Economize: veja os melhores aplicativos de gasolina que existem e entenda como funciona

 Economize: veja os melhores aplicativos de gasolina que existem e entenda como funciona

(Imagem: Thiago Pontes/Ilustração)

Os aplicativos de gasolina são uma forma nova e eficaz para te ajudar a economizar e encontrar as melhores ofertas. Então, descubra como funciona cada uma das plataformas mais famosas e como usar elas a seu favor. 

Um pouco do cenário atual do Brasil

Várias situações em 2021 foram cruciais para que o preço do combustível aumentasse muito. Por isso, os três principais subiram muito o valor e pesaram no bolso do consumidor, os reajustes foram os que estão a seguir:

  • Gasolina – 46%;
  • Diesel – 47%;
  • Etanol – 59%.

Os dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostram que os custos médios subiram de forma a impactar até no uso de carros. Então, a campanha eleitoral no Brasil deve focar nesse aspecto ao longo do ano.

A perspectiva com a guerra é que o cenário piore nos próximos meses, o que pode causar uma crise ainda mais séria. Portanto, buscar formas de economizar é o único jeito de conseguir seguir com o seu carro ou moto em circulação.

Por que a guerra importa?

A guerra entre Rússia e Ucrânia tem prejudicado o mundo todo, porque o primeiro país é um dos que mais fornecem insumos, como petróleo, por vários lugares. Dessa forma, muitos locais estão com preços bem altos de combustível.

Com a dificuldade em terminar a briga, os embargos feitos aos russos diminuem a oferta. Com isso, a projeção é que no futuro os preços subam ainda mais, caso o conflito não se resolva logo.

Aplicativos de gasolina que você precisa conhecer

Os aplicativos de gasolina são grandes aliados para quem vai viajar ou usa o veículo ao longo do dia. Afinal, eles permitem que você calcule qual será o gasto durante o percurso ou no total do mês.

Eles fazem um cálculo rápido e simples no seu celular, de modo a organizar valores e registrar o consumo. Além disso, também comparam o preço do litro em vários postos que estão na região de interesse.

O que muitos não sabem é que alguns desses apps também dão desconto e geram milhas. Um bom exemplo disso é o Shell Box, Abastece aí e Premmia.

As ferramentas ajudam a localizar postos e conferir o melhor custo-benefício. Assim, são uma ótima forma de controlar os gastos e a logística para que não passe por nenhum problema ao longo das suas férias, por exemplo. Então, os principais aplicativos são:

  • Waze;
  • Abastece aí;
  • Drivvo;
  • Shell Box;
  • Petrobras Premmia.

Foto: Economizar no combustível é crucial no cenário atual de custos.

1 – Waze

Foto: Um dos apps mais usados hoje.

O Waze é um dos aplicativos que tem mais usuários no Brasil, porque tem muitos dados para quem o usa. Assim, produto de uma startup isralelense, ele é um dos principais entre os motoristas de frotas e tem diversas funções, como:

  • Calcular rota;
  • Ver o preço de pedágios no caminho;
  • Encontrar os melhores postos e os preços de combustíveis na região;
  • Achar radar e postos de polícia;
  • Ver o caminho mais rápido e barato.

Nele é possível achar uma lista de postos de combustíveis e quais são os seus preços. Portanto, este é um dos aplicativos de gasolina mais completos que existem tanto para Android quanto para iOS.

2 – Abastece Aí, um dos melhores aplicativos de gasolina

Foto: Um app da rede Ipiranga.

A rede Ipiranga também criou sua própria forma para notificar os seus clientes de seus preços. Além disso, eles oferecem vários itens que tornam a plataforma mais desejada para todos como:

  • Cashback;
  • Desconto no preço;
  • Carteira digital;
  • Promoção;
  • Quais os postos de gasolina mais próximos. 

O aplicativo cresce diariamente e a cada atualização recebe novas funções. Por isso é ideal para quem deseja economizar na hora de abastecer o seu carro.

3 – Drivvo é um dos aplicativos de gasolina mais interessantes

Foto: Uma opção para quem quer controlar melhor os gastos com gasolina.

O Drivvo funciona como uma central de gastos com o seu veículo. Dessa forma, você registra cada visita que fizer nos postos com valores e a quantia de litros que entrou no tanque.

A partir de então dá para obter dados e ter uma boa noção da média consumida ao longo do mês. Além disso, o aplicativo mostra relatórios e gráficos com os custos por quilômetros rodados.

Para que serve

O Drivvo surgiu para ajudar o condutor nos gastos com o carro ao longo do seu dia. Portanto, dá para saber onde abastecer, qual manutenção fazer e quais os valores de pedágios no caminho.

A ferramenta tem um mapa com os preços de combustíveis na região onde estiver. Assim, indica também qual a hora em que eles vão funcionar para que você saiba onde abastecer.

4 – Shell Box

Foto: Esse é o app criado pela Shell.

Outro dos aplicativos de gasolina é o Shell Box que se torna cada vez mais popular. Isso porque, é fácil de usar e funciona de forma rápida para que você encontre o que procura em um espaço de tempo. Além disso, oferece outros benefícios como:

  • Descontos;
  • Acúmulos de pontos que dá para trocar por itens;
  • Serviços únicos na rede Shell.

Como funciona o sistema de pontos

O cliente que abastece um litro recebe um ponto – uma milha – que vale o mesmo que 0,02 reais. Mas, quem usa Shell V-Power, acumula o dobro do item. 

5 – Petrobras Premmia, um dos aplicativos de gasolina que fazem a diferença

Foto: Esse é um app feito para quem já é cliente da Petrobras.

O Premmia é o programa de bônus para os clientes dos postos Petrobras. Assim, ele indica onde estão as redes para abastecer e também oferece pontos para os usuários. Então, a pontuação pode ser trocada por:

  • Ingressos de cinema;
  • Descontos em lojas parceiras;
  • Milhas aéreas.

Economize ao máximo

Baixe o aplicativo que valer mais a pena para você e aproveite todos os benefícios para economizar. Assim, é possível ter mais de uma plataforma em seu aparelho e usar a que for melhor para reduzir os seus gastos.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Diego Dias

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.