Impactos do metaverso para crianças: quais as preocupações para os pais?

 Impactos do metaverso para crianças: quais as preocupações para os pais?

(Imagem: Thiago Pontes)

Os impactos do metaverso serão sentidos por todas as pessoas em um futuro próximo. Nesse sentido, é preciso pensar ainda em como esse novo recurso vai impactar a vida das crianças. Então, confira a seguir os principais pontos de atenção sobre esse tema.

Você sabe o que é o metaverso?

Pode-se dizer que o metaverso é uma realidade virtual, ou seja, um ambiente digital no qual é possível interagir. Desse modo, o que hoje se vê em alguns jogos online pode se expandir a nível global. 

É possível criar um avatar no digital e por meio dele realizar ações, em contato com pessoas ao redor do mundo. Então, será possível assistir aulas, fazer compras e até participar de eventos no ambiente virtual.

Uma tecnologia revolucionária

Para que isso se torne possível, há um grande esforço para criar um ambiente que seja de fato uma cidade virtual. Se o avanço da tecnologia até aqui já trouxe avanços em hardware, bem como, a internet 4G e 5G, a tendência é de melhorias.

A forma de interação, que hoje ainda fica restrita aos óculos virtuais, também deve ser ampliada. Em breve, sensores poderão levar essa experiência a um nível ainda mais imersivo. Assim, uma pessoa poderá ver, e ainda ter a sensação do toque no meio digital.

Os impactos do metaverso na vida das crianças

Esse recurso promete mudar a forma como as pessoas se conectam umas às outras. Por isso, veja na sequência alguns dos possíveis impactos do metaverso no dia a dia das crianças: 

  • Aulas virtuais ainda mais interativas;
  • Opção de visitar um museu por meio da realidade virtual, por exemplo;
  • Chance de interagir com pessoas de outras culturas sem sair de casa.

Até mesmo o processo de escolha e matrícula dos filhos em uma escola poderá ficar mais fácil com o metaverso. Isso porque, há uma tendência de que muitos serviços migrem ou tenham suas filiais no ambiente virtual. 

Será possível, então, visitar uma escola e conhecer sua estrutura, bem como, conhecer a equipe sem sair de casa. Além disso, o aluno será capaz de estar em aula e interagir de forma efetiva mesmo que não esteja na mesma cidade.

A segurança das crianças diante desta tecnologia

Um ponto de atenção para os pais é observar o uso que as crianças fazem da tecnologia. Ele se aplica ao metaverso, uma vez que será possível ter contato com inúmeras pessoas. Por isso, algumas dicas para ter mais segurança são:

  • Acompanhar as atividades feitas pelos menores;
  • Usar os recursos de restrição de acesso a conteúdo impróprio;
  • Fixar horários e limites para o uso das tecnologias;
  • Manter o diálogo com as crianças.

A solução, portanto, não é proibir mas, conscientizar as crianças para um uso seguro da tecnologia. Além disso, é importante controlar o acesso dos pequenos, bem como, estar atento a qualquer sinal de mudança de comportamento.

Foto: Os impactos do metaverso virão nos próximos anos, por isso é bom se preparar para lidar com o acesso das crianças

Os prós e os contras do metaverso para as crianças

Como qualquer tipo de tecnologia, o metaverso tem seus pontos positivos e negativos, conforme o uso que se faz. Desse modo, entre os prós que se destacam nesse recurso estão: 

  • Ampliar a experiência de aprendizado;
  • Ter acesso a locais distantes sem precisar sair de casa;
  • Jogos e atividades interativas que estimulam a criatividade.

Já sob o aspecto negativo, os impactos do metaverso podem refletir na percepção de imagem da criança. Afinal, no ambiente virtual você pode mudar as características de seu avatar como bem entender.

No mundo real, isso pode desencadear uma fuga da realidade, se não for bem trabalhado. Ainda, os menores são mais suscetíveis a ser alvo de abusadores no meio digital.

Importante analisar cada detalhe

A tecnologia veio para ampliar horizontes e agilizar tarefas do dia a dia. Além disso, permite que hoje se tenha contato com pessoas de todo o globo em uma fração de segundos. Com o tempo, isso tende a ser ainda mais interativo. 

Tomar os devidos cuidados para que haja um uso seguro garante que as crianças possam desfrutar desse recurso de forma tranquila.

O papel dos pais no controle dos impactos do metaverso

Manter o diálogo é um ponto muito importante que deve ser pensado pelos pais, para preparar as crianças para o digital. Isso porque, a cada dia a tecnologia está mais presente no cotidiano. 

Alertar sobre os perigos em compartilhar informações com pessoas que não conhece, por exemplo, é importante. Afinal, as crianças ainda não têm a dimensão do alcance e dos riscos de suas ações.

Cuidados importantes

Para garantir um uso seguro e aproveitar tudo o que a tecnologia pode trazer de bom para o ensino, algumas dicas são válidas:

  • Ter acesso ao histórico de atividades e acessos dos pequenos;
  • Controlar o tempo de uso, bem como, alternar com outras atividades no mundo real;
  • Acompanhar a evolução escolar da criança.

Ter um conhecimento básico sobre a tecnologia também ajuda a se aproximar das crianças e entender as suas demandas. Portanto, vale a pena conhecer mais sobre o metaverso, que deve ser uma realidade já na próxima década.

É possível evitar os impactos negativos do metaverso?

Alguns dos cuidados que hoje já são essenciais no digital devem ser reforçados para evitar os impactos do metaverso de forma negativa. Desse modo, a atenção ao conceder acesso a dados, por exemplo, é um ponto crucial. 

Quanto às crianças no metaverso, cabe aos pais em conjunto com a escola orientar sobre o bom uso da tecnologia. Assim, será possível aproveitar o melhor que ela tem a oferecer para o ensino.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Diego Dias

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.