Conheça a Solinftec: uma das startups que têm alto potencial para 2022

 Conheça a Solinftec: uma das startups que têm alto potencial para 2022

(Imagem: Thiago Pontes)

Descubra a Solinftec, a startup do setor de agronegócio presente em cinco países. Além disso, saiba porque a empresa tem grandes chances de se tornar um unicórnio em 2022. Então, veja como ela funciona e como pode chegar a U$ 1 bilhão de valor de mercado.

Confira mais sobre essa startup

A missão da firma é mudar o modo como se produz os alimentos. Com isso, também possibilita um futuro sustentável para as fazendas.

O trabalho dela consiste em monitorar as lavouras do país. Assim, hoje ela é responsável por 90% das plantações de cana no país. Dessa forma, atua nos seguintes setores:

  • Grãos;
  • Fibra;
  • Citros;
  • Café;
  • Florestal.

A Solinftec, oferece soluções completas com o intuito de automatizar quase todo o processo de produção de cana-de-açúcar. Então, alguns de seus produtos e serviços são os únicos no mercado.

Qual o seu objetivo?

A principal meta da empresa é incentivar a produção sustentável no agronegócio. Por isso, a marca se dedica para inovar ao desenvolver não apenas hardwares, como também softwares e aplicativos para cuidar do ambiente e equilibrar os gastos do produtor.

O que a Solinftec faz?

A startup desenvolveu a plataforma ALICE AI, que é uma reunião de machine learning com experiência em agro. Ela tem, sobretudo, o objetivo de ajudar a tomar as melhores decisões em todas as etapas da produção agrícola.

O programa da Solinftec promete se tornar o cérebro da lavoura. Além disso, garante tornar a produção agrícola não apenas mais inteligente, como também mais competitiva. Afinal, ela engloba desde os cuidados com a plantação, até a logística, coletando dados de: 

  • Gestão;
  • Logística;
  • Rastreabilidade;
  • Agronomia;
  • Robótica.

A ALICE, a princípio, trabalha na gestão completa do ecossistema de cada um dos negócios. Desse modo, sugere ações mais efetivas para que o produtor aplique no dia-a-dia da lavoura.

Outro benefício, é o que o sistema aprende com os dados coletados nas safras anteriores. Dessa forma, entende o que causou os problemas do passado, o que ajuda a evitar que aconteçam de novo.

Uma coleção de dados

A plataforma é hoje a maior biblioteca agrícola do mundo, já recebe mais de meio bilhão de dados sobre o campo por dia. Nesse sentido, cria um ambiente um pouco mais controlado para o produtor, com isso auxilia o agricultor na hora de tomar decisões.

Agronomia é com a Solinftec

No mercado atual a Solinftec sabe que a produção agrícola precisa crescer pelo menos 60% para garantir a segurança alimentar do mundo para 2050. Além disso, entende que as lavouras têm que ser sustentáveis tanto do ponto de vista ambiental, como econômico.

De acordo com esses dados, a empresa não quer apenas enviar relatórios dos problemas para os seus clientes. Dessa forma, ela opera com o intuito de prover soluções. Então, saiba mais como a startup faz com que isso se torne real:

  • Gestão de mais de 11 milhões de hectares;
  • 3,7 trilhões de dados coletados por ano;
  • Mais de 6 mil transações por segundo;
  • Ganho de produtividade nas plantações de mais de 30%;
  • Redução de emissões de gases do efeito estufa.

O que a Alice identifica?

Ela atua em projetos de robótica que não apenas identificam pragas, como também o grau de infestação que possui. Além disso, é possível saber o estado nutricional da planta, bem como outros dados para otimizar a produção no campo.

Gestão 

O time da Solinftec possui mais de 700 profissionais. Nesse sentido, a equipe conta com não apenas agrônomos, como também desenvolvedores e cientistas ao redor do mundo, que possuem a meta de criar as melhores inovações para otimizar a produção rural.

Fazem parte do programa ALICE, pelo menos quatro outros produtos com o intuito de ajudar o produtor a fazer uma melhor gestão de sua lavoura. São eles:

  • SGPA Plataforma Cloud;
  • IOT Telemetria;
  • SolinfNET;
  • IOT Clima.

Como a maior parte da produção de cana-de-açúcar no país se concentra em áreas sem acesso à internet, a SolinfTEC é um produto vital. Afinal é uma rede própria e de baixo custo, que possibilita conectar todas as operações no campo.

Foto: A Solinftec inova com soluções inteligentes para o setor do agronegócio.

Rastreabilidade

É crucial entender que a Solinftec propicia uma operação livre de papéis e planilhas pouco eficientes. Em suma, a produção agrícola precisa ser a cada dia mais rápida e eficiente.

A plataforma da startup rastreia os dados de todos os elos da cadeia produtiva, de acordo com não apenas esta necessidade, bem como outras urgências do mercado. Não só de modo 100% digital, bem como também automático.

Certificado Digital de Cana

O produtor precisa ter acesso simples e rápido aos dados da sua colheita com o objetivo de entender o desempenho de sua propriedade. Por isso, antes esta coleta era feita de forma manual, o que tomava muitas horas de trabalho de apenas um colaborador.

Com o Certificado Digital de Cana é possível monitorar estes dados por meio de computadores de bordo que são instalados nas máquinas e tratores. Desse modo, o controle é feito não apenas de forma mais simples, como também mais precisa e rápida.

Solinftec cuida da logística das suas operações

A ALICE AI, da Solinftec, possui algumas ferramentas com o intuito de otimizar a logística dos produtos agrícolas. Desse modo, o produtor não apenas reduz seus custos, como também contribui para a preservação do meio ambiente, veja quais são: 

  • FUT;
  • Rotas;
  • Flow;
  • Gestão de combustível e pneus;
  • Manutenção de Máquinas;
  • Work order

Estes instrumentos tornam mais fácil não apenas conhecer o processo. Como também identificar e evitar falhas de logística, por isso atrai muitos clientes e tem um grande potencial para se tornar um unicórnio.  

Os benefícios que essa startup oferece

A Solinftec possui compromisso não apenas com a eficiência da produção rural. Como também com as pessoas e o meio ambiente.

Eficiência

Os dados, a automação e a inteligência artificial são usadas para ajudar a agricultura a produzir mais alimentos, no entanto com menos impacto 

Pessoas 

Um dos principais objetivos da empresa é ser acessível para produtores de todos os tamanhos. Com a meta maior de garantir a segurança alimentar do mundo.

Lucro

De acordo com cada etapa da produção agrícola, a startup quer oferecer soluções com o intuito de garantir o lucro, no entanto, sem perder a qualidade. Com isso, sob o mesmo ponto de vista, ter ganho de produtividade, sem atingir o meio ambiente.

A Solinftec é uma empresa que ainda pode crescer muito

Neste ano, a Solinftec deve fazer uma nova rodada de investimentos. Apesar dos objetivos desta captação não terem sido revelados pela empresa, é possível que com ela se alcance pelo menos U$ 1 bilhão de valor de mercado.

De acordo com o Crunchbase, plataforma de informações sobre startups americana, a marca levantou US$ 86,6 milhões em quatro diferentes rodadas de atração de investidores.

Solix

A empresa apresentou no mês de março deste ano, como parte do plano de expansão, o Solix. Um robô para monitorar lavouras com o intuito de captar imagens das plantas por completo, o que é um diferencial no mercado.

Esta inovação tem como objetivo a preocupação da empresa em crescer no mercado de carbono. Com certeza tornam a startup não apenas uma das grandes promessas para o ano de 2022, como também com grandes chances de ser o próximo unicórnio do país.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Diego Dias

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.