Neste artigo sobre liderança, conheça os tipos, quais as características de cada um e a importância deles. Quem deseja ser um líder ou precisa de um, então, você tem que saber qual se encaixa melhor em sua empresa.
O que são estilos de liderança?
Os tipos de liderança se referem a conduta empregada pelos líderes para influenciar, motivar e guiar seus seguidores. Portanto, ela determina como eles efetuam planos e estratégias para atingir seus objetivos. E assim, consideram as expectativas das partes que têm interesses e o bem-estar e solidez de sua equipe.
Eles foram estudados em vários fóruns para definir o tipo de líder mais apropriado ou eficaz que motiva e influencia os outros a atingirem as metas fixadas. Sendo assim, o princípio aqui é o grau em que ele constrói a confiança dos empregados.
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Seguidores que confiam em seu líder são mais propensos a seguir as instruções além do esperado. Por sua vez, eles cumprirão os objetivos, ao mesmo tempo em que poderão falar livremente para expor suas ideias e sugestões sobre a direção dos projetos em questão.
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Por que os estilos de liderança são importantes?
Um estilo adotado por qualquer líder em geral é uma combinação. No entanto, está ligada a sua personalidade, vivência, nível de inteligência emocional, dinâmica familiar e forma de pensar.
Por isso, é vital a aptidão do chefe de assumir o comando e saber se uma situação exige uma decisão para executar ou consultar. Além disso, um líder precisa saber qual o estilo mais eficaz e correto para o sucesso de uma empresa ou cenário.
Entender o estilo de liderança de uma pessoa e a sua perícia para ser flexível com base nas mudanças das situações poderá resultar nas vantagens adicionais abaixo:
- Melhoria na comunicação e colaboração;
- Aumento do engajamento dos empregados;
- Fortalecer a eficácia da equipe;
- A eficiência do líder se torna visível na empresa.
Estilos comuns de liderança
A arte de liderar é muito difícil e no mundo empresarial encontrar bons líderes pode não ser uma tarefa fácil. Contudo, o tipo certo para sua empresa ou para uma determinada equipe, pode elevar a produtividade e a moral de todos. Portanto, para que não tenha dúvida na hora de procurar, confira quais os estilos mais comuns:
- Democrática;
- Autocrática;
- Laissez-Faire;
- Transformacional;
- Transacional;
- Burocrática;
- Servidora.
1. Liderança Democrática
O tipo democrático é onde um líder toma decisões com base nas informações recebidas dos membros da equipe. É um estilo de colaboração e consulta, onde cada pessoa tem a chance de contribuir para a direção dos projetos em andamento. No entanto, o líder detém a responsabilidade final de tomar a decisão.
A liderança democrática é um dos mais populares e eficazes devido à sua aptidão de dar voz aos empregados de nível inferior, o que o torna igualmente importante na empresa. É um estilo que lembra as decisões tomadas nas salas de reuniões da empresa.
2. Liderança Autocrática
O estilo autocrático é o oposto da democrática. Sendo assim, o líder toma todas as decisões em nome da equipe sem receber nenhuma ajuda ou sugestão. Ele detém todo o poder e o dever inerentes à função.
Ele tem controle máximo e dita todas as tarefas. Não há consulta aos empregados antes de tomar uma decisão, então, depois de tomada, espera-se que todos apoiem o líder. Mas muitas vezes o time sente um pouco de temor desse perfil de liderança.
O estilo autocrático pode ser muito retrógrado, pois alimenta o desagrado dos funcionários, já que a maioria das decisões não seria do interesse dos seguidores.
Este tipo pode ser uma abordagem eficaz nos casos em que o líder é experiente e conhecedor das situações que envolvem a decisão em questão e onde ela é tomada com rapidez.
3. Liderança Laissez-Faire
O estilo laissez-faire é definido com precisão como uma abordagem passiva. E assim, os líderes dão aos membros de sua equipe as ferramentas de gestão, informações e recursos que eles precisam para fazer suas tarefas de trabalho.
Esse tipo o líder dá um passo para trás e permite que os membros da equipe trabalhem sem supervisão e livres para:
- Planejar;
- Organizar;
- Tomar decisões;
- Resolver problemas;
- Concluir os projetos atribuídos.
A visão do estilo laissez-faire capacita os empregados com criatividade, habilidade e motivação. Portanto, o nível de confiança e liberdade dado à equipe pode ser benéfico e produtivo, o que pode levar à satisfação no trabalho.
