in , , , ,

Os 6 melhores livros de empreendedorismo para ler ainda em 2020

Os 6 melhores livros de empreendedorismo para ler ainda em 2020 (Foto: Unsplash)

Empreender, principalmente no Brasil, é um grande desafio e exige uma enorme gama de conhecimento do indivíduo que o aceita. Para sair-se bem no meio é preciso beber das melhores fontes. Mesmo estando na era digital, os livros continuam sendo rei em conteúdo. Assim montamos uma lista dos 6 melhores livros de empreendedorismo que não podem faltar no seu arsenal de conhecimento. 

Fica ligado (a) que estes exemplares estão nas prateleiras de grandes nomes do empreendedorismo mundial. 

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Depois de 70 anos de sua primeira edição e mais de 50 milhões de exemplares vendidos Como fazer amigos e influenciar pessoas, escrito por, Dale Carnegie, segue sendo referência na área de relacionamentos.  

Este livro é o guia definitivo, ensinando como é possível relacionar-se de maneira efetiva, profissionalmente ou pessoal. As ideias continuam super atuais e o autor traz dicas rápidas e diretas para ajudar o leitor.

 

Essencialismo

Equilíbrio é tudo na vida, e é assim que Greg McKeown, mostra em seu livro Essencialismo, fazendo parte da lista dos mais vendidos do The New York Times. O autor também aborda o que é preciso fazer para acabar com a “perda de tempo”, tendo um foco no que é essencial em nossa vida.

O livro aborda uma das questões mais importantes da vida de um empreendedor, como equilibrar a vida pessoal com o trabalho? Muitas vezes empreender requer um tempo amplo de seu dia, transformando feriados, datas comemorativas e fins de semana em momentos de trabalho. Como manter o equilíbrio? Saiba em Essencialismo.  

 

Os segredos da mente milionária

Você já questionou de que maneira Bill Gates conseguiu pensar em cada passo que deu para chegar ao sucesso? Com certeza ele errou ao decorrer de sua carreira, mas com certeza acertou muito mais, não a toa é um dos homens mais ricos do mundo atualmente. 

Porém, a vida não é feita apenas de acertos e erros baseados em sorte, é preciso ter a mente pronta, a fim de tomar as melhores decisões em seu empreendimento. Uma mente que saiba o que fazer com o dinheiro, a famosa Mente Milionária.

O criador da Microsoft foi apenas um, dos diversos exemplos que podemos encontrar no mundo. Em seu livro Os segredos da mente milionária” T. Harv Eker mostra o melhor jeito de substituir uma mentalidade destrutiva – muitas vezes inconsciente – pelos “arquivos da riqueza”.

 

Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

Para tudo na vida precisamos de um propósito, você já tem o seu?

Em seu livro, Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, Simon Sinek demonstra com grandes exemplos, Steve Jobs, Martin Luther King e os Irmãos Wright, que as pessoas se dedicam a algo se elas tiverem o motivo adequado.

De nada adianta pagar um salário e deixar seus colaboradores no escuro, em um trabalho repetitivo, sem saber onde ela está e aonde vai. É preciso trazer motivos, e você sendo o líder de uma empresa é responsável por isso, motivar, inspirar e tomar a frente com exemplos está em seus ombros. 

Aprenda tal qual grandes líderes pensam, agem, e influenciam através dos porquês.

 

Princípios

Basta uma frase dita por uma pessoa, já citada nesta matéria, e seu desejo por este livro irá nas alturas. 

Ray Dalio tem me fornecido, ensinamentos inestimáveis que agora estão disponíveis em Princípios.” frase dita por ninguém mais do que, BILL GATES

Apenas uma citação já seria suficiente, porém, para um dos empresários mais ricos do mundo elogiar alguém, é preciso que essa pessoa tenha capacidade e isso Ray Dalio tem de sobra.

Ele é fundador da Bridgewater Associates, a 5ª empresa privada mais importante de todo os Estados Unidos. Sendo a pessoa mais influente de 2012, segundo a revista Time, Ray escreveu Princípios desejando transmitir como é possível sistematizar e regrar vida, gestão, economia e investimentos.

 

 

Mindset

Não podemos voar ou correr na velocidade da luz, mas, ainda sim temos um super poder, nossa mente. 

O poder humano vem da nossa incrível capacidade de raciocínio. Basta nossa mente não estar no lugar que tudo começa a dar errado. O ditado brasileiro “Quando a mente não pensa o corpo padece” resume muito bem o que queremos dizer. 

Após anos de pesquisa, a pesquisadora estadunidense, Carol S. Dweck, professora de Psicologia na Universidade de Stanford, desenvolveu sua teoria a qual diz que, nossos  sucessos e fracassos estão diretamente ligados a nossa maneira de pensar e agir. Este livro irá trazer uma nova maneira de enxergar a vida, ampliando seus horizontes.  


Muita bagagem, de forma literal, pode ser bem incomoda, imagine levar diversas malas em uma viagem? 

Porém, existe um tipo de bagagem que só não é infinita pois o cérebro humano não é capaz de permitir que seja. Quanto mais bagagem cultural e intelectual você tiver, maior serão as chances de sucesso em seu empreendimento. 

Abrir um negócio requer planejamento e estudo, não é sorte mas sim resiliência, afinal a como disse o grande professor da Louisiana State University  “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. 

Grandes empresários não nasceram gênios, eles trabalharam duro para se tornarem o que são, faça isso você também.

Conheça outros livros sobre Empreendedorismo em nossa loja

Até o próximo post!

Avatar

Escrito por Flávio Carneiro

Engenheiro de Computação apaixonado por Tecnologia e Rapadura desde criança, uniu os dois e criou o Rapadura Tech para fomentar o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia. Atualmente lidera um time de desenvolvimento e marketing no Insight Lab. É usuário ativo do Telegram e entusiasta de Inovações e Marketing Digital.