Lançamento de tendência e Vale do Silício são quase sinônimos. A área conhecida como a mais inovadora do mundo vem fazendo isso desde o começo do século XX. Na época, as áreas de maior inovação estavam ligadas ao rádio, televisão e produtos eletrônicos militares.
Hoje, o Vale do Silício continua trazendo tendências e mudando o mundo da tecnologia. E neste ano de 2022 não será diferente. Ao mesmo tempo que tecnologias já existentes são melhoradas, coisas novas chegam. Algumas delas prometendo revolucionar a maneira de utilizar a tecnologia.
Antes de começar a lista, vale ressaltar que o termo “Vale do Silício” foi utilizado pela primeira vez apenas em 1971, pelo jornalista Don Hoefler, em uma série de artigos denominados “Silicon Valley U.S.A”. Agora sim, vamos ver o que esse vale está trazendo de novo para o mundo:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Tendências do Vale do Silício
Criptomoedas e NFTs
Uma tendência que vem se concretizando não apenas no Vale do Silício como no mundo. Porém, aqui temos um assunto que divide opiniões. De um lado temos os entusiastas que acreditam que tanto criptomoedas quanto NFTs são o futuro da economia, e do outro temos as pessoas que acreditam que ambas tecnologias são surtos coletivos, que não servem de nada além de gasto desnecessário de dinheiro e que logo acabará.
É claro que dentro do Vale do Silício também existem os dois lados, porém, muito dinheiro tem passado por ambos os mercados. Grandes empresas como a Nike, têm comprado startups ligadas a NFTs.
Internet do Comportamento
Apesar do estudo da Gartner – empresa americana de consultoria – ter considerado a Internet do Comportamento (IoB – Internet of Behaviour) como uma tendência tecnológica para 2021, os estudos continuam em 2022 e a previsão da empresa é que até 2023 as atividades individuais de 40% da população mundial sejam rastreadas digitalmente para assim influenciar seu comportamento.
E como funciona essa tendência que vem sendo super importante dentro do Vale do Silício?
É uma maneira complexa de se trabalhar, afinal é com o comportamento humano que se está lidando, e não existe nada mais complexo do que uma pessoa. Porém, um exemplo simples de IoB é o catálogo de recomendações da Netflix.
Ninguém tem um catálogo igual no serviço de streaming, isso porque as recomendações são baseadas no comportamento de cada usuário na plataforma.
Esse tipo de recurso está diretamente ligada a tecnologias disruptivas – muitas delas criadas ou lapidadas no Vale do Silício – como, Inteligência Artificial, Big Data, Nuvem, etc.
A Alexa da Amazon, o Google Home, a Siri da Apple são os maiores exemplos de que as tecnologias estão aprendendo com nosso comportamento e entregando o que o ser humano quer e, às vezes, o que precisa.
Metaverso
Aqui temos uma verdadeira revolução no Vale do Silício. O metaverso – você pode entender melhor o significa este termo clicando no link – tem como promessa mudar a maneira na qual se utiliza a internet, e isso é tão forte que fez até o Facebook mudar de nome – apesar de alguns falarem que foi devido aos escândalos dos últimos anos – e se chamar Meta, que tem como principal objetivo se tornar a pioneira no metaverso.
Na corrida estão nomes como Microsoft, que já planeja divulgar sua primeira versão do metaverso ainda em 2022. Já a Apple tem trabalhado em tecnologias que misturam o virtual com a realidade.
A verdade é que empresas do mundo dos games como, por exemplo, Epic Games, – proprietária do jogo Fortnite – estão a frente de seu tempo e tem trabalhado em um metaverso bem elaborado. Milhões de usuários se divertem todos os dias no jogo e agora todo o Vale do Silício busca esse sucesso em outras áreas da vida cotidiana.
Realidade Virtual e Aumentada
Sendo fundamental para construção do metaverso e da IoB, as realidades virtual e aumentada já são uma realidade, porém não no nosso dia a dia. A intenção é que isso se torne cada vez mais comum.
Como dito anteriormente, a Meta tem trabalhado duro em busca da ponta na corrida e já vem desenvolvendo o seu próprio óculos de realidade virtual após comprar a startup Oculus VR.
Já a Apple tem trabalhado em realidades aumentadas, lembra do Pokemon GO? Game que permitia visualizar pokémons pela câmera do seu celular, – e fritava a bateria – pois é, esse é o melhor exemplo para este tipo de tecnologia, e com os avanços conquistados no Vale do Silício, a vida humana pode ficar ainda tecnológica.
O Vale do Silício ainda é tendência
Hoje a tecnologia é produzida no mundo todo, isso é uma fato. Podemos ver diversas regiões que no nascer do Vale do Silício eram apenas um grande pasto, cheio de fazendas. O maior exemplo disso? A China! Quem tem acompanhado um pouco da história do país sabe que algumas metrópoles chinesas não existiam a poucas décadas atrás.
Mas, apesar desse crescimento e das projeções econômicas que colocam a China como principal economia do mundo até 2030, é impossível esquecer o Vale do Silício.
Por lá, inovações que estão presentes no dia a dia humano nasceram e assim continuarão por um bom tempo. Por isso é tão importante entender o que está acontecendo por lá e, se possível, investir nessas tecnologias.
Assim é possível olhar para o futuro e ainda ter grandes chances de antecipá-lo.