4. Liderança Transformacional
O transformacional tem tudo a ver com transformar os negócios ou grupos. Então, inspiram os membros da equipe a aumentar seu nível e alcançar o que nunca pensaram que seriam capazes.
Estes tipos de líderes esperam o melhor de sua equipe. E assim, os elevam de forma consistente até que seu trabalho, vida e negócios passem por uma transformação ou melhoria considerável.
Esse estilo costuma ser associado a empresas orientadas para o alto crescimento que ultrapassam os limites da inovação e da produção. Na prática, esses líderes tendem a dar aos funcionários tarefas que crescem em dificuldade e prazos que ficam cada vez mais apertados com o passar do tempo.
5. Liderança Transacional
A transacional é mais de curto prazo e pode ser melhor descrita como um tipo de transação “dar e receber”. Os membros da equipe concordam em seguir seu líder na aceitação do trabalho, portanto, é um ato que envolve pagamento por serviços prestados.
Os empregados são pagos pelo trabalho realizado, se você atingir uma certa meta, receberá o bônus prometido. Então, se vê mais isso, em especial, em vendas e na área de marketing.
6. Liderança Burocrática
A burocrática é um tipo de liderança “ir pelo livro”. Os processos e regras devem seguir de acordo com a política, sem espaço para flexibilizar. Pois, as regras definem como o trabalho deve ser feito e os líderes garantem que a equipe sigam esses procedimentos à risca.
O líder até considera a contribuição dos empregados, no entanto, rejeita-se caso não esteja conforme a política da empresa. Portanto, novas ideias fluem aos poucos e muita burocracia está presente.
Então, outra característica é a forma de autoridade hierárquica que implica que o poder flui de cima para baixo e é atribuído a títulos formais.
A liderança burocrática é adequada para trabalhos que envolvam riscos de segurança ou gerenciamento de itens valiosos, como grandes quantias de dinheiro ou ouro. Mas, também é ideal para gerenciar funcionários que realizam trabalhos rotineiros.
7. Liderança servidora
Este estilo envolve um líder sendo um servo da equipe antes de liderar. Portanto, ele se esforça para atender às demandas do seu time acima das suas. É também uma forma de comandar pelo exemplo.
Os líderes servidores tentam achar maneiras de desenvolver, elevar e inspirar as pessoas que o seguem para alcançar os melhores resultados.
Ela requer pessoas íntegras e generosas, cria uma cultura de organização positiva e moral elevada entre os membros da equipe. Também estabelece a ética no ambiente de trabalho caracterizado por fortes valores e ideais.
Outros estudiosos acreditam que o estilo servidor pode não ser adequado para situações competitivas em que outros líderes entram em disputa com líderes servidores. Eles podem facilmente ficar para trás de outros mais ambiciosos.
Esse estilo também é criticado por não ser ágil o suficiente para responder a prazos apertados e organizações ou situações de alta velocidade.
Outros tipos de liderança
Com o passar dos anos, novas formas de liderança surgem, a cada nova inovação cria-se a necessidade de um novo tipo de líder. Então, confira outros existentes:
- Coach;
- Carismático;
- Estratégico.
1. Coach
O estilo coach envolve definir e nutrir os pontos fortes individuais, além de formular táticas para que a equipe se misture, trabalhe bem em conjunto de forma coesa e bem-sucedida.
2. Carismático
A carismática emprega carisma para motivar e inspirar seguidores. Os líderes usam práticas de comunicação para unir uma equipe em direção a uma visão comum entre todos. No entanto, eles podem se ver maiores que todos e perder a noção do que importa.
3. Estratégico
O estilo estratégico conduz as operações da empresa e coordena suas chances de crescer. O líder pode suportar várias camadas de empregados ao mesmo tempo.
Qual estilo é o melhor?
Nenhuma delas se adapta a todas as organizações ou situações. Além disso, não existe uma maneira certa de liderar e pode ser necessário alternar entre diferentes estilos. Portanto, é importante conhecer todos e seus prós e contras.
A abordagem correta de liderança geralmente é determinada pelos seguintes fatores:
- Tipo de organização, ou seja, madura ou orientada para o crescimento;
- Trabalho envolvido, ou seja, rotineiro ou criativo;
- Nível de experiência e habilidade da equipe;
- A personalidade do líder.
Uma consideração dos fatores acima provavelmente determinará o tipo mais apropriado a ser adotado ou uma combinação apropriada de estilos de liderança.