diversas empresas como bancos e administradoras de cartões.
Qual é a diferença entre PayPal e Pix?
O PayPal é uma plataforma de pagamentos de alcance internacional, enquanto o Pix é um meio de envio de valores entre contas bancárias, disponibilizado pelo Banco Central do Brasil.
Outro ponto que diferencia os dois é que as transações via Pix ocorrem de forma instantânea, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Já os valores enviados pela empresa norte-americana podem levar alguns dias para serem creditados.
Quais bancos são aceitos no PayPal?
O PayPal aceita pagamentos e contas bancárias dos principais bancos, tais como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. Além disso, a plataforma tem parceria com vários bancos digitais, como, por exemplo:
- Inter;
- Banco Nubank;
- Next Bank;
- Banco Neon;
- Agibank;
- Banco Modal.
Quais são as regras para vincular uma conta?
Para fins de segurança, a plataforma exige que a conta bancária informada esteja em nome do usuário cadastrado. A empresa faz uma checagem de segurança, com o envio de dois depósitos em valores diferentes, que servem para confirmar a validade dos dados.
Uma mesma conta bancária não pode ser vinculada a duas contas no PayPal ao mesmo tempo. Além disso, mesmo que desvincule de uma conta, há um limite de três utilizações ao longo do tempo.
Como funciona o PayPal para empresas?
O PayPal Business é uma solução que permite criar cobranças personalizadas, inclusive, com a logo da marca, direto pelo aplicativo. Dessa forma, basta enviar o link para os clientes para pagamento.
Também é possível ter acesso fácil às informações sobre valores que recebeu e contas pendentes de pagamento, o que facilita a gestão da empresa.
Os usuários empresariais também podem pagar as suas contas com o saldo existente na carteira digital e concentrar todas as ações em um único local.
Ferramentas de crescimento
Além dos serviços básicos, a plataforma oferece um suporte para pequenas e médias empresas expandirem o negócio. Elas podem, por exemplo, vender os produtos por meio das redes sociais com link para pagamento em poucos cliques.
À medida que aumentam as vendas, é possível ter acesso a novos recursos. Um deles é a proteção ao vendedor, que evita prejuízos nas vendas quando há contestação por parte do comprador.
Quais são as taxas que o PayPal cobra?
Sobre PayPal taxas, existem três tipos diferentes, os quais são: as comerciais, tarifas adicionais, como para conversão de moedas e chargeback, além de outras categorias de preço, entre elas micropagamentos ou pagamentos em lote.
Para os pagamentos comerciais, os quais são os relativos à compra de mercadorias ou serviços, por exemplo, as taxas variam entre:
- domésticos, ou seja, feitos em moeda local, com tarifa de 4,99% + R$ 0,60;
- internacionais, com tarifa de 7,4% mais um valor fixo, que varia conforme o país.
Taxa de conversão de moeda
Nos casos de pagamentos internacionais, a empresa adiciona uma taxa de 4,5% no momento da conversão de câmbio. Nesses casos, a plataforma contrata uma instituição financeira habilitada para essa operação e informa o custo final da transação.
Chargeback
Essa é uma tarifa fixa, que varia de acordo com a moeda utilizada, cobrada nos casos em que o comprador contesta o pagamento. No entanto, esse valor não é cobrado quando o vendedor está qualificado para o programa de proteção.
Tarifa para pagamentos em lote
Essa opção só pode ser realizada com saldo na carteira digital, ou seja, não é possível usar um cartão de crédito para fazer pagamentos em lote. A tarifa, tanto para transações nacionais como internacionais, é de 2% sobre o valor pago.
O percentual, no entanto, fica limitado ao limite máximo por destinatário, que varia conforme a moeda. No Brasil, por exemplo, o teto é de R$ 2 a cada pagamento.
Vale a pena usar o PayPal?
O PayPal, de fato, é uma plataforma segura, que simplifica o processo de pagamentos, então, vale sim a pena. Inclusive, é uma ótima forma de receber valores de fontes internacionais, sem precisar abrir uma conta própria para isso.
Ele também é um bom recurso para pequenos e médios negócios, uma vez que facilita o processo de cobrança, por meio do envio de link e acesso a diversas outras facilidades para expandir as atividades.
Em todo caso, antes de decidir aderir a esse serviço, ainda mais no caso de contas empresariais, é preciso levar em consideração os custos e taxas envolvidos e comparar para saber se atende às demandas.