Entenda como a gestão de pessoas é essencial para fazer o seu negócio crescer

 Entenda como a gestão de pessoas é essencial para fazer o seu negócio crescer

Imagem: Thiago Pontes

Conhecer a gestão de pessoas pode melhorar a motivação e liderança dos setores da empresa. Assim, pode-se influenciar a qualidade de vida de cada um de modo que queiram continuar nesse espaço e trabalhar com ainda mais foco e satisfação.

Entenda o que é gestão de pessoas 

No local de trabalho, já há noções de que os recursos humanos são essenciais para que uma empresa se desenvolva. Desse modo, fazer a gerência de pessoas envolve um conjunto de técnicas que visam:

  • Conhecer o capital humano;
  • Investir na interação das habilidades de cada um;
  • Atrair e reter talentos;
  • Engajar pessoas nas metas e cultura;
  • Melhorar o clima e a relação entre gestores e funcionários.

Diferente do que muita gente pode pensar, essa não é uma atribuição apenas do RH. Na verdade, o líder de cada setor é quem lida com os que fazem o processo de forma direta. Então, ele deve estar a par desse tipo de gestão a fim de criar as melhores estratégias.

Qual a importância disso?

Criar um local de trabalho que coloca o ser humano como essencial para o negócio pode gerar vários benefícios. Por exemplo, a motivação para oferecer um serviço de qualidade, o que ajuda a empresa a crescer.

Os pilares da gestão de pessoas

Há cinco pilares cruciais para fazer uma boa gestão de pessoas e conseguir atingir as metas. Então, conheça de forma breve cada uma delas a seguir a fim de aplicar na sua realidade.

Comunicação 

Falar e ouvir são essenciais dentro do espaço de trabalho. Além disso, investir na clareza, segurança e inclusão na hora de comunicar ajuda na compressão e torna a interação mais aberta a sugestões.

Motivação 

Saber o que pode motivar cada pessoa da equipe, bem como o que tira o seu interesse é crucial para essa gestão. Assim, fica mais fácil criar táticas que engajem cada um de forma única.

Trabalho em equipe

Persuadir cada um do time de que o trabalho pode ter resultados ainda melhores em equipes é uma tarefa do líder. Desse modo, ele precisa buscar meios de tornar a interação mais eficaz. 

Conhecimento e competência 

O líder deve incentivar pessoas a buscar crescer de forma técnica e intelectual. Além disso, deve avaliar cada um tendo em vista seu potencial de competência a fim de aproveitá-lo em outra função, por exemplo.

Treinamento e desenvolvimento 

São cruciais para que o negócio cresça e contribuem para que os indivíduos sintam que têm mais valor para ele. Assim, não deve ser visto como um custo, mas como uma forma de investir em quem colabora.

A gestão de pessoas eleva os resultados da sua empresa 

Uma boa gestão de pessoas é capaz de fazer a organização crescer, pois cria uma cultura bem definida e alinha outros processos. Então, alguns exemplos das vantagens de fazer isso são:

  • Aumento da produção;
  • Serviço de qualidade superior;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Aumenta a satisfação;
  • Engaja a cada um na sua evolução profissional e metas da empresa.

Fora tudo isso, investir nas técnicas desse tipo de gerência pode atrair mais talentos. Afinal, há uma grande competição por bons profissionais no mercado e eles podem escolher a opção que mais os valoriza como humanos únicos.

Como isso acontece? 

Ocorre por meio de ações dos cinco pilares, como oferecer salários melhores, saber ouvir cada um e motivar a interação em equipes. Em resumo, são formas de envolver a pessoa na cultura e objetivos coletivos, mas leva-se em conta o seu potencial individual.

Como trabalhar bem esse conceito no dia a dia? 

A gestão de pessoas na prática não acontece apenas nas horas de fazer uma palestra motivacional. Ela deve estar presente na rotina a fim de atingir o objetivo de tornar o capital humano de maior valor para o negócio, por exemplo:

  • Criar uma comunicação horizontal, isto é, sem levar em conta a hierarquia do cargo;
  • Gestores precisam estar abertos a receber sugestões de todos;
  • Conhecer as funções do setor a fim de conseguir orientar cada um de forma clara.

Saber que faz um bom trabalho também é parte essencial para valorizar o capital humano. Então, líderes devem ficar atentos a isso não só para ensinar como fazer uma tarefa, mas também enxergar o potencial da pessoa.

Conheça e respeite seus funcionários 

Entender com quem lida no dia a dia é crucial para um bom gerenciamento de pessoas. Afinal, essa é o primeiro passo para poder colocar as técnicas de gestão de equipes em prática, pois o líder saberá:

  • Desejos;
  • Interesses;
  • Dificuldades;
  • Como atrair e reter os talentos;
  • Problemas que seus liderados enfrentam.

Tudo isso também envolve o respeito de modo que não haja um chefe autoritário. Mas sim alguém acessível, capaz de ouvir, orientar e inspirar a fim de ter indivíduos com qualidade de vida em seu time.

A gestão de pessoas e a importância de delegar tarefas

Depois de conhecer bem os funcionários, é essencial deixá-los exercer as funções mais adequadas para o seu perfil e habilidade. Afinal, o gestor deve conhecer tudo isso, mas não deve executar a fim de evitar a sobrecarga e poder:

  • Avaliar a evolução de cada um;
  • Oferecer feedbacks;
  • Motivar a sua equipe.

Essas ações também ajudam o profissional a se sentir parte da empresa, pois consegue compartilhar dos resultados. Além disso, o estimula a crescer cada vez mais quando tem um retorno positivo.

Aprenda a ouvir 

Saber ouvir é crucial para um bom gerenciamento de pessoas, pois é a única forma de criar um vínculo de confiança. Desse modo, a empresa também tem muito a ganhar, já que torna-se:

  • Flexível;
  • Criativa;
  • Produtiva;
  • Inovadora.

Estar aberto a sugestões, críticas ou elogios é uma forma de poder avaliar os pontos fortes e fracos do negócio. Então, o conceito autoritário não deve guiar as relações entre setores e grupos, pois impedem a evolução da atuação e cultura organizacional.

Não deixe a gestão de pessoas de lado

A principal forma de aplicar esse conceito no dia a dia é não ignorá-lo em momento algum. Afinal, em todos os processos que ocorrem no seu negócio há, no mínimo, uma pessoa responsável e valorizá-la pode ter ótimos resultados.

Por fim, a gestão de pessoas deve estar em prática não apenas com quem já está na empresa. Assim, deve influenciar os próximos processos seletivos a fim de tornar esse tipo de liderança parte dos valores da cultura organizacional.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Diego Dias

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.