A semana de trabalho reduzida para quatro dias é uma das novidades nas startups e tendência no mercado de trabalho atual, pois essa medida gera bons resultados para todos os envolvidos. Desse modo, amplia a produtividade, foco e bem-estar dos colaboradores.
Semana de trabalho de 4 dia é realidade
Esta medida já vem sendo adotada desde 2018 em empresas ao redor do mundo. Mas, no Brasil surge em 2020 com as startups, empresas de negócios inovadores voltados em sua maioria para a área tecnológica.
Dado o advento da pandemia foi necessário que as organizações se adaptassem ao modelo de trabalho home office. Assim, voltar ao normal ficou um pouco complicado depois de tanto tempo em casa.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Com o home office, é difícil separar as atividades domésticas e pessoais do trabalho. Diminuir a semana de trabalho, então, foi uma decisão de melhorar o foco e a produtividade das pessoas, dando oportunidade de programar melhor suas tarefas.
Como funciona?
A mudança é que a startup estabelece um dia em off, ou seja, no qual todos os colaboradores tiram folga e podem realizar suas atividades pessoais.
O dia de folga é remunerado, desse modo, beneficia o empregado com mais tempo e, em contrapartida, a empresa ganha em produtividade e foco no trabalho.
Pontos positivos
Veja agora alguns aspectos já pesquisados que melhoram com a redução dos dias de trabalho:
- Mais tempo em família e com amigos
- Possibilidade de fazer atividades físicas;
- Planejar atividades com calma.
A experiência da Zeeg Dog
Esta é a startup brasileira que primeiro testou o novo modelo da semana de trabalho reduzida na época do início da pandemia.
Atua no mercado e-commerce para produtos pet e o dia de folga oficial é a quarta-feira, mas outros dias podem ser escolhidos pelas equipes. Assim, a ideia começou a funcionar em março de 2020.
O que mudou?
Segundo o gerente da startup os ganhos de produtividade e foco aumentaram, as pessoas são mais objetivas, o que tornou as reuniões de trabalho mais focadas.
A implantação ocorreu de forma natural e todas as equipes apresentaram bons resultados após a medida.
Descumprir esse dia é evitado ao máximo, ou seja, agendar eventos para o dia de folga. Afinal, a prioridade é respeitar esse momento de bem-estar.
Foto: A semana de trabalho reduzida já é uma tendência.
Como a semana de trabalho reduzida é benéfica?
Esta tendência gera impactos positivos no que diz respeito a melhora da saúde mental e planejamento das múltiplas áreas da vida dos trabalhadores.
No aspecto empresarial as metas e objetivos são alcançados de forma mais fácil. Afinal, com pessoas satisfeitas, saudáveis e menos preocupadas, as coisas fluem melhor.
Algumas das diferenças mais vistas a partir da redução da semana de trabalho está na lista abaixo:
- Pessoas mais felizes;
- Menos estressadas;
- Produtivas;
- A startup atrai pessoas mais qualificadas com esse modelo flexível.
Uma tendência que veio para ficar
Este modelo sem dúvida deve se estabelecer no mercado para atender às demandas da vida moderna, pois cada vez mais os indivíduos buscam por qualidade de vida.
Os desafios da semana de trabalho de 4 dias para as startups
No Brasil existem inúmeras startups, mas poucas adotaram esse modelo. Desse modo, o país está aquém de representar o esperado nesse sentido.
A cultura das empresas devem mudar antes de implantar uma semana de trabalho reduzida, porque em geral enxergam o trabalho em si de uma maneira tradicional.
Existem alguns desafios no processo
Startups são na maioria sinônimos de inovação e, portanto, lançam tendências em serviços, soluções e agora, no modo de trabalhar. Além disso seus principais desafios são por exemplo:
- Mudar a mentalidade de alguns profissionais;
- Comunicar com estratégia;
- Estabelecer objetivos e metas;
- Iniciar com projeto piloto;
- Monitorar o novo modelo.
Semana de trabalho de 4 dias pode virar tendência?
A resposta para essa pergunta é sim. Isso porque grandes empresas e startups já adotaram este modelo e, outras que estão de fora, já pensam em entrar nessa onda.
Este é um assunto que vem sendo discutido por organizações do trabalho e saúde que pensam no bem-estar dos funcionários.
Alguns países da Europa já têm empresas que atuam com a semana de trabalho reduzida, pensando a partir da ideia de que os funcionários são mais produtivos num curto período.
Startups e empresas com foco na inovação e modernidade apostam alto nesse novo mundo que traz benefícios para todos e deixa a vida do trabalhador mais leve.