Armazenamento em nuvem: uma tendência que veio para ficar e revolucionar o setor

 Armazenamento em nuvem: uma tendência que veio para ficar e revolucionar o setor

(Imagem: Thiago Pontes)

Armazenamento em nuvem é uma das funções mais importantes da internet e revolucionou a rotina das empresas e das pessoas. Então, entenda o que é esse conceito, como funciona e porque ele se destaca tanto.  

O que é armazenamento em nuvem?

Esta tecnologia já faz parte do dia a dia e está presente em vários serviços diferentes. Por isso, é bom conhecer a origem dessa inovação e quais as principais vantagens que ela oferece para quem usa.

De modo geral, ela serve para guardar arquivos com mais segurança e proteção, além de te dar acesso rápido. Isso porque, não precisa de uma máquina física para tal, com isso é mais prático do que o uso de HDs, basta ter acesso a internet para abrir os documentos.

Por que esse nome?

O termo nuvem é usado desde a década de 1970 como uma metáfora para a Internet. Mas, antes disso já definia desenhos e diagramas de telefonia, logo é um conceito antigo que se atualiza a toda nova técnica.

A imagem já foi aplicada em muitos diagramas para indicar a própria rede de navegação. Assim, nessa época mostrava que não importava o rumo que a informação teria para chegar ao destino final.

Como essa tecnologia funciona?

O armazenamento em nuvem é um modo de guardar arquivos em um HD fora da sua máquina por meio da internet. Então, você pode estar perto ou longe do servidor e ainda assim têm acesso a ele.

Todos os serviços que oferecem essa tecnologia têm um servidor que faz a comunicação entre dispositivos pessoais com uma central de dados. Ou seja, são locais físicos que têm um alto nível de segurança digital e física.

Os usuários que possuem conta podem acessar, editar e compartilhar os arquivos na nuvem por meio de qualquer dispositivo que possua como:

  • Celular;
  • Tablet;
  • Computador.

Foto: Armazenar os itens online é uma das formas mais seguras para não perder seus itens.

Principais serviços de armazenamento em nuvem

Hoje em dia o serviço é muito comum e várias empresas o oferecem. Dessa forma, alguns dos principais estão a seguir:

  • Amazon Cloud Drive – armazenamento online da Amazon disponíveis para vários sistemas;
  • iCloud – feito para usuários de dispositivos da Apple.;
  • Dropbox – serve para salvar arquivos e fotos;
  • Box Drive – é capaz de fazer sincronia entre diversos aparelhos;
  • Google Drive – é um serviço online do próprio Google que reúne outros produtos da fabricante;
  • OneDrive – criado pela Microsoft, também é uma opção para guardar arquivos na nuvem.

Telegram

O Telegram também possui um armazenamento em nuvem. No entanto, ele não tem um sistema de pastas como outras opções que se tem hoje, por exemplo, o Dropbox.

Mesmo assim, essa plataforma tem um aspecto bem interessante, pois permite salvar arquivos enormes e de forma ilimitada.

O usuário tem um limite máximo de 2 GB por arquivo. Ainda, para acessar o que foi salvo é só acessar a conta.

Esse processo não tem nenhum custo adicional, o que é sem dúvidas um outro aspecto que chama bastante atenção.

Como salvar arquivos na nuvem do Telegram

  • Abra o Telegram;
  • Clique no ícone das três barras no canto esquerdo;
  • Selecione “Mensagens salvas”;
  • Clique no ícone do clipe de papel e selecione o item que quer enviar.

Os benefícios de se usar o armazenamento em nuvem

Quem usa o armazenamento em nuvem, pode acessar os arquivos a qualquer momento sem precisar de um HD físico. Então, mesmo pessoas que estão em locais diferentes podem acessar os arquivos ao mesmo tempo.

Custo

Um dos pontos mais positivos é que o serviço possui planos gratuitos em alguns casos. Além disso, não é preciso investir em um hardware para guardar os seus arquivos e nem em segurança.

Tempo 

Os sistemas costumam ser rápidos e práticos para achar os arquivos. Dessa forma, é possível salvar eles de modo automático e restaurar em poucos segundos.

Gerenciamento de dados

Quase todos os servidores também contam com pastas para que você possa se organizar. Portanto, é fácil encontrar o que deseja e manter tudo arrumado.

Os contras de se usar essa tecnologia

A parte negativa da tecnologia é que para ter acessos aos seus arquivos é preciso estar sempre conectado. Com isso, sem internet estável não há meios de lidar com seus documentos, então, quem precisa trabalhar terá problemas. Outros defeitos são:

  • Risco da empresa ser hackeada;
  • Dados ficam expostos para quem tem acesso a sua pasta;
  • Limite de dados que podem ser guardados;
  • Alguns serviços são pagos.

O armazenamento em nuvem vale a pena?

Este sistema é a forma mais prática de guardar seus arquivos e no futuro deve se tornar o meio mais usado para tanto. 

Quem deseja se manter atual e ter segurança de que não vai perder seus arquivos caso as máquinas tenham defeitos, encontram no armazenamento em nuvem um grande aliado. Por isso, é uma área que vale a pena e deve crescer cada vez mais.

Diego Dias

Diego Dias é escritor há 22 anos e especialista em SEO há 7 anos, possui mais de 10 mil criações no mundo da redação online e é um apaixonado por produzir conteúdos que levam conhecimento ao público.

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.