Quadrilha do PIX: saiba quais os golpes mais comuns e como se proteger

 Quadrilha do PIX: saiba quais os golpes mais comuns e como se proteger

(Imagem: Thiago Pontes)

A quadrilha do PIX tem aplicado golpes em todo o país. As vítimas são pessoas de todas as idades e em situações distintas. Então, descubra como ela age e quais as melhores maneiras de se proteger desses assaltos.

O que é a quadrilha do PIX?

Esta quadrilha é composta por fraudadores que têm usado o método de pagamento por PIX como alvo de seus golpes. Assim, tem agido em todo o Brasil e usa meios diversos, como clonagem de cartão e envio de mensagens para alcançar as vítimas.

Entenda o que é PIX

O PIX é um método de pagamento instantâneo que permite que as pessoas façam transferências imediatas. Então, utilizam códigos específicos, que podem ser aleatórios, e-mail, CPF, CNPJ ou o número de celular.

Sequestros-relâmpagos aumentaram em São Paulo

Após a criação deste método e o começo da ação da quadrilha do PIX, houve um aumento de 39,1% dos sequestros-relâmpagos em São Paulo. Isso se dá pela facilidade de pedir resgates.

Vale destacar que antes da popularização do PIX, esse tipo de sequestro era tido como adormecido. Afinal, os índices eram controlados e poucos casos aconteciam pelo país.

Como se proteger da quadrilha do PIX?

Há alguns cuidados que podem ser seguidos para evitar problemas como este. Então, veja quais são e proteja-se dos golpes.

  • Defina um limite de valor diário para o PIX com seu banco;
  • Evite usar o celular em vias públicas mais vulneráveis;
  • Proteja seus aplicativos com senha.

É preciso estar sempre atento, em especial, nas grandes metrópoles. Além disso, evite andar com o celular em mãos ou muito exposto, porque isso pode atrair os fraudadores.

Sempre comunique à polícia

Caso você passe por uma situação de golpe ou sequestro-relâmpago é essencial comunicar à polícia. Dessa forma, eles podem monitorar a atuação da quadrilha e tomar as medidas cabíveis. Portanto, faço o contato o quanto antes. 

Conheça o golpe para prevenir-se

A quadrilha do PIX possui alguns tipos de golpes mais comuns. Assim, veja quais são eles e como ocorrem para que possa prevenir-se e não cair nas armadilhas.

  1. Pedidos de dinheiro por aplicativo, por exemplo, pelo Whatsapp;
  2. Mensagens, e-mails ou ligações pedindo atualizações de dados e cadastros;
  3. Compras pela internet em sites clonados ou não seguros;
  4. Máquinas de cartões adulteradas.

A seguir, entenda como eles atuam nessas situações e o que pode fazer para evitá-las. Dessa forma, terá mais segurança em seu dia a dia e as chances de ser lesado em uma dessas ações diminuem. 

1 – Verifique os pedidos de dinheiro

Em geral, a quadrilha entra em contato por aplicativos de mensagens, como WhatsApp, simulando ser um conhecido. Então, usam foto e o nome de um amigo e parente e dizem que trocaram de número.

A mensagem será pedindo dinheiro para pagar uma conta ou um empréstimo. Portanto, caso receba alguma coisa deste tipo, comunique a pessoa pelo número que você possui. Assim, poderá saber se é ou não um golpe.

2 – Quadrilha do PIX aposta em falsas atualizações

Outra prática muito comum desses fraudadores é pedir falsas atualizações de dados e cadastros em nomes de empresas conhecidas. Dessa forma, eles podem:

  • Enviar um e-mail;
  • Mandar um SMS com link ou contato;
  • Realizar uma ligação.

Neste caso, o ideal é que não clique em nenhum link e não confirme os dados. Aliás, a maioria das empresas já avisam os clientes que jamais realizam este tipo de ação de atualização.

Entre em contato com a empresa

Pode ser que surja a dúvida se o contato foi real ou não. Então, o indicado é que busque a empresa pelos canais de atendimento e explique a situação. Assim, poderá certificar-se se é um golpe.

A quadrilha do PIX tem agido em todo o país e é preciso prevenir-se (Imagem: Pexels)

3 – Atenção as compras na internet

Com golpes cada vez mais refinados, a quadrilha também tem clonado sites para enganar os usuários. Ou seja, você acessa a página e ela é idêntica a oficial, mas com alguma mudança no endereço eletrônico. 

Fique atento e veja se o site é seguro

Uma forma de evitar cair neste golpe da quadrilha do PIX é se atentar ao certificado de segurança da página. Assim, pode verificá-lo pela imagem de cadeado que estará ao lado do endereço do site. Caso não tenha, evite colocar seus dados nele.

Agora, é importante lembrar que mesmo páginas clonadas podem possuir esse certificado. Dessa forma, também preste atenção na URL, veja se ela é a mesma do site.

4 – Quadrilha do PIX adultera máquinas de cartão

Por último, máquinas de cartão estão sendo adulteradas para copiar os dados das vítimas. Então, entregadores ou vendedores ambulantes recebem um pagamento e clonam suas informações.

Em posse dos dados, eles realizam saques e compras em sua conta. Dessa forma, caso tenha alguma movimentação diferente em suas finanças já entre em contato com seu banco.

Opte por outros meios de pagamento

Uma forma de evitar este tipo de golpe é utilizando outros meios de pagamento, por exemplo, o próprio PIX. Já no caso de pedidos por aplicativos, priorize pagar antecipado ou em dinheiro na entrega.

Como se prevenir da quadrilha do PIX?

Além das dicas já citadas, para se prevenir da quadrilha do PIX é preciso estar atento aos tipos de golpe. Afinal, cada um deles requer um tipo de prevenção. Então, veja algumas delas:

  • Evite passar o cartão em máquinas de lojas e empresas desconhecidas;
  • Não compre em sites que não possuem certificado de segurança;
  • Jamais forneça seus dados por e-mail, SMS ou telefone;
  • Não faça transferências para amigos ou familiares sem conferir se é mesmo a pessoa;
  • Habilitar, sempre que possível, a autenticação de dois fatores nos aplicativos de bancos e de e-mails.
  • Ativar o bloqueio do chip, isso faz com que seja solicitada uma senha sempre que o chip for inserido em novo aparelho e sempre quando o celular é ligado.

Com esses cuidados você evita passar pelas situações mais comuns que estão sendo aplicadas pelo país. Portanto, esteja sempre atento antes de compartilhar suas informações.

Mas, como agir se você for vítima do golpe?

Caso tenha sido vítima de algum desses golpes recentemente há duas ações que deve realizar. Assim, são elas:

  • Entrar em contato com a polícia e realizar um boletim de ocorrência (B.O);
  • Bloquear seus aplicativos de banco e os cartões.

Não espere para fazer o B.O ou bloquear suas contas, porque é uma forma de minimizar os problemas que podem ser causados. Aliás, você pode optar por realizar as ações de forma online.

Siga as dicas para se proteger da quadrilha do PIX

Aproveite todas as dicas para prevenir-se da quadrilha do PIX. Inclusive, esteja sempre informado sobre os novos golpes e ações para ter as melhores atitudes e não ser mais uma das vítimas.

Diego Dias

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.