Phygital é um meio que une o mundo físico e a presença digital, para que possam obter a melhor experiência do consumidor. Assim, como no nome, se unem para mostrar que o uso de um e não exclui o do outro, mas sim, se complementam.
Phygital, entenda mais sobre o termo
Além da evolução da tecnologia, o mundo digital trouxe muitas estratégias diferentes. Ainda mais, que no primeiro semestre de 2020, a receita de transações que integram canais físicos e digitais aumentou 61%.
Essa união está relacionada com o omnichannel, para que um Phygital de fato alcance seus clientes. Dessa forma, a mesma mensagem tem de ser entregue nos vários canais da empresa.
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O impacto dessa abordagem no mercado atual
A tecnologia vem mudando a forma como as pessoas consomem e se comunicam. Do mesmo modo, os clientes de hoje têm acesso a muito mais informações. Assim, estão cada vez mais exigentes.
Neste caso, meios como Phygital são essenciais, afinal, as decisões de compra não estão mais limitadas somente ao preço do produto ou serviço. Aliás, hoje em dia todo canal de vendas impacta o processo.
A área de comunicação mudou bastante
O meio de comunicação permite que indivíduos tenham acesso a mais informações, devido às mudanças ao longo da evolução da sociedade. Dessa forma, podem ser transmitidas por alguns meios, como:
- Jornais, como meio impresso;
- Tablets e celulares, como o digital.
Cada vez mais reduz as distâncias e acelera a união de informações. Assim, existem formas que permitem a conexão humana. Bem como, pode-se falar com um grande número de pessoas ao mesmo tempo e em qualquer lugar.
Phygital e a experiência do consumidor
Nos últimos dois anos, a forma com que os consumidores compram produtos e serviços mudou. Afinal, se tornou mais digital, fato este que foi acelerado pela pandemia do Covid-19.
A ação, por outro lado, é formada pelo modo que as empresas têm de se adaptar a esse novo passo. Ou seja, atender ao crescente interesse dos usuários por novas experiências. Assim, deve unir meios físicos e digitais, o Phygital.
Atenção aos detalhes
Apoiado na mudança digital e nas novas tecnologias, ele é voltado para o setor de marketing e vendas. Então, empresas de diversos ramos se adaptam ao consumo que é realizado pelos canais de comunicação.
O cliente é a principal prioridade de uma empresa. Afinal, a prática do consumidor tem sido tema de debate nos últimos anos. Porque, em geral, elas são obrigadas a acelerar suas iniciativas digitais.
Como adaptar a sua empresa ao phygital?
A empresa deve ter o mesmo preço em todos os seus canais de venda. Assim, cria um elo claro que é o fator importante para a Phygital. Portanto, é fundamental se colocar no lugar do cliente ao pensar na sua jornada de compra e no marketing de experiência.
Você deve saber sua dor e o que ele espera em cada etapa. Afinal, a forma como os consumidores compram muda ao longo do tempo. Logo, as empresas devem se adaptar. O novo modo permite ao cliente uma realidade diferente.
Use uma estratégia omnichannel
Ao longo do tempo os cliente estão conhecendo cada vez mais o mercado e exigindo algo novo. Portanto, para ser capaz de agradar eles, é necessário fazer o omnichannel no negócio.
Este meio permite integrar muitos canais da empresa e adaptar-se às necessidades. Ou seja, a união das lojas físicas e virtuais. Aliás, o ideal é que o consumidor não veja a diferença entre os dois meios.
Pense em ações para unir o universo físico e online
Vender pela internet é muito importante hoje, afinal, as empresas percebem que o número de consumidores que compram online cresceu. Então, não dá para ficar longe do mercado virtual.
A tecnologia é sua aliada quando se fala de phygital
A tecnologia incorpora recursos digitais na experiência do cliente. Essa forma de combinar os dois meios gerou uma série de inovação. Logo, as novidades no mercado caminham para a necessidade de colocar o consumidor em destaque.
Pense sempre no consumidor
A satisfação do cliente deve ser valorizada. A partir disso, são criados os serviços de atendimento e os direitos do consumidor. Assim, a empresa tem que se concentrar na fidelização de clientes. Afinal, adotar esse método significa possuir vantagens:
- Mais vendas;
- Melhor relacionamento;
- Fechamento de metas;
- Satisfação do cliente.
Neste caso, os consumidores estão muito atentos. Portanto, as empresas devem sempre dar um passo à frente. Além disso, o uso da internet facilita o acesso à informação. Assim, é importante entender do conhecimento que eles têm.
Sua empresa está pronta para o Phygital?
Os últimos meses mudaram os hábitos dos clientes. Por isso, as empresas estão investindo em novos meios para atender seu público. Assim, surgiu quatro tendências:
- Revisar parceria;
- Modelos de negócio;
- Repensar o custo;
- Poder do consumidor.
A tendência depende da capacidade de adotar novas tecnologias, como o metaverso. Bem como, explorar o digital e criar modelos de parceria entre as empresas. Deve-se ainda, rever a cadeia de suprimentos e a capacidade de usá-la de forma efetiva.