Entenda as mudanças que chegam com o 5G

 Entenda as mudanças que chegam com o 5G

Alguns assuntos têm dominado os editoriais de tecnologia nos últimos tempos. Dentre eles está o metaverso – popularizado por nosso querido Facebook que agora chama-se Meta – e o 5G. Ambos prometem uma revolução na maneira de utilizarmos a internet, mas como de fato isso acontecerá?

Revolucionar a ferramenta que mudou a humanidade é uma tarefa duríssima. Além disso, algumas pessoas acreditam que ambas tecnologias não irão fazer muita diferença. O acesso a internet já é rápido o suficiente com o 4G, por que precisamos do 5? 

Muitas perguntas precisam ser respondidas, e é exatamente isso que iremos fazer agora. Chegou a hora de entender melhor sobre o 5G e como ele poderá mudar a forma que utilizamos a internet. 

O que é 5G?

Podemos comparar as redes sem fio de transmissão de dados com tubulações: a água pode passar em qualquer lugar, assim como os dados, porém, quanto maior a tubulação maior será a quantidade.

O 5G é como uma tubulação de 10 a 100 vezes maior do que as redes 4G e 4.5G.  

Além de uma maior velocidade de transmissão, a nova rede será responsável por uma consistente evolução no que chamamos de Internet das Coisas. Graças a baixa latência, a nova rede permite uma comunicação em tempo real com serviços que utilizam a nuvem. 

Para ser caracterizada como rede 5G é preciso ter 8 especificações, são elas:

Benefícios do 5G para sociedade

Ao falarmos sobre as novidades no mundo da tecnologia sempre pensamos no lado do desenvolvedor, ou seja, aquela pessoa que trabalha no setor. Mas e para quem realmente importa? É claro que o desenvolvedor deve saber o que há de novo no mercado, mas sem os usuários de nada adiantará.

Pois bem, então quais os benefícios que o 5G trará para a sociedade como um todo? 

  1. O primeiro ponto a ser abordado será através dos aparelhos que viraram uma extensão do corpo nos últimos anos, o celular. As expectativas é que a nova rede móvel seja mais rápida e gere um alívio em áreas urbanas de maior densidade. Ao mesmo tempo, o desejo é que seja possível levar banda larga em áreas de difícil conexão. 
  2. Além de chegar onde o 4G não chega e melhorar o engarrafamento de dados dos grandes centros, a transferência de dados será em tempo real. Independente do tamanho, as comunicações remotas serão muito mais precisas. As tecnologias que necessitam disso irão evoluir significativamente, por exemplo, carros autônomos ou cirurgias remotas. 
  3. Ainda sobre a IoT, o mundo será ainda mais conectado. Os dispositivos se tornarão mais inteligentes, e como já citado neste artigo, o 5G vai permitir que vários dispositivos se conectem ao mesmo tempo. Ou seja, a conversa entre eles será muito mais completa. Até mesmo sua geladeira será capaz de fazer um pedido caso algo esteja faltando (isso é uma realidade, porém, será aprimorada e se tornará mais acessível).
  4. Adentrando a internet, podemos ter um boom ainda maior nos vídeos online. Com a rede tendo uma velocidade de 100 a 1000 vezes maior que o 4G, vai permitir que as resoluções máximas dos conteúdos em vídeos sejam cada dia mais acessíveis. Hoje é possível ver um vídeo em 4K no YouTube, porém muitos dispositivos não suportam essa resolução. Com o 5G, o 4K irá virar o 1080p e possibilitará a chegada do 8K. 
  5. Para os jogadores de plantão – número que cresce cada dia mais, afinal, todo mundo joga alguma coisa, não importa o dispositivo – o 5G é um benção. Jogar sem interrupção, sem lag, sem travamentos, além de melhorar o streaming de jogos
  6. E por fim, estaremos mais próximos da Realidade Virtual. Apesar dessa tecnologia ser algo “comum” ainda utilizando o 4G, a nova rede permitirá um desempenho ainda melhor. A ideia não é utilizá-la apenas nos videogames, mas sim no nosso dia a dia e no metaverso. Sendo este último o de maior expectativa, afinal, o metaverso precisa do 5G para poder mudar a internet. 

31 forma de utilizar o 5G (by: Ericsson)

Apesar de já citado os benefícios do 5G, nada melhor do que ver as possibilidades que a tecnologia irá trazer. Neste gráfico, a Ericsson colocou os 31 principais usos que serão otimizados com a chegada da nova tecnologia, 

O que acontecerá a partir dessa atualização é difícil prever. Conforme citado anteriormente, o 5G abrirá portas para o metaverso e isso irá revolucionar a forma de utilizar a internet. Não somos apenas nós que estamos dizendo, o Facebook mudou o nome da sua empresa para Meta devido a essa nova realidade e Bill Gates já prevê que reuniões de negócios migrarão para o metaverso nos próximos 3 anos.

Além disso, cada vez mais os dispositivos de realidade mista – os quais misturam o virtual com a realidade – serão vistos nas ruas. O futuro promete com o 5G, uma nova forma de vivenciar o digital estará à nossa disposição.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Flávio Carneiro

Engenheiro de Computação apaixonado por Tecnologia e Rapadura desde criança, uniu os dois e criou o Rapadura Tech para fomentar o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia. Atualmente lidera um time de desenvolvimento e marketing no Insight Lab. É usuário ativo do Telegram e entusiasta de Inovações e Marketing Digital.

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.