Algar lança primeira rede 5G na faixa de 2,3 GHz após leilão da Anatel

 Algar lança primeira rede 5G na faixa de 2,3 GHz após leilão da Anatel

Algar lança rede 5G com frequência de 2,3 GHz (Imagem: Reprodução)

Talvez você imaginasse que Claro, TIM ou Vivo fossem as primeiras operadoras a lançarem 5G após o leilão da Anatel, mas não foi isso que aconteceu. A Algar, operadora que atua em 87 municípios de GO, MS, MG e SP anunciou sua rede comercial de quinta geração com a frequência de 2,3 GHz nas cidades de Franca, Uberaba e Uberlândia.

O 5G da Algar é o primeiro a utilizar as frequências do leilão na Anatel. Isso não significa que a regional é a pioneira com a tecnologia no Brasil: Claro, TIM e Vivo já lançaram uma cobertura (bem restrita, por sinal) utilizando o espectro compartilhado com padrões anteriores, enquanto a Oi possui uma rede de quinta geração com espectro dedicado em Brasília.

Isso não torna o lançamento da Algar menos relevante: até agora, é a rede 5G comercial com a maior quantidade de espectro em funcionamento no Brasil. O lançamento da Algar utiliza 40 MHz de capacidade na faixa de 2,3 GHz – frequência que a TIM decidiu dedicar ao 4G.

A frequência de 2,3 GHz não é a principal para o 5G. A Algar também arrematou licença de 3,5 GHz, mas ela ainda precisa de “limpeza”. Esse espectro está atualmente ocupado pela TV aberta via satélite, que passará por uma migração para a Banda Ku.

A cobertura 5G da Algar

Por enquanto, o 5G da Algar está disponível em alguns bairros das cidades de Uberaba, Uberlândia e Franca. Confira a cobertura:

Cidade Bairros cobertos com 5G
Franca (SP) Centro
Cidade Nova
Industrial
Jardim Angela Rosa
Jardim Francano
Parque Progresso
Vila Santa Cruz
Uberaba (MG) Abadia
Centro Conjunto
Frei Eugenio
Jardim America
Leblon
Nossa Senhora da Abadia
Parque das Acácias
Rodoviária
Santa Maria
Santa Marta
São Benedito
Universitário
Vila Celeste
Uberlândia (MG) Aclimação
Alto Umuarama
Brasil
Buritis
Centro
Chácaras
Ibiporá
Gávea
Gávea Sul
Granja Marileusa
Jardins Barcelona
Jardim das Acácias
Jardim Karaíba
Jardins Gênova
Marta Helena
Martins
Nova Uberlândia
Paradiso
Santa Monica
Shopping Park
Tibery
Tubalina
Umuarama

De acordo com a Algar, os municípios de Patos de Minas, Pará de Minas, Ituiutaba, Itumbiara e Nova Serrana serão os próximos a receberem o 5G no primeiro trimestre de 2022.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Redação

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.