O marketing de causa é uma estratégia pensada para agregar valor à sua marca. Além disso, ela beneficia tanto a empresa, quanto a comunidade ou o meio ambiente. Em seguida, descubra mais sobre esse conceito.
Você sabe o que é marketing de causa?
O marketing de causa é quando determinada empresa cria estratégias para promover alguma causa. Com isso, ela reverte parte de seus lucros para elas ou chamam a atenção das pessoas para ela. Através disso ela garante:
- Ajuda a certa comunidade ou ambiente;
- Consegue atrair pessoas que também apoiem a causa;
- Aumento nos lucros;
- Melhora a fama da empresa.
Um exemplo disso é quando a marca cria um produto que contribui para a melhora do meio ambiente, coloca a publicidade com foco nisso. Dessa forma, as pessoas terão interesse nesta boa ação e sentirão vontade de comprar.
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Por que esse conceito é tão importante?
Quando se trata de uma empresa, esse conceito ajuda a melhorar a reputação e a fidelização de clientes da mesma. Ainda mais, os lucros podem ser maiores e a mídia da marca pode ser orgânica, alcança mais pessoas.
Só que não para por aí, pois, apesar de ser uma estratégia, ainda sim é algo bom para a sociedade. Afinal, algumas causas terão visibilidade, apoio financeiro e da comunidade. Ou seja, é um conceito que consegue dar lucro aos dois lados.
Quais as vantagens de usar o marketing de causa na sua startup?
Para atrair clientes esse é um ótimo caminho, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam por marcas responsáveis. Mas, existem ainda outros benefícios desse conceito. Em seguida, confira 3 vantagens do marketing de causa.
Fortalece a sua marca
O que torna uma marca reconhecida vai além dos produtos que ela oferece. Afinal, a imagem que ela passa para as pessoas é algo de muito valor. Então, quando uma empresa adota a causa de preservar a floresta Amazônica, ela é vista como responsável.
Esse detalhe faz a corporação ser mais reconhecida e respeitada pelo consumidor. Isso porque, mesmo que o produto seja o mesmo, ele vai escolher aquele no qual ele mais acredita, confia e vê valor.
Fideliza os clientes
Os clientes que acreditam na causa que a empresa defende e adota passarão a ser fiéis à marca. Afinal, eles entendem que não compram apenas um produto, mas também uma boa ação, um cuidado.
Oferece valor aos seus produtos e serviços
Ao fazer o marketing de causa, você oferece uma experiência de compra ao cliente. Ou seja, vai além do objeto ou do serviço vendido, assim você também apoia uma causa e sai à frente de seus concorrentes.
Como adotar o marketing de causa na sua startup?
É preciso ter cuidado ao pôr em prática o marketing de causa. Pois, deve haver um equilíbrio, para que a empresa não pareça apelativa. Por isso, veja a seguir 3 dicas de como adotar esse conceito na sua startup.
1- Sempre alinhe sua causa ao público-alvo
Opte sempre por escolher uma causa que esteja alinhada ao público-alvo de sua empresa. Dessa forma, os consumidores irão perceber que é algo genuíno e vão se identificar. Vale lembrar que também é importante pôr na balança os seguintes pontos:
- Marca;
- Produtos;
- Mercado de atuação;
- Valores.
Ao colocar todos esses itens em equilíbrio, a causa e a empresa estarão em sintonia. Assim, o cliente terá a sensação de que apoia e ajuda a comunidade ou o meio ambiente.
2- Seja transparente em tudo o que faz
Não esconda nada dos seus consumidores, pois eles podem se sentir enganados. Para isso, seja sempre claro ao mostrar a forma que eles contribuem. Por exemplo, indique que a cada compra, 10% do valor é revertido para tal instituição.
O público está cada vez mais exigente
Em um estudo feito pela Salesforce, eles chegaram à conclusão que 80% dos clientes acham mais importante a experiência oferecida pela marca. Aliás, mais do que a qualidade do serviço ou produto. Ou seja, o público está cada vez mais criterioso.
3- Divulgue suas ações e engaje seus clientes
Lembre-se de escolher o melhor canal para divulgar as suas ações. Afinal, é essencial que as pessoas vejam o que a empresa faz. Então, no caso de causas ambientais ou sociais, os locais mais efetivos para fazer marketing são:
- Instagram;
- Facebook;
- Twitter;
- YouTube.
Não esqueça de engajar também todos os que estão envolvidos na ação. Para isso, é possível usar a criatividade e criar vários tipos de eventos, como:
- Usar hashtags;
- Incentivar a postar fotos ou vídeos sobre a causa;
- Fazer um calendário de eventos.
Abrir espaço para pôr sugestões em prática é essencial para que os projetos ocorram da melhor forma no seu time.
O marketing de causa pode revolucionar a sua startup
São muitos os benefícios que o marketing de causa pode fazer para a sua startup. Esse conceito pode fazer a sua marca passar de algo comum para algo de valor, reconhecimento e respeito. Por isso, invista nessa estratégia e veja a empresa crescer.