Oratória: veja dicas de como se comunicar melhor e ser um bom líder

 Oratória: veja dicas de como se comunicar melhor e ser um bom líder

(Imagem: Thiago Pontes)

A oratória é essencial para que se torne um bom líder dentro de um negócio. Porque, ajuda a criar atenção da equipe em um momento que é necessário. No entanto, também serve para que consiga passar suas ideias de uma forma mais clara e objetiva.

Por que a oratória é tão importante para um líder?

Um dos principais motivos é que um líder precisa se impor diante dos outros. Assim, deve mostrar suas ideias, opiniões e até mesmo perguntar aos colaboradores. Mas, o essencial é que consiga ter um consenso ao procurar soluções e pode:

  • Defender projetos;
  • Convencer pessoas;
  • Negociar benefícios da empresa.

Falar mais é uma habilidade que precisa se desenvolver para se tornar um bom líder. Porque, saber como se expor suas ideias, ajuda com que passe a ser ouvido.

Comunicação é essencial

Aprender como falar com a equipe é um ponto essencial para um líder. Portanto, a oratória serve para se comunicar de uma forma eficiente e passar informações bem claras.

Foto: Trabalhar oratória é essencial para criar mais confiança e ser ouvido por toda a equipe

Como desenvolver a oratória?

Não é possível se tornar um bom orador da noite para o dia. Por isso, é preciso treinar ao máximo para que possa ter um resultado adequado. Assim, tem muitos pontos que pode usar para aprender a se comunicar:

  • Atenção ao tom de voz;
  • Ter clareza e ser objetivo;
  • Ouvir o que os outros têm a dizer.

São apenas alguns passos que podem ser seguidos para ter bons resultados. Além disso, os benefícios que vem com o bom diálogo, faz com que o treino valha a pena. Porque, é capaz de melhorar a comunicação dentro de uma empresa e criar um bom líder.

1 – Não tenha medo de ensaiar

Ensaiar a oratória é necessário para que consiga desenvolver a habilidade. Dessa forma, pode investir em treinar o tom de voz e como evitar movimento das mãos.

O treino faz toda a diferença

Sem treino, torna-se mais difícil ter controle na hora de falar em público. Além disso, precisa aprender a expressar as suas ideias para a equipe. Então, ter controle do tom de voz, por exemplo, ajuda a dar mais influência sobre as pessoas.

2 – Trabalhe sua autoconfiança para melhorar a oratória

Um líder precisa ser uma pessoa confiante para impor suas ideias aos outros. Portanto, ao mostrar esse lado para uma equipe, há mais chances de comprarem sua ideia. Assim, a linguagem corporal pode ser muito útil ao usar:

  • Contato visual;
  • Boa postura.

Mesmo que sinta um pouco de nervoso, deve-se trabalhar para melhorar esse quadro. Dessa forma, precisa se esforçar para criar controle e aprender a passar segurança. Até o tom de voz pode ser essencial para que consiga influenciar mais uma equipe.

3 – Clareza e objetividade são essenciais para uma boa oratória

Passar muito tempo em uma conversa, não ajuda a ser mais claro nela. Ou seja, o melhor é mostrar qual a sua ideia desde o início e não entrar em outros assuntos. Assim, pode pensar em pontos que atraiam as pessoas, antes de tudo:

  • Boa introdução;
  • Usar algo que desperte interesse.

Criar curiosidade no público ajuda a manter a atenção para o tema que quer falar. No entanto, ainda precisa ser muito claro em relação ao assunto que precisa tratar.

As pessoas precisam entender onde você quer chegar

Uma forma de conseguir que todos tenham atenção, é usar palavras-chaves. Mas, uma boa ajuda é traçar um roteiro com tudo o que precisa dizer numa reunião. Então, pode treinar o discurso para melhorar a oratória para aquele momento em questão.

4 – Mova-se de forma inteligente enquanto fala

Evitar movimentos que sejam bruscos, fracos ou que se repitam várias vezes, pode ajudar. No entanto, não significa que deve ficar no mesmo lugar o tempo todo. Assim, dá para criar um círculo de domínio e mover-se apenas dentro dele, ao invés de um lado para o outro.

A linguagem corporal faz muita diferença

Torna-se quase tão essencial quanto o assunto ao qual apresenta para a equipe. A linguagem é útil para criar uma boa empatia e dar a sensação de liderança.

5 – Use o storytelling como aliado

Uma boa oratória precisa servir como se fosse uma história para entreter. Dessa forma, seja qual for o tema que estiver em uso, pode usar uma dessas histórias. Portanto, dá para seguir até mesmo uma linha segura para que faça sentido:

  • Usar personagens;
  • Mostrar um problema;
  • Dar a solução.

No momento que usar o ânimo para falar de um assunto, junto de uma história, se torna fácil. Porque, as pessoas tendem a ter mais atenção quando alguém usa esses métodos. Então, criar algo que ajude a cativar a equipe pode ser muito útil para a apresentação.

As pessoas se identificam com histórias

Mesmo os grandes comunicadores usam a técnica do storytelling em suas apresentações. Mas, se torna útil pelo fato de que as pessoas conseguem tomar decisões com base nas emoções. Por exemplo, ao querer inspirar a equipe, seja mais emotivo em relação às ideias.

Uma boa oratória requer prática

Vale a pena começar a investir nessa habilidade para pôr em prática. Porque, ajuda a perder medo de falar em público e ensina a expor os melhores argumentos. Mas, também serve para que consiga convencer a equipe, seja para qual for o propósito.

Pode levar um pouco de tempo para aprender, no entanto, será muito útil depois. Dessa forma, precisa investir em muito treino para ter controle do corpo e da voz. Mais tarde os resultados que a prática tem, começam a aparecer com toda a equipe.

Diego Dias

Diego Dias é escritor há 22 anos e especialista em SEO há 7 anos, possui mais de 10 mil criações no mundo da redação online e é um apaixonado por produzir conteúdos que levam conhecimento ao público.

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.