Os 7 aplicativos de realidade virtual que você precisa conhecer

 Os 7 aplicativos de realidade virtual que você precisa conhecer

A realidade virtual(RV) traz um novo olhar sobre o mundo que não se resume apenas a jogos. Então, confira estes sete aplicativos que oferecem experiências que já vão muito além da imaginação.

Você sabe o que é realidade virtual?

É uma tecnologia que está cada dia mais presente em nossas vidas e permite criar a impressão de presença em um ambiente virtual. Assim, para que esta interação aconteça em tempo real são usados recursos gráficos 3D.

Com o uso de alta tecnologia é possível criar outra realidade. Desse modo, é hoje uma das formas mais avançadas de interface entre um usuário e seu dispositivo.

Descubra como isso funciona

Essa tecnologia faz uso de dispositivos para criar efeitos visuais e sonoros, de modo que se tem um ambiente formado no universo virtual. Assim, o usuário pode interagir com essa realidade.

 

Vale ressaltar que ela é diferente da realidade aumentada (RA). Afinal, essa tecnologia consegue oferecer uma experiência imersiva com visualização de 360º, coisa que essa última não é capaz de reproduzir.

Óculos VR

Estes objetos tornam possível gerar o efeito de semelhança com o mundo real. Isso porque, ele veda os olhos e faz com que o usuário enxergue apenas o conteúdo que transmite.

Com um recurso chamado “head tracking”, permite entender a posição, por meio de um mapa e além disso, limita a área ao redor do usuário.

Foto: A realidade virtual chegou para transformar o modo de ver o mundo.

Uma tendência ainda mais forte para os próximos anos

A realidade virtual chegou para mudar o mundo. Afinal, traz experiências únicas em diversos setores da economia. Como por exemplo o turismo, lazer, medicina e até mesmo para conhecer melhor um produto antes de fazer a compra.

Esta é uma tecnologia muito versátil. Portanto, é usada em várias áreas, ou seja, para muitos tipos de simulação. Então, veja alguns benefícios para os negócios que usam essa inovação:

  • Dar experiências únicas;
  • Aumentar o engajamento de um produto ou serviço;
  • Melhorar estratégias de marketing com a interação;
  • Gerar mais interatividade na reunião à distância.

Uma forte tendência

De acordo com um artigo publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2022, o conceito faz parte das três tecnologias que serão responsáveis por moldar o futuro do Metaverso

Investimentos

As previsões da IDC Research (2018) são de que os investimentos em RV e RA serão 21 vezes maiores nos próximos anos. Assim, até este ano é estimado um valor de 15,5 bilhões de euros aplicados no setor.

7 aplicativos de realidade virtual

Mesmo a cada dia mais comum, a realidade virtual é uma das grandes inovações desta década. Por meio de dispositivos como, por exemplo, o Samsung Gear VR, dá para ter experiências incríveis que vão muito além da imaginação. Então, para ter as melhores vivências conheça 7 aplicativos.

  • Google Cardboard;
  • Roller Coaster VR;
  • Google Expedições;
  • NETFLIX VR;
  • YouTube VR;
  • Obulus;
  • InCell VR.

Usuários de Iphone

A Apple ainda vai demorar para lançar os IGlasses. No entanto, seus clientes podem usufruir de óculos por meio de outros aplicativos em seu Iphone. Afinal, vários deles são compatíveis com o sistema iOS.

Google Cardboard

Esta é uma plataforma oficial do Google que traz o conceito para o smartphone do usuário. Por meio dele é possível fazer parte de ótimas experiências, como por exemplo:

  • Viajar por vários lugares com um guia local;
  • Assistir vídeos em uma tela enorme.
  • Voar pelo Google Earth;
  • Observar peças de arte sob todos os ângulos.

Para aproveitar ao máximo o app de realidade virtual, é preciso ter os óculos VR, Google Cardboard. Isso porque, o dispositivo é montado pelo próprio usuário de forma simples e rápida, com as instruções que estão no site da empresa. 

Como ele funciona?

Ele foi construído com peças de baixo custo. Afinal, é um visualizador de papelão cortado de forma precisa, com lentes de comprimento focal de 45 mm.

Com o kit montado, é preciso inserir o smartphone na parte de trás do dispositivo. O aplicativo então divide a tela dos telefones em duas, uma para cada olho com o intuito de tornar o campo de visão mais amplo.

Google Expedições, um app de realidade virtual

A Google Expedições é uma plataforma de realidade virtual que permite conduzir e também participar de viagens virtuais ao redor do mundo. Desse modo, é possível fazer atividades, como por exemplo:

  • Mergulhar com tubarões;
  • Visitar o espaço;
  • Ficar mais próximo de marcos históricos;
  • Participar de um tour guiado.

