Para atrair público para o seu conteúdo é crucial o uso de otimizações SEO no seu site, blog ou até mesmo nas redes sociais. Porém, você deve ficar atento a alguns detalhes para não causar o efeito contrário. Confira 7 dicas para melhorar sua posição online.
Você conhece o termo SEO?
O termo vem do inglês Search Engine Optimization, que consiste em melhorias para os sites de busca. Ou seja, técnicas e ações que você cria no seu conteúdo, sem foco na plataforma, para colocá-lo nas primeiras posições dos buscadores.
Esse tipo de técnica gera um tráfego orgânico. Nesse sentido, não é preciso pagar nenhum tipo de anúncio para ranquear em páginas como o Google, por exemplo. Basta criar um conteúdo de valor e de qualidade para que isso ocorra de forma natural.
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Um conceito essencial hoje em dia
Todo negócio ou startup que cria qualquer tipo de conteúdo, hoje em dia, deseja que as pessoas façam uso dele. De modo geral, isso começa com um site próprio. Então, é necessário gerar um fluxo atrativo para que as pessoas cheguem nesse portal.
O SEO envolve um conjunto de técnicas que fazem com que os algoritmos dos sistemas de busca definam o ranking de uma página. Isso se dá a partir da pesquisa de uma palavra-chave específica ou genérica.
Como funciona esse conceito?
Em seguida você verá um passo a passo básico de como ele funciona na prática. Então, confira como esse sistema é importante para seu negócio.
- Uma pessoa pesquisa um termo em um buscador, como o Google;
- O sistema irá fazer uma busca do termo na Internet;
- Em seguida, retorna com os sites que têm conteúdo mais relevante.
Os sites que ficam nas primeiras posições são os que melhor se encaixam com o termo que você digitou no início da busca. De modo geral, eles têm uma URL explicativa ligada aos textos e imagens que estão presentes no portal.
A técnica também se divide em dois grupos que são o On Page e o Off Page. Veja em seguida, um pouco mais sobre esses dois conceitos.
SEO On Page
É todo e qualquer tipo de melhoria que você realiza na sua própria página. Sempre com o objetivo de deixá-la nas primeiras posições das buscas. Os principais itens que você deve levar em conta são:
- Title tag;
- URL;
- Meta description;
- Palavras-chave.
Vale lembrar que as pessoas estão em busca de um conteúdo atrativo e de qualidade. Porém, esses pontos são cruciais para que elas sejam levadas para o seu site para consumir essas informações. Então, fique atento também à estrutura.
SEO Off Page
Já o SEO Off Page consiste em todas as ações feitas no ambiente externo do seu site. Portanto, se refere ao que é compartilhado sobre o seu conteúdo, bem como, a sua posição diante dos demais sites. Ou seja, tudo o que pensam a seu respeito no mundo digital.
Quanto maior for a sua autoridade, mais visível você fica. Por isso, quanto mais os seus links forem compartilhados em outros domínios, mais fácil será acessar o seu conteúdo online. Essa estratégia é conhecida como backlinks.
Trata-se de um trabalho em conjunto, logo, o modelo On Page aliado ao Off Page certamente trarão melhores resultados. Ainda, ao mesmo tempo, garantem uma melhor experiência ao usuário.
Quais as vantagens de usar o SEO no seu negócio online?
O principal objetivo dos negócios online são as vendas. Mas, para que isso aconteça, uma série de medidas devem ser tomadas nas suas plataformas digitais para atrair o público e criar uma audiência.
Veja em seguida, os principais benefícios do uso desta prática para quem atua no digital:
- Retorno do investimento;
- Melhora na taxa de conversão;
- Aumento da autoridade da marca;
- Aprimora o funil de compras;
- Tráfego qualificado;
- Democratização do acesso;
- Por fim, aumento de tráfego para o site.
Isso tudo sem nenhum tipo de investimento inicial, ou seja, apenas ajustando a estrutura do seu site para aumentar o número de acessos e em consequência, o número de clientes e vendas.
Ganhe destaque no seu nicho de mercado
O SEO, quando bem trabalhado, faz com que apenas pessoas qualificadas se interessem pelo seu conteúdo. Ou seja, traz quem realmente quer saber sobre um dado tema ou até mesmo comprar um determinado produto.
É importante que as suas informações, textos e imagens vão ao encontro da palavra-chave, URL e outros itens que você configurou no seu portal. Assim, esse conteúdo será mais bem direcionado à audiência correta e trará autoridade.
Como aplicar esse conceito no dia a dia?
Há várias maneiras de aplicar o conceito do método na sua rotina. Então, confira 7 dicas que você pode começar a aplicar hoje mesmo no seu negócio para ser melhor ranqueado nas pesquisas. Veja em seguida quais são elas.
1 – Invista em conteúdo de qualidade
Um conteúdo de qualidade é aquele que supre todas as necessidades da sua audiência. Afinal, quem determina se ele é bom ou não é o seu usuário, o consumidor final. Por isso, ele deve ser claro, atraente e responder às principais perguntas do seu público.
Para auxiliar nesse processo é importante saber quem é a sua persona, o seu cliente ideal. Desse modo, você consegue fazer um conteúdo mais assertivo e direcionado para quem realmente importa e que deseja saber mais sobre o seu negócio, produto ou marca.
