O que é Growth Hacking e porque você deve adotar esse método

 O que é Growth Hacking e porque você deve adotar esse método

A criação do termo Growth Hacking está associada ao CEO e fundador da Qualaroo Sean Ellis, que em 2010 definiu um Growth Hacker como sendo uma pessoa cujo objetivo primordial é o crescimento de uma organização (Ellis, 2010).

Mas e aí, você já ouvir falar sobre Growth Hacking? Então acompanhe este artigo, pois vou te mostrar como você pode acelerar seus processos.

Diversas serão as vezes onde você terá que fazer muito com pouco, para ajudar sua empresa crescer rapidamente e se isso não acontecer internamente a tendência é terceirizar seu time de marketing. 

Com o crescimento e a constante evolução dos meios de comunicação, muita coisa mudou e temos visto uma comunidade cada vez mais conectada, diversas idéias saindo do papel, startups crescendo rapidamente, mudando o modelo tradicional de marketing para o marketing digital, onde é possível mensurar de forma mais precisa seus resultados, o que possibilita unir criatividade, inovação e uma capacidade analítica de dados da web, para escalar seu crescimento.

Não há nenhuma fórmula mágica, o que existe são muitos testes e análises de tudo o que foi feito para que se pudesse ter uma evolução. Não é algo fácil como se imagina, mas por estar apoiado em testes e resultados, o Growth têm muita eficácia. Não existe uma bala de prata, que fará os números subirem cada vez mais de uma hora para outra, busque rodar seus experimentos, importante ter vários em paralelo, levando em consideração que grande parte falha, colete todos os dados possíveis para que se possa ter uma relevância nos resultados e identificar melhorias.

Atender a demanda do mercado é o primeiro passo para gerar um crescimento rápido dos negócios. A idéia é desenvolver processos e ações que alcancem o objetivo da empresa, com baixo custo e o mais rápido possível. Growth é um termo que vem sendo muito utilizado na área de marketing digital, tecnologia e entre startups, e tem como sua principal métrica o crescimento de forma acelerada.

Quando aplicar Growth Hacking?

O ponto inicial é a definição do problema que você deseja resolver dentro da sua empresa, parece algo muito provável isso, mas a maioria das pessoas não sabem por onde iniciar. Nenhum processo pode ser iniciado sem antes definir quais são as metas, pois se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho servirá.

Se você está pensando em expandir seus negócios, é o momento certo de aplicar este processo. Analise suas estratégias, veja todas as táticas já aplicadas e comece colocar em prática. Esteja sempre atento a todas as necessidades e as novidades do mercado, pense fora da caixa, tome todas as ações necessárias com objetivo de atingir o público alvo do seu produto.

Olhe para o mercado, observe seus clientes e analise sua empresa. E se pergunte: O que eu posso melhorar? Esse é o ponto de partida.

Essa estratégia exige que o processo seja detalhado e sempre documentado, para que você possa olhar e comparar de diferentes formas e diversas oportunidades, para que se mantenha sempre uma linha de crescimento contínua, onde o foco é sempre obter os melhores resultados ao final.

Identifique as demandas e esteja pronto para criar as soluções, essa é uma das formas que você pode entrar no mercado e crescer dentro do seu nicho. Pois você pode estar levando algo novo, que impacte, gere valor e mude o hábito das pessoas. Assim como a Uber, Hotmail, Airbnb e Linkedin fizeram.

Sempre analise muito bem seus resultados, à partir daí muitos são os insights que podem surgir e tenha uma certeza, nenhum deles será em vão, assim surgem cada vez mais novas ideias, as estratégias serão recalculadas e lógico, sofrerá algumas alterações até que você ache o ponto certo e consigo resolver se problema e esteja pronto para um novo que aparecerá.

Por fim, O Growth é isto, pensar grande, não ter medo de executar todas as hipóteses. Veja nos maiores problemas suas maiores soluções e oportunidades, por meio de estratégias que irão abordar marketing, tecnologia e a criatividade.

E aí, conseguiu entender a importância de se aplicar do Growth Hacking? Um termo novo para muitos, mas que possui grande importância. Se tiver qualquer dúvida deixe nos comentários.

Imagem da capa: Background vector created by pikisuperstar – www.freepik.com

Redação

Posts relacionados