Os gatilhos mentais podem ser usados em prol do seu negócio. Pois, a partir deles é possível fazer com que o indivíduo se sinta ligado à marca. Em vista disso, o ideal é aprender o que são e como utilizá-los no seu negócio.
O que são gatilhos mentais?
De antemão, se refere às decisões que o cérebro toma de modo automático. O sistema nervoso humano, conta com um facilitador de atitudes. Ou seja, um mecanismo que faz com que as diversas escolhas que precisam ser feitas durante o dia ocorra de forma lógica.
Para que tudo ocorra bem é preciso tomar milhões de decisões, e, como o corpo do homem é muito eficaz, ele automatiza a maior parte das escolhas que são feitas no cotidiano, por exemplo:
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- O caminho que irá fazer até o trabalho;
- Se o cabelo deve ser penteado;
- Escovar os dentes;
- Tomar água ou se alimentar;
- Escolher a roupa que irá vestir.
O organismo guarda a energia para usar com decisões mais difíceis, desse modo, evita que o emocional se esgote. Afinal, muito tempo seria gasto para avaliar ações tão simples. Enfim, é um recurso próprio que faz parte dos seres humanos.
Os gatilhos mentais são usados no setor de marketing?
No setor de marketing os gatilhos mentais são muito utilizados, pois atuam de forma direta na tomada de decisão. Dessa forma, há o neuromarketing, que se refere a área que explora as lógicas do consumo.
Esse estudo se dá por meio de pesquisas para entender as emoções que levam o indivíduo a fazer uma compra. Além disso, existe o termo em inglês emotional branding que está ligado a criar marcas com apelo emocional.
Gatilhos mentais x copywriting
O copywriting é uma técnica de escrita para publicidade. Ou seja, é um texto redigido com a intenção de induzir o leitor a realizar algo. De acordo com isso, levar o indivíduo a fechar uma compra ou responder uma pesquisa, por exemplo.
Para escrever com persuasão é preciso usar os gatilhos para causar interesse a quem ler. Ao unir os estímulos emocionais a tática do copywriting é possível captar mais clientes, e gerar maior conversão.
Estratégia de conteúdo
Sobretudo, para criar estratégias de conteúdo, se deve lembrar que a ideia é causar impacto positivo e não ao contrário. Ainda mais, o exagero não é bem visto, então, é crucial usar os gatilhos mentais com cautela.
Os principais gatilhos mentais
Há diversos tipos de estímulos e estes variam de acordo com a área que atinge. Porém, tem aqueles que são mais comuns, e, usados com maior frequência. Em vista disso, conheça os dez principais:
- Autoridade;
- Escassez;
- Prazer e dor;
- Confiança;
- Urgência;
- Curiosidade;
- Conexão;
- Novidade;
- Valorização;
- Exclusividade.
Cada um desses se refere a um agente externo que atua de modo a despertar uma emoção. Os mesmos, podem ativar um sentimento bom ou ruim. Por isso, a importância de saber usar de forma certa, para atingir bons resultados no seu negócio.
1- Autoridade é um gatilho que vale a pena usar?
Desde já, vale a pena usar a autoridade, pois, as pessoas tendem a dar mais crédito aos negócios que são referência no que fazem. Porém, para usufruir desse, é preciso conquistar espaço no mercado.
Pode-se afirmar que, esse gatilho não tem como primeiro objetivo a venda. Ou seja, a meta principal é ganhar posição de destaque frente às outras marcas. E, a partir disso, ser vista pela população como a melhor empresa, além de que, mais segura.
Como aplicar esse gatilho?
É possível aplicar esse gatilho ao gerar confiança nas pessoas. Portanto, para que isso ocorra se deve colocar a firma como líder no mercado. Inclusive, todos que atuam nesta, devem agir de modo compatível com a imagem que se deseja passar.
Dispor de conteúdo voltado ao nicho que atua é uma forma de construir relação com o público. Então, dar dicas de uso de produtos, por exemplo, é um meio de fazer marketing de conteúdo assertivo e ganhar autoridade.
