Diversidade e inclusão nas startups: como aplicar de maneira eficiente?

 Diversidade e inclusão nas startups: como aplicar de maneira eficiente?

(Imagem: Thiago Pontes)

Diversidade e inclusão faz parte de um tema que tende a sair dos debates. Entretanto, ele não vai ser esquecido, mas sim, ganhar mais destaque nas startups. Agora, é preciso saber qual é a real importância dessa temática e como aplicá-la.

Primeiro, entenda o que significa cada coisa

Diante do baixo número de grupos considerados minorias presentes nas startups, a aplicação é crucial. Acima de tudo, só o debate sobre o tema não é suficiente, visto que a representatividade é pequena.

Sem dúvida, há algumas iniciativas que ajudam tanto na inclusão, quanto na diversidade. Agora, para aplicar de forma eficiente, antes de qualquer coisa, é necessário distinguir os dois conceitos.

Diversidade

Trata-se de um ambiente que possui uma pluralidade maior de pessoas com atributos diferentes. Por exemplo, em relação às crenças, identidade, experiência, cultura e até questões demográficas.

Inclusão

A inclusão, por sua vez, é um conceito que vai além da representatividade no local. Ou seja, se relaciona com o que a empresa faz para que todas essas pessoas diferentes se sintam como parte da companhia.

Como aplicar diversidade e inclusão nas startups?

Agora que você já sabe melhor o que são os conceitos, hora do próximo passo. Assim, o que se deve fazer para aplicar essa medida é passar por alguns pilares. Dessa forma, todos os planos se baseiam nestes 4 pontos:

  1. Liderança;
  2. Palestras e treinamentos;
  3. Destaque para quem sabe o assunto;
  4. Todo setor com foco em inclusão e diversidade.

Tudo isso deve fazer parte de uma boa estratégia que melhore o cenário na empresa. A princípio, uma prática comum em vários lugares se inicia por cargos importantes e conscientização dos funcionários.

1 – Comece pela liderança

Para as medidas de diversidade e inclusão funcionarem, a liderança é crucial para promover tais ações. Afinal, essa é uma posição que fica a cargo de fazer a gestão de grupos com pessoas diferentes.

Os gestores precisam entender esses conceitos

Ter o conhecimento sobre as ideias não é o bastante, é preciso saber transmitir isso. Do mesmo modo, cada gestor também deve entender cada ponto em relação aos conceitos.

Ser líder de uma equipe é essencial para repassar os valores ao resto do grupo. Acima de tudo, porque é uma posição em que se faz necessário mostrar conhecimento. Além disso, a liderança tem grande peso na tomada de decisões.

2 – Palestras sobre diversidade e inclusão são muito importantes

A palestra é uma forma útil para quem deseja aplicar esses conceitos em uma startup. Dessa forma, dá para educar a todos de modo bem direto e também muito prático. Ainda mais, quando se pode contar com pessoas acostumadas a falar em eventos.

Invista em treinamentos para sua equipe

A palestra faz parte de uma série de medidas que se pode adotar, como os treinos. Dessa maneira, é possível investir em workshops que tratam de abordar o tema de forma bem clara e dinâmica.

Foto: Diversidade e inclusão ainda é pouco presente nas startups atuais

Escute o que seu time tem a dizer

Outro ponto que se deve levar em conta, acima de tudo, é o feedback. Antes de mais nada, a inclusão trata de fazer com que todos se sintam bem dentro do ambiente. Então, é crucial ouvir esse lado para que se possa aprimorar as ideias.

3 – Dê destaque para pessoas que entendem do assunto

Diversidade e inclusão são conceitos que devem sair do campo da teoria e ir para a prática. Por exemplo, as pessoas com deficiências vão saber os pontos em que você pode melhorar na sua empresa para atender esse público.

O mesmo vale para mulheres e quem tem origens com culturas distintas da sua. Acima de tudo, o que importa é essa representatividade estar mais presente e não ser vista como uma obrigação e sim como algo natural.

Consulte especialistas

Os especialistas entram nesse caso com grande importância pela habilidade de apresentar nas palestras. Ou seja, são pessoas que têm muita capacidade para falar sobre o tema. Assim, conseguem conscientizar a todos de forma dinâmica e um jeito simples.

4 – Diversidade e inclusão em todos os setores da startup

Esse é um dos efeitos a se conquistar, ainda que ele tenha início na liderança. Afinal, nem sempre essa medida deve ser aplicada de cima para baixo. Dessa forma, há cenários em que uma equipe engajada gera influência no seu líder.

Para que se possa implementar isso em todos os setores, uma ideia é coletar dados. A partir disso, basta elencar as prioridades para tratar uma questão de cada vez. Portanto, a função é de analisar e identificar:

  • O quão diverso é cada time de cada setor;
  • A característica que aparece com menos frequência;
  • Qual é o setor que precisa de mais atenção.

Hoje em dia, já é possível monitorar as medidas em tempo real para saber os resultados da gestão de pessoas. Dessa maneira, cabe aos gestores manter a estratégia ou aperfeiçoar caso não cumpra os objetivos.

Atenção aos processos seletivos

Esse é um detalhe para se atentar caso o processo atraia o mesmo perfil sempre. Há algumas empresas do mercado que abrem vagas para grupos de minoria como medida. Então, é uma ideia para ajudar a melhorar nesse quesito.

Sua startup leva a sério a diversidade e inclusão?

Essa questão é algo que você deve levar muito a sério sempre. Acima de tudo, a necessidade de um ambiente mais diverso e inclusivo cresce com o tempo. Além disso, o público também sente o impacto das boas práticas.

Isso faz com que a startup fique ainda mais próxima do seu cliente. Ainda mais, se levar em conta que a experiência do usuário está em foco. Com isso, ter maior representatividade gera benefícios para todos os envolvidos no processo.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Diego Dias

Diego Dias é escritor há 22 anos e especialista em SEO há 7 anos, possui mais de 10 mil criações no mundo da redação online e é um apaixonado por produzir conteúdos que levam conhecimento ao público.

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.