Outro uso seu é para deixar as aulas mais interativas por meio da tecnologia. Afinal, o professor pode se tornar um guia e passear com os alunos não apenas pela história, como também por várias partes do mundo.

Foto: A realidade virtual possibilita viajar sem sair do lugar.

Roller Coaster VR

Este aplicativo permite ao usuário ter a experiência real de uma montanha russa 3D. Então, passa toda a emoção do brinquedo do parque para quem os usa.

Com a promessa de tirar o fôlego, ele simula voltas muito populares no mundo. Além disso, o app oferece diversas experiências diferentes, de modo a surpreender ao máximo os seus usuários.

NETFLIX VR, ideal para quem curte realidade virtual

A plataforma proporciona aos assinantes da Netflix, assistir aos conteúdos por meio dos óculos de realidade virtual. Assim, com ele é possível ter dois modos diferentes de visualização.

Em primeiro lugar, a opção de visão estática, com uma experiência rústica de sala de estar. Mas, há outra alternativa, onde o usuário pode envolver a TV ou filme. Desse modo, o conteúdo se move de acordo com o curso ocular.

YouTube VR

O objetivo deste aplicativo do Google é permitir alternar para a função  “assistir em VR”, com o intuito de ter mais qualidade de imagem para ver os vídeos do YouTube. Por fim, ainda permite desfrutar de vídeos em 360 graus completos.

Como usar esse app?

Instalar, bem como usar a plataforma, é bem simples. Após baixar, é preciso fazer o login na conta do Google. Em seguida, na tela inicial entrar no Oculus Go e no Oculus Quest e com o código de ativação, entrar no site para ativar o dispositivo.

A busca por vídeos também é simples, e pode ser tanto na tela inicial, como em playlists. Então, o player possui os mesmos controles do YouTube normal.

Orbulus é um app de realidade virtual

Este é um ótimo aplicativo de realidade virtual que permite ao usuário explorar uma série de fotosfera de 360𝆩. Por isso, é possível ter milhares de experiências ao redor do mundo e do espaço, como por exemplo:

  • Estar em Marte;
  • Conhecer a magia do rei Arthurs Glastonbury Tor,
  • Visitar o Salt Flats;
  • Experimentar um ano novo em Hong Kong;
  • Casar-se.

Um dos principais objetivos dele é fazer o usuário relaxar. Dessa forma, a Fusão com o VR do Google faz isso com as mãos livres, controlando a experiência apenas por meio do olhar.

InCell VR

Essa plataforma tem uma proposta similar ao Google Expedições. Isso porque, também pode ser usado nas salas de aula com o intuito de tornar o ensino mais interativo e assim, mais interessante para os alunos.

O foco do InCell, no entanto, é a biologia. Pois ele guia seus usuários por um tour completo por dentro do corpo humano. Em outras palavras, se transforma em uma espécie de câmera microscópica que vaga por um organismo.

Entenda como ele funciona

Além desta visita, também funciona como um jogo de realidade virtual. Então, ao longo do passeio, ele deve correr e coletar pontos pelo corpo humano. Quanto mais estágios alcançados, mais ele aprende sobre aquela parte do corpo.

Outros apps de realidade virtual que valem a pena conhecer

Novos aplicativos surgem todos os dias. No entanto, nem todos cumprem o que prometem. Assim, confira mais três sugestões de aplicativos para conhecer mais esta nova realidade.

Hangar VR

O Hangar VR conta a história da aviação por meio da realidade virtual. Porque ele mostra o Museu Nacional do Ar e do Espaço, em Smithsonian. Com ele, é possível ver os astronautas embarcarem no módulo de comando da Apollo 11 e ver a nave orbitar a lua.

Titans of Space

Os amantes do espaço podem ver a galáxia sob um novo ângulo. Não apenas com música, mas também com um efeito visual perfeito. 

Google Earth VR

Algo especial sobre a plataforma, é que torna possível voltar a uma rua da infância, por exemplo. Na verdade, com o Google Earth VR o usuário pode viajar para qualquer lugar do mundo, de graça.

E então, qual seu app favorito?

Há plataformas de realidade virtual para todos os gostos. Com essa seleção foi possível perceber que esta tecnologia está presente em vários setores.

Os dispositivos e aplicativos permitem experiências únicas, sem que usuário precise gastar uma fortuna. Então, não é preciso sair de casa para vivenciar situações como:

  • Ir a um parque de diversões;
  • Visitar um museu;
  • Participar de um tour guiado;
  • Aprender sobre o corpo humano;
  • Fazer um treinamento prático.

Testar esses itens é a melhor forma para encontrar o favorito. Vale frisar, todos eles são grátis. No entanto, as experiências que eles proporcionam não têm preço.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Diego Dias

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.