É amanhã: 3ª Escola de Verão em Inteligência Artificial vai debater metaverso e 5G

 É amanhã: 3ª Escola de Verão em Inteligência Artificial vai debater metaverso e 5G

Começa, nesta quinta-feira (3), a 3ª Escola de Verão em Inteligência Artificial (Ever), que apresenta produtos, pesquisas e projetos de Inteligência Artificial e inovação em TICs do Ceará. O evento acontece até sábado (5) e será transmitido pelo Youtube.

A Ever é uma atividade anual do Iracema Digital, que busca promover uma maior articulação entre empresários, pesquisadores e gestores públicos. Nesta terceira edição, o tema escolhido é Ecossistemas, representado pelas regiões Praia, Sertão, Serra e Mangue.

Definindo a Escola

O presidente do Iracema Digital, Ricardo Liebmann, explica que o evento é importante para integrar as tecnologias que estão aparecendo com a sociedade atual. Isso porque elas trouxeram transformações sociais, gerando oportunidades e até ameaças, como o desemprego, pela substituição de trabalho via automatização. 

“Quando criamos o Iracema Digital, há quase 4 anos, acreditávamos que haveria uma aceleração do processo de transformação digital no mundo. E vimos que poderíamos ser articuladores, facilitadores, com um instituto sem fins lucrativos, que interagisse com a academia, os governos e as empresas. A ideia era a de despertar para as oportunidades e mesmo ameaças que vinham surgindo. Desde o começo, entendemos que a IA era uma das tecnologias mais estruturantes da sociedade”, ressalta.

Público-alvo

Não precisa ser expert em Inteligência Artificial para participar do evento, hein? É para todos. Ao mesmo tempo, há uma programação de nível científico e um diálogo com empresários. “Percebemos que o Ceará é um estado que responde à tecnologia, que está atuando com inteligência e que dispõe de projetos inovadores em todo seu território. Temos uma grande articulação entre governo, ciência e empresas”. 

O evento

Como falado antes, serão quatro salas, baseadas nos ecossistemas do Ceará: mangue, praia, sertão e serra. “Escolhemos essa divisão, representando o Estado, porque a tecnologia da informação está por toda parte, não só na capital. Temos muitas faculdades, hubs de inovação em Sobral, Juazeiro, Crato, Crateús, Aracati… O Ceará está altamente conectado pela fibra ótica”.

E Ricardo promete dois temas quentíssimos neste ano: o 5G e o metaverso.

Além disso, foram selecionadas cinco startups do Rapadura Valley para participação no evento, apresentando seu trabalho para o público:

Remédio Zap – Aplicativo voltado para a experiência de compras em farmácias. 

Straloo – Startup B2B2C, atuando na área de saúde e bem-estar. 

Turisnato – Startup dedicada a experiências em turismo e artesanato, com foco na cultura nordestina. 

Medflow – Startup desenvolveu uma ferramenta de suporte a tomada de decisões médicas, baseadas em protocolos de atendimento interativos desenvolvidos por especialistas. 

Elevar – Startup comanda uma plataforma de e-commerce destinada a empresas varejistas e marcas que desejam atuar e se fortalecer no comércio digital.  

Breve histórico

Essa é a terceira edição do evento. A primeira foi presencial, em Canoa Quebrada. Já no ano de 2021, a Ever foi digital, apesar de ter uma abertura presencial no Hub de inovação no Cumbuco. 

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Hayanne Narlla

Jornalista cearense. Amante do sol e do mar, cultiva o hábito de escrever sobre a vida nos detalhes mais rotineiros. Movida por novos desafios e curiosa desde a infância, gosta de aprender sobre inovações e empreendedorismo. Nas horas livres, reflete e teoriza sobre o universo da música e do cinema. Acredita que é preciso ser útil e deixar rasto.

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.