2- Escassez é um dos gatilhos mentais mais populares
O estímulo psicológico da escassez é um dos mais relevantes para o sucesso do marketing de uma empresa. Visto que, ofertar um produto em volume limitado, faz com que o cliente sinta que vai perder uma boa chance de adquirir algo. São exemplos destes:
- 50% de desconto apenas para os 10 primeiros a realizar a compra;
- Restam poucas vagas;
- Corra, últimas unidades;
- Aproveite, estoque limitado;
- Somente 5 itens por esse valor;
- Apenas 2 quartos disponíveis.
Sobretudo, os artigos que são mais difíceis de adquirir geram maior interesse nos clientes. Nesse sentido, quando veem que o artefato está prestes a acabar, logo vão às compras. Isto se dá devido ao instinto de sobrevivência humana.
A escassez está entre os gatilhos mentais mais usados para publicidade. Tal qual, é bem popular pois ajuda o indivíduo a fechar a compra de forma mais rápida. Em outras palavras, a ideia é gerar valor a partir de itens limitados.
3- Gatilhos de Prazer e dor
Esse gatilho pode ser citado como a base de todos os outros. Pois, está relacionado com os sentimentos humanos. Para aplicá-lo, é necessário saber sobre o principal desejo e dor do nicho em que atua, e, oferecer um produto ou serviço que atenda a necessidade.
O homem tende a buscar o prazer e fugir da dor. Por esse motivo, esse tópico é tão relevante. Afinal, o consumidor quer a partir da compra de um produto se satisfazer ou resolver um problema.
Em razão do ser humano se preocupar mais em afastar a dor, o ideal ao usar esse estímulo mental é oferecer soluções. Assim, a sensação de prazer é obtida por meio do bom resultado gerado com o item adquirido.
Use com moderação
É necessário usar palavras negativas para causar dor, e, depois, associar termos de prazer para ter um estímulo eficaz. Por isso, se deve moderar o uso, para não construir uma imagem de publicidade negativa.
4- Confiança é um dos gatilhos mentais mais importantes
Dentre os gatilhos mais importantes está a confiança. Porque os indivíduos buscam comprar, e, fazer negócios com empresas em que acreditam. Então, apresentar ações claras e feedbacks de clientes é um modo eficaz de causar gatilho de confiança.
Outros modos de fazer o público confiar no seu negócio é gerar valor e ganhar autoridade no mercado. Bem como, isso também pode ser feito a partir da visão dos próprios clientes, por esse motivo, divulgar os feedbacks positivos é uma boa opção.
Ofertar suporte de qualidade ao consumidor é outro ponto crucial para estimular a confiança. Afinal, apesar do serviço ter dado errado, ou, o produto ter quebrado, sabe-se que a empresa irá solucionar o problema.
5- O gatilho da Urgência
Enquanto o gatilho da escassez leva em conta a quantidade, o da urgência faz apelo ao tempo. Conforme isso, considera o hábito humano de deixar tudo para outro momento. Desse modo, algumas táticas comuns desse tipo de estímulo são as frases apelativas:
- A promoção expira em 24 horas;
- Esse preço só vai até as 21 horas;
- Corra que é só até amanhã;
- Oferta relâmpago por apenas 30 minutos;
- Tudo com 50% de desconto só até quinta-feira.
Limitar o período para que a compra seja realizada faz o cliente tomar uma decisão rápida, afinal, se não aproveitar o tempo em que está disponível, perde a oferta. Porém, o certo é ser fiel à fala e não ultrapassar o prazo, para o consumidor não se sentir lesado.
6- Gatilho da Curiosidade
Todos sabem que é do instinto humano querer descobrir algo novo. Então, é provável que tudo aquilo que é desconhecido cause interesse. Portanto, este é um dos sentimentos mais usados, conforme isso, são opções de termos que causam curiosidade:
- Ninguém te contou;
- Poucas pessoas tem acesso a esse dado;
- Conheça agora;
- Como você nunca viu;
- A verdade que ninguém nunca te falou;
- Esse segredo;
- Uma grande novidade para você.
Utilizar títulos atrativos torna possível ativar esse gatilho. Além disso, a partir dele dá para fazer o site ou blog da empresa ter mais acessos. Logo, isso aumenta as chances de conseguir realizar vendas.
