Principais livros sobre startups para você que deseja entrar nesse ramo

 Principais livros sobre startups para você que deseja entrar nesse ramo

(Imagem: Thiago Pontes)

Conheça os oito melhores livros sobre startups, a fim de se preparar para entrar de cabeça neste disputado mercado. Dessa forma, confira quais são as obras que devem estar sobre a cabeceira de quem quer empreender no Brasil de forma bem-sucedida.

8 livros sobre startups para te inspirar

Saber quais são os livros de maior destaque sobre o tema é o primeiro passo para abrir um empreendimento de sucesso. Afinal, sem conhecer em detalhes a teoria, torna-se impossível aplicar o lado prático.

É claro que consumir conteúdos online também é uma boa opção. No entanto, é mais vantajoso usufruir da rica experiência que uma obra bem escrita oferece a quem quer empreender.

São essas dicas de leituras aqui presentes que podem ajudar você a vencer todos os desafios deste mercado. Dessa forma, são oito grandes títulos que vão agregar mais saber a sua jornada empreendedora.

Nos tópicos a seguir, então, conheça um pouco mais sobre esses livros sobre startups que devem estar em sua cabeceira e assim, fazer parte do seu dia a dia de leitura.

1 – Startup: manual do empreendedor

Essa primeira obra conta com um passo a passo completo para quem deseja criar um negócio bem-sucedido. Assim, este título de 2018, é um guia criado por dois empreendedores:

  • Bob Dorf;
  • Steve Blank.

Ambos ensinam os segredos deste mercado para aqueles que querem empreender. Dessa forma, desde o começo da obra, os autores dão duas dicas de ouro, são elas:

  • Como é importante validar as suas ideias;
  • Focar sempre nas necessidades do cliente.

É essencial ter esses dois conceitos em mente ao iniciar um novo empreendimento. Portanto, agregar a leitura dessa obra em sua rotina é fundamental.

Um livro completo

Como é um guia, esse título é recheado de informações, dicas e hacks para aquele que está iniciando nesta área. Dessa forma, tudo isso vai contribuir para o sucesso da sua startup.

Foto: Invista em livros sobre startups para criar um negócio de sucesso

2 – Hacking Growth, um dos livros sobre startups

Esta é outra obra que você não pode deixar de ler. Aliás, esta é bem importante, já que aborda sobre o método Growth Hacking, inclusive, sobre o ponto de vista dos próprios criadores desse conceito.

Os autores Morgan Brown e Sean Ellis descrevem neste título de 2020, como desenvolveram essa ideia que foi aplicada por grandes empresas, por exemplo:

  • Uber;
  • Airbnb.

Essa, acima de tudo, é uma obra que não pode faltar na rotina de leitura de quem quer atrair clientes com estratégias inovadoras, a fim de fazer o seu negócio crescer cada vez mais.

3 – O Estilo Startup é um dos livros sobre startups

Essa obra de 2019 pertence ao empreendedor Eric Reis. Assim, o título mostra como os negócios mais tradicionais podem se expandir ao aplicar as principais táticas usuais de startups.

Um livro com muitos insights

Essa leitura é essencial, a fim de entender melhor as oportunidades que combinam uma administração geral com a gestão empreendedora. Então, quem possui um negócio e quer imitar o estilo de uma startup, esse é o livro perfeito.

4 – Metodologia Startup Village

Esse é o quarto dos livros sobre startups que todo empreendedor deve conhecer de trás para frente. Isso porque, ele aborda quais são os sete pilares para criar uma empresa equilibrada.

Acima de tudo, essa é uma obra que vai lhe ensinar a superar os desafios ao gerir uma startup. O autor é Fernando Godoy, um empresário criativo que atua na área de tecnologia e inovação, tanto no Brasil quanto nos EUA.

Com o passar das páginas, ele fala como lutou contra as pedras no caminho e deu a volta por cima até atingir alta performance nos negócios. Dessa forma, ele trata ainda sobre liderança e educação financeira.

5 – Projeto Startup

Esse é um guia completo para os jovens que tem a intenção de abrir a sua própria empresa. Aliás, todos os métodos ensinados nesta obra já foram colocados em prática pelos autores Gustavo Teixeira e João Magalhães.

A leitura dessa obra traz conceitos inovadores e didáticos. Dito isso, o livro ainda dá dicas sobre:

  • A escolha dos sócios;
  • Técnicas para atrair investimentos;
  • Gatilhos de vendas.

Por último, esse é um dos livros sobre startups que tem muito a oferecer à sua carreira neste segmento. Portanto, desfrute de cada virada de página.

6 – A Startup Enxuta, um dos melhores livros sobre startups

Mais um título de Eric Reis. De fato, esse autor desenvolveu um dos conceitos mais importantes sobre startups. O “enxuto” é uma técnica ágil que tem como foco eliminar desperdícios.

É essa ideia que permite que os negócios criativos cresçam de forma rápida e eficaz. Portanto, nesta obra, ele aborda como esse modelo surgiu e é sucesso até hoje.

Um dos livros mais tradicionais

Esse título de 2011 é um clássico, bem como, uma ótima opção de leitura para você começar a se aventurar neste disputado mercado das startups com mais segurança.

7 – A Revolução das Startups

Esse é um dos livros sobre startups mais atuais e trata sobre esse conceito, bem como, a sua evolução no mercado do Brasil. O escritor Bruno Perin tem como especialidade o empreendedorismo e o neuromarketing.

Uma leitura inspiradora

O livro A Revolução das Startups é ideal para quem está iniciando nesse mundo concorrido. E, acima de tudo, deseja saber mais sobre como funciona esses tipos de negócio.

8 – Startup Weekend, um dos livros sobre startups que valem a pena ler

A ideia dessa obra é bem ambiciosa, criar uma empresa em um único final de semana. Os três autores promoveram diferentes eventos com vários profissionais com dicas para desenvolver empresas de sucesso em apenas 54 horas.

Inicie sua jornada de aprendizado

O primeiro passo para empreender é conhecer bem a teoria, além das principais histórias de sucesso. Afinal, aprender com quem já superou os desafios deste mercado é essencial, a fim de evitar erros fatais.

A leitura de obras do tipo é importante, pois oferecem conteúdos mais ricos e densos. Então, mergulhe nos livros sobre startups e domine o tema para ter uma empresa bem-sucedida. Afinal, quem sabe, talvez você seja o próximo a ensinar sobre empreender.

Diego Dias

Diego Dias é escritor há 22 anos e especialista em SEO há 7 anos, possui mais de 10 mil criações no mundo da redação online e é um apaixonado por produzir conteúdos que levam conhecimento ao público.

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.