Lokilocker: saiba o que ele pode fazer em seu computador e quais são os riscos

 Lokilocker: saiba o que ele pode fazer em seu computador e quais são os riscos

O Lokilocker é um novo ransomware que promove não só o sequestro de dados como também trava a máquina e ameaça apagar todos os dados caso não façam o pagamento pedido. Dessa forma, é preciso conhecer tudo sobre ele para se prevenir do risco.

Você sabe o que é Lokilocker?

O sistema é desenvolvido em .NET e faz operações usuais para roubar arquivos. Além disso, criptografa o disco rígido da vítima de um modo que ele comece a exibir notas de resgate e meios para entrar em contato com a quadrilha.

A tecnologia é uma das melhores que existem nesse setor e por isso tem o maior potencial de destruir sistemas. Com isso, é uma ameaça complexa e que pode causar grandes danos para empresas e governos. 

Qual a primeira vez que ele foi detectado

Ele foi descoberto pela equipe do BlackBerry Threat Intelligence. Assim, o grupo determinou que é um dos maiores problemas que existem, já que além de criptografar os dados também pode apagá-los de modo total. 

A primeira vez que surgiu foi em agosto de 2021 e desde então recebeu o nome que tem agora. Portanto, ele foi dado em homenagem a Loki, Deus da Trapaça na mitologia nórdica. Isso porque, ele consegue enganar e conseguir o que deseja.

Os estudos mostram que seu código está em inglês e sem erros, por isso não deve ter sido feito por russos e chineses.  Assim, pesquisas mostram que é possível que seja uma ferramenta feita por pessoas do Irã.

Qual o impacto do Lokilocker no seu computador?

O Lokilocker é capaz de apagar todos os dados do computador e a única forma de impedir isso é por meio de um pagamento. Afinal, os cibercriminosos conseguem entrar em contato com a vítima pelo próprio código do vírus.

Esse ransomware é o que tem maior potencial de dano hoje em dia. Além disso, chega de forma bem sorrateira e em poucos segundos é capaz de se espalhar na máquina onde ele se instala. Com isso, seus principais riscos são:

  • Capturar dados pessoais;
  • Excluir todas as informações do computador de modo permanente;
  • Atinge redes inteiras.

Foto: É importante se prevenir de todas as formas para manter a sua cibersegurança.

Um problema que também afeta o meio corporativo

Este ransomware é um perigo gigante para grandes empresas e também para governos. Isso porque, tem um grande potencial e pode atingir redes inteiras em um curto período de tempo.

A captura e exclusão de dados é uma ameaça grave à segurança. Por isso, a proteção de dados dos usuários se tornou um dos pontos mais necessários para se manter em funcionamento. Portanto, as empresas precisam lidar com:

  • Dados vazados;
  • Risco de perda total de equipamentos;
  • Exclusão de todas as informações que possuem.

Existe alguma forma de combater o Lokilocker?

O Lokilocker não possui até o momento uma forma de ser contido. Ou seja, ele tem uma técnica muito rara para omitir o seu código fonte, então é difícil definir como anular os seus efeitos atuais.

Ele infecta computadores que utilizam o Windows como sistema operacional. Dessa forma, cria toda uma configuração para passar diferentes instruções para as vítimas.

O malware tem um mecanismo que varre a rede e faz com que seja possível criptografar o compartilhamento de rede. Assim, com um ataque simples o vírus consegue tomar conta de tudo que existe no computador. 

Não há nenhuma ferramenta grátis para descriptografar os itens roubados pelo ransomware, até agora. Por isso, a única forma de se proteger é por meio de prevenção. 

Como se prevenir

Para não ter problemas com o vírus é preciso seguir alguns processos de segurança simples como os que estão a seguir:

  • Fazer backups de itens importantes;
  • Evitar clicar em links suspeitos;
  • Tomar cuidado com os downloads de fontes estranhas.

A importância de Cibersegurança no mundo atual

O conceito de cibersegurança é algo cada vez mais necessário dentro das empresas. Isso porque, o ambiente corporativo precisa de proteção máxima contra os riscos e fraudes que um vírus pode causar.

Investir na área é uma forma de garantir que as informações são processadas, armazenadas e transportadas de modo seguro. Por isso, ela mantém o espaço virtual seguro e evita muitas das ameaças digitais que existem nos sistemas hoje em dia.

Hoje a cibersegurança tem um papel muito importante na hora de garantir que um negócio prospere. Portanto, ela não pode nunca ser deixada de lado.

Empresas sofrem ataques com ransomware

Muitas empresas já tiveram que lidar com ataques desse tipo. Assim, um grande exemplo disso é a Renner que em 2021 teve seu sistema entrando em colapso. Daí a importância das companhias buscarem cada vez mais formas de se proteger desse tipo de situação.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Diego Dias

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.