O conteúdo é essencial para ter sucesso
Não importa o tipo de plataforma que você atue. Pode ser um site, blog, rede social. Nesse sentido, de qualquer forma você terá que produzir conteúdo para todas elas. Portanto, fique atento nos pontos a seguir quando iniciar o processo de criação:
- Escreva para os seus leitores;
- Produza um conteúdo atraente;
- Pense na intenção da busca;
- E.A.T, sigla em inglês que traduzida significa expertise, autoridade e confiabilidade;
- Mantenha o conteúdo atualizado e relevante
- Mantenha uma boa estrutura do site.
É importante se atentar também à frequência de distribuição deste conteúdo. Se mantenha constante nos canais.
2 – O SEO e a importância das palavras-chave
As palavras-chave são peças fundamentais na estratégia SEO. Afinal, é por meio delas que o seu conteúdo é localizado na Internet. Por isso, elas devem ser escolhidas com sabedoria e estar totalmente alinhadas com a sua mensagem.
O buscador analisa a pesquisa do usuário, faz uma varredura nos sites disponíveis com aquele conteúdo. Em seguida, retornam os melhores sites onde aquela palavra-chave foi melhor aplicada, bem como, a estrutura do site como um todo.
Essas palavras-chave podem ser termos genéricos ou específicos a depender do tipo de público que você deseja alcançar. Além disso, deve estar distribuído no texto sem excessos para evitar que o seu site seja mal qualificado pelos buscadores.
3 – O processo de linkagem é muito importante
O uso de links internos é crucial para melhorar o desempenho do seu blog ou site. Afinal, direcionam para um conteúdo do mesmo domínio e fazem com que o usuário permaneça na página por mais tempo e conheça outros existentes.
Quanto aos links externos, eles são fundamentais na estratégia SEO Off Page e backlink, por exemplo. Onde outros domínios apontam para o seu, o que proporciona autoridade no nicho e novos visitantes, que podem vir a se tornar novos clientes.
Links sempre relevantes
Vale ressaltar que os links devem ser relevantes e relacionados com a sua publicação. Ainda assim, devem ser aplicados no texto em palavras que constem na URL do link para que a ligação seja assertiva no momento da busca.
4 – Aprenda a usar o meta description de forma inteligente
Meta description ou meta descrição é um pequeno texto que fica abaixo do título e do link da página de resultado da pesquisa dos buscadores. Portanto, o seu principal objetivo é resumir de forma clara e objetiva do que se trata a página encontrada.
O texto deve ser atrativo para que induza o clique do leitor. E deve seguir algumas regras para ter o resultado desejado:
- Sempre usar a palavra-chave na meta descrição;
- Se possível, use palavras-chaves secundárias no texto;
- O texto da meta descrição deve ser único, persuasivo e natural;
- Ela serve como um resumo do conteúdo que você vai encontrar;
- Deve ter entre 130 e 140 caracteres contando com os espaços.
A frase mais importante sobre o conteúdo deve vir no início da meta descrição para aguçar o interesse do leitor e facilitar a leitura em dispositivos móveis.
5 – SEO e a experiência do usuário
Conteúdos pouco atrativos e difíceis de ler podem interferir de forma direta no seu engajamento orgânico. Então, invista em um material de qualidade e o SEO para melhorar a experiência do usuário com a sua plataforma.
Outro ponto é que quanto menor a navegação do seu portal, maior será a sua taxa de rejeição. Por fim, opte por um conteúdo escaneável com imagens, subtítulos e bullet points, por exemplo.
6 – Sempre pense na velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento determina se um portal oferece ou não uma boa experiência ao usuário. Ainda mais no ambiente mobile, já que agora a maioria dos acessos são feitos por meio de dispositivos móveis.
Para melhorar essa métrica é importante analisar as imagens que você usa no seu portal e códigos internos. Assim como, o que aparece na primeira página antes de usar a barra de rolagem. Calcule a velocidade em que são apresentados e faça os devidos ajustes.
7 – O SEO também passa por atualizações
Com o avanço da tecnologia, atualizações dos algoritmos e mudanças nas estruturas dos buscadores é importante se manter informado. Isso porque, o que funciona hoje para colocar o seu site no topo do ranking pode não funcionar amanhã.
Uma forma de manter essa regularidade nas buscas é sempre atualizar o que já foi publicado para as novas técnicas. Assim, você aumenta o tráfego da sua mídia digital e mantém a posição quando os usuários pesquisam por um determinado tema.
Estude o tempo inteiro
Conhecimento nunca é demais, então busque sempre estudar o que acontece no setor relacionados à técnica SEO e trazer para o seu negócio. Nesse sentido, esse será o seu diferencial para se destacar dentre tantos sites que existem no universo online.
Faça seu negócio crescer ainda mais
Quando você opta por usar a estratégia você tem uma série de vantagens que fazem o seu negócio crescer:
- Você passa a ser encontrado;
- Gera mais tráfego orgânico;
- Tem resultados a longo prazo;
- Posiciona-se como autoridade no seu nicho de atuação.
As vendas aumentam de forma natural por conta de toda a estratégia já apresentada neste artigo. O próximo passo é investir na jornada do consumidor com a aplicação do funil de vendas. Aplique o método e seja constante para ter os resultados esperados.