Conheça a primeira startup cearense aprovada pela AWS EdStart

 Conheça a primeira startup cearense aprovada pela AWS EdStart

(Imagem: Site Eduqhub)

Uma empresa que transforma a experiência de ensino e aprendizagem por meio da tecnologia, materiais criativos e metodologia inovadora. Essa é a definição da Eduqhub. Fundada em 2019, a Startup B2B2C tem como público-alvo escolas, sistemas de ensino e famílias. 

A novidade é que essa startupé a primeira do Ceará aprovada pela AWS EdStart, programa acelerador de startups de tecnologia educacional, projetado para ajudar empreendedores a criar a próxima geração de soluções de aprendizado online, análises de dados e gerenciamento de campus na Nuvem AWS.

A Agenda Edu já fazia parte do programa, mas a Eduqhub foi a primeira após a assinatura do CCTD com o estado do Ceará.

O que é  AWS EdStart?

O programa foi criado para que as startups EdTechs aproveitem rapidamente os benefícios como apoio financeiro sem capital próprio, por meio do crédito promocional da AWS, treinamento e suporte técnico, além de acesso a uma comunidade global de especialistas em tecnologia educacional.

“Estamos muito felizes. Eu particularmente sou fã da Amazon, então fazer parte do programa de Edtechs deles é sensacional, um reconhecimento e uma ajuda importante para quem está começando. Ter apoio de capacitação, conexão e créditos é tudo que mais precisamos”, conta Marilia Teofilo, fundadora e CEO da Eduqhub.

Marilia Teofilo, fundadora e CEO da Eduqhub

Processo de aprovação

Ela conta como foi o processo de aprovação, até para incentivar as demais startups. “A Camila Forte do Rapadura Valley organizou uma reunião com todas as Edtechs do Ceará. Nessa reunião a responsável pelo Programa EdStart da AWS, Renata Trindade, ouviu o pitch de todos os empreendedores e fez a apresentação do programa”.

No fim da reunião, foi passado um link para que os presentes na reunião preenchessem um formulário com todos os detalhes de sua startup. A responsável pelo Programa EdStart disse que em até 12 dias seria dada uma resposta. “A comunicação com eles é super fácil e, como tudo da Amazon, eficiente e rápido. Acho que em uma semana recebi o email com a aprovação. Que eu saiba somos a primeira do Ceará”.

Quem tiver interesse pode aplicar pelo site: https://aws.amazon.com/pt/education/edstart/

Segundo Marilia, a Eduqhub já ganhou $500 dólares de crédito na conta AWS. A plataforma já estava na nuvem deles. “Vamos participar dos eventos. Dia 18 de fevereiro vai ter o 1º AWS EdStart Webinar de 2021. Eles vão falar sobre seus produtos e serviços, cloud, updates gerais e lançamentos importantes para soluções em machine learning e inteligência artificial, database, analytics, aplicações modernas, IoT”.

E para quem quiser realmente criar um negócio de sucesso, a CEO dá uma dica: encontre o seu propósito, sua missão. É preciso identificar como seus talentos podem ajudar a resolver problemas do nosso mundo, da nossa sociedade. “Se você estiver comprometido com esse propósito será capaz de mudar de ideias e soluções quando precisar, vejo que muitas vezes o empreendedor se apega à ideia e fica um tempão ali. As coisas acontecem muito rápido e você precisa estar na frente se realmente quiser ser uma empresa inovadora”, salienta.

Sobre a Eduqhub

Marilia conta que a Eduqhub nasceu do inconformismo de uma mulher empreendedora. Mãe de cinco filhos, ela tem uma família de empreendedores e sempre buscou criar um ambiente de inovação e criatividade para seus filhos. Não encontrando na escola o mesmo empenho, se viu responsável por fazê-lo em casa, coisas simples, mas que despertasse uma atitude empreendedora nas crianças. Logo, essa iniciativa tomou corpo e muitas pessoas próximas passaram a pedir que seus filhos participassem dessa iniciativa.

Assim surgiu em 2018 o programa Mini Empreendedor, que começou em casa, a partir de um problema real de uma mãe, foi crescendo, amadurecendo e virou um negócio de educação empreendedora. Nesse período, crescia também em Marília o desejo de transformar a vida de muitas crianças pelo Brasil por meio do empreendedorismo, da criatividade, da inovação.

Hayanne Narlla

Jornalista cearense. Amante do sol e do mar, cultiva o hábito de escrever sobre a vida nos detalhes mais rotineiros. Movida por novos desafios e curiosa desde a infância, gosta de aprender sobre inovações e empreendedorismo. Nas horas livres, reflete e teoriza sobre o universo da música e do cinema. Acredita que é preciso ser útil e deixar rasto.

Posts relacionados