Um dos gatilhos mais interessantes
O estímulo psicológico da curiosidade é muito interessante e útil. Ainda mais que, esse é capaz de acionar em conjunto o gatilho do prazer. Devido a isso, se destaca como um dos que mais impactam na hora da decisão.
7- Conexão é um bom gatilho mental?
Sem dúvidas, a conexão é um ótimo estímulo emocional, pois cria relação entre o cliente e os valores da marca. Entretanto, para criar essa ligação é vital que a empresa entregue resposta eficaz e constante.
Esse gatilho mental está conectado de forma direta ao sentimento de amor. É natural do ser humano criar relação afetiva e desejar sentir que está ligado a algo. Porém, para alcançar essa conexão é preciso calma, e, investir em ações de marketing por um longo tempo.
8- Novidade é um dos gatilhos mentais mais usados?
A novidade é um dos gatilhos mais usados. Aliás, saber que está prestes a lançar algo novo gera curiosidade. Ainda mais, desperta nas pessoas a vontade de ser uma das primeiras a ter acesso a um item atual. Veja formas de aplicar no seu negócio:
- Atualizar um produto ou serviço pelo menos uma vez ao ano;
- Lançar novos modelos ou versões de produtos que já existem;
- Explorar diferentes formas de uso.
Nos dias atuais, novas coisas são colocadas no mercado a cada instante. Por isso, para o negócio se manter em alta é vital que se atualize. Por esse motivo a novidade é um estímulo psicológico muito explorado e que gera bons resultados.
9- Valorização é um dos gatilhos mentais mais eficientes?
Pode-se afirmar que a valorização é um gatilho eficiente, visto que, através dela a empresa faz o cliente se sentir único. E, essa atitude de prezar pelo sujeito como um ser sem igual faz com que o mesmo queira consumir mais com a empresa.
Ao valorizar o indivíduo, a firma mostra que ele é essencial para se obter sucesso. Bem como, as pessoas gostam de sentir que a sua presença é importante. Desse modo, tornar o atendimento mais personalizado é crucial.
Como colocar isso em prática?
Atender a uma questão específica do cliente é um meio de colocar esse estímulo mental em prática. Além disso, outras formas são: reconhecer, e, chamar pelo nome, enviar um mimo ou mensagem de gratidão.
10- Como funciona o gatilho da Exclusividade?
De antemão, este age por despertar a vaidade das pessoas. Logo, faz com que os mesmos sintam que são especiais. Por exemplo, alguns termos que são muito usados para causar sensação de exclusividade são:
- Vip;
- Privado;
- Feito para você;
- Cupom especial;
Ao ter acesso a algo exclusivo a pessoa se titula superior aos outros, e, essa é base desse estímulo. Nesse sentido, isso é muito usado pelo marketing de empresas de luxo, para atiçar o lado esnobe dos indivíduos.
Hoje em dia, essa tática não funciona apenas para itens caros. Ou seja, dá para usar em qualquer nicho, basta escolher a estratégia correta, e, proporcionar ao cliente a sensação de privilégio ao ter algo que poucos possuem.
Um dos gatilhos mais eficazes
Em razão dos resultados obtidos a partir da aplicação desse gatilho, se pode afirmar que ele é um dos mais eficazes. Pois, esse estímulo faz com que o mesmo sinta que é querido por fazer parte de um grupo que dispõe de benefícios exclusivos.
Use os gatilhos mentais a favor do seu negócio
Os gatilhos mentais são um forte instrumento para ações de venda bem sucedidas, devido ao poder da mente em tomar uma decisão com base em fatores sociais e emocionais. Por isso, serve para negócios de qualquer área.
Utilizar estímulos psicológicos na empresa pode gerar muitos benefícios, por conta da conexão que se gera com os clientes. Desse modo, é crucial estudar o público alvo e entender a sua principal carência.
- O que as pessoas que procuram a empresa buscam?
- Qual solução a unidade é capaz de ofertar?
- Como ajudar o cliente a tomar uma decisão?
Convém dizer que o objetivo do uso dessa tática não é manipular pessoas, mas, guiar para que o processo de escolha ocorra de forma mais ágil. E, com isso, obter resultados positivos para a empresa, como fidelizar clientes e por consequência aumentar